ArtigosCânonFilmes

Poderes da Força vistos nos filmes

Neste artigo tentarei evidenciar os poderes da Força, do Universo Expandido, vistos nos filmes.

”A Força é o que dá poder ao Jedi. É um campo de energia criado por todas os seres vivos, ela nos envolve e penetra. É o que mantém a Galáxia unida.”

“O lado sombrio é o caminho para várias habilidades que alguns consideram como não-naturais.”

Os Poderes da Força eram as manifestações da conexão com a Força de um Jedi, Sith, ou outros adeptos à Força. Os poderes eram normalmente ensinados por organizações da Força, mas havia exemplos de métodos de aprender a usar a Força de maneira individual. Rey, em “O Despertar da Força”, é um exemplo. Havia diversas técnicas da Força, mas nem todas estavam disponíveis, já que algumas delas exigiam uma conexão profunda com um lado da Força e outras eram secretas ou muito raras.

Velocidade da Força:

starwars1-movie-screencaps-com-648

Com esse poder o usuário é capaz de correr a uma velocidade sobre humana.

Vimos essa habilidade sendo usada por Obi-Wan e Qui-Gon.

Truque mental:

star-wars4-movie-screencaps-com-4988

Através dessa habilidade, o Jedi era capaz de influenciar a mente de criaturas mais fracas a obedecer a suas ordens, pela entonação de sua voz. Era muito usada para obter informações. É uma técnica que visa resolver questões de uma forma não-violenta.

Vimos essa habilidade sendo usada por Obi-Wan, sua assinatura pessoal, por Luke e recentemente por Rey, em “O Despertar da Força”.

Um com a Força:

star-wars4-movie-screencaps-com-10845

O Jedi prepara seu espírito para a morte, para transformar-se em “um com a Força”. Um corpo que foi preparado para a morte some no exato momento, como se nunca tivesse existido.

Vimos essa habilidade em “Uma Nova Esperança”; Obi-Wan a usou em seu último momento de vida, enfrentando Darth Vader. Quem desenvolveu essa habilidade foi Qui-Gon Jinn, no mundo espiritual da Força, onde ele passou esse conhecimento a Yoda e, posteriormente, a Obi-Wan.

Paralisação da Força:

rey e Kylo

Mantém o alvo estático, sem poder se movimentar.

Essa habilidade foi usada por Kylo Ren várias vezes, incluindo em humanos, como Poe Dameron e Rey. Esse poder é visto muito nos games, agora, foi canonizado. Há também a possibilidade de se paralisar energia, como na cena em que Kylo paralisou um tiro de Poe Dameron.

sw-force-awakens-movie-screencaps-com-669

Força vontade:

Com essa habilidade o usuário defende poderes hostis da Força, como ataques mentais e telecinéticos.

Esse poder foi usado por Rey quando Kylo usou uma outra habilidade para tentar arrancar informações da mente da garota. Era uma habilidade legends, que agora foi canonizado.

Salto da Força:

Concentrando-se rapidamente, o usuário pode pular em qualquer direção e com o dobro de velocidade de um salto normal.

Essa habilidade foi vista várias vezes na saga, por Obi-Wan, Qui-Gon, Luke e vários outros jedi.

Controle da respiração:

starwars1-movie-screencaps-com-429

A utilização da Força aciona o Controle de Respiração, um Jedi pode entorpecer literalmente o instinto do corpo para fechar-se depois de períodos longos sem oxigênio, permitindo ao usuário ser capaz de ficar sem respirar durante horas, até dias usando a Força.

Esse poder foi utilizado por Obi-Wan e Qui-Gon.

Visão da Força:

O usuário vê o lugar ou a pessoa que deseja em sua mente. É possível ver o passado e o futuro, amigos ou o planeta natal na sua ausência. Requer circunstâncias calmas, pode levar minutos ou horas. Não pode ser feito na batalha, embora o usuário possa ter um flashback para manter-se no seu caminho ou obter uma importante informação. As visões do futuro não podem ser totalmente exatas porque o futuro esta sempre em movimento.

Essa habilidade foi vista muitas vezes nos filme, uma delas durante o treinamento de  Luke, em Dagobah.

Empurrão da Força:

obi wan vs anakin

Com esse poder o usuário é capaz de arremessar objetos ou alvos para longe.

Obi-Wan usava muito essa técnica nos filmes.

Ocultar a Força:

palpatine_and_anakin

Permite ao usuário esconder a Força em si próprio dos sentidos dos outros usuários na área. Pode-se passar ao lado de um Jedi ou Sith sem que ele saiba de quem se trata.

Essa habilidade foi usada por Palpatine durante a velha República, ele se ocultou dos jedi com ela.

Arremesso e controle do sabre:

Arremessar o sabre como uma flecha ou girando-o em direção variadas.

Vimos esse poder usado por Darth Vader contra Luke, no último confronto dos dois, na segunda Estrela da Morte.

Raiva Vigor:

anakin

Permite ao usuário sentir a influência do Lado Sombrio. O usuário deve deixar ser possuído pelo Lado Sombrio, isso fará que ele amplie os aspectos negativos de sua personalidade, deixando claro o horror e o medo. Enquanto canaliza este poder o usuário deve permanecer imóvel. Geralmente o usuário só para quando mata seu alvo.

Essa habilidade foi usada por Anakin, quando ele enfrentou seu antigo mestre, Kenobi. Talvez Darth Maul também a tenha usado contra os Jedi Obi-Wan e Qui-Gon.

Concentração ou meditação da Força:

starwars1-movie-screencaps-com-14101

Com essa técnica o jedi entra em contato com a Força para ampliar seu contato com ela, vigorando seu corpo e sua mente. É preciso muita concentração.

Vimos ela sendo utilizada por Qui-Gon em sua luta contra Maul.

Punho da Força ou enforcamento:

darth vader

O usuário usa o Lado Sombrio para esmagar telecineticamente um oponente ou sufocá-lo.

Essa habilidade foi bastante usada por Darth Vader.

Raios da Força:

raios da força

É uma técnica Sith. O usuário dispara uma rajada de raios poderosos da Força através das mãos, podendo matar a vítima instantaneamente.

Vimos essa habilidade nos filmes sendo usada por Dooku e Darth Sidious.

Latência da Força:

Utilizado para encontrar sensitivos ainda latentes (em potencial). Pode-se notar um sensitivo em potencial mesmo que esteja muito longe.

Talvez ela tenha sido usada por Qui-Gon quando ele encontrou Anakin, e por Darth Vader quando ele pressentiu a força em Luke em Uma Nova Esperança. Snoke e Kylo também a usaram quando sentiram o Despertar de Rey.

Meditação ou inspiração de batalha:

4d2d3edd7891e9fdf7c6b0adbefe0be4

Poder de um Mestre Jedi de inspirar seus aliados só pela sua simples presença sentida pela Força e pode fazer com que todos os presentes lutem em perfeita sincronia.

Esse poder foi usado por Yoda e os Jedi durante a Guerra Clônicas. Talvez Leia também tenha usado na batalha a StarKiller. É uma habilidade vista no game Kotor, no legends.

Absorção de energia:

gallery44

Absorve ou dissipa a energia lançada por um adversário. Além de absorver ataques energéticos, também funciona contra forces baseadas em telecinesia. Essa habilidade foi usada por Yoda em seu duelo contra Dooku e também contra o Imperador.

Valor da Força:

yoda_tyranus_duel

O Valor da Força foi um poder ligado ao lado luminoso, que ampliava a determinação, precisão e velocidade de quem o usasse, ou de algum alvo próximo. Aproveitando esta capacidade, o Jedi poderia aumentar a frequência com que era capaz de usar suas habilidades corporais, permitindo ao seu corpo mover-se com mais agilidade, golpear com mais intensidade, e lutar com pontaria aprimorada. Yoda usou essa habilidade na luta contra Dooku.

Controle da dor:

Ignora a dor. Após sofrer outro dano, o usuário precisa usar novamente este poder para ignorar a dor causada pelo novo flagelo.

Esse poder pode ter sido usado por Kylo Ren depois dele ter sido ferido por Chewbacca.

Telecinesia:

palpatine e yoda

Era um poder da Força neutro que quase todos os sensitivos à Força tinham. Com ela, eles podiam erguer objetos de acordo com sua concentração e movê-los, fazendo-os flutuar em qualquer direção.

Vimos esse poder em sua plenitude com Yoda e Darth Sidious.

Deflexão da Força:

Com as palmas abertas o usuário cria uma “barreira” invisível com a Força, a qual é capaz de defender tiros de armas (projeteis e coisas semelhantes) sem o sabre de luz / Tem a mesma função que o anterior, porém é capaz de redirecionar os tiros de volta a seu dono.

Essa habilidade foi vista por Darth Vader no Episódio V, quando ele refletiu um tiro de Han Solo.

Resistência à energia:

Protege o usuário absorvendo danos sônicos, de fogo, frio ou gelo. Reduz o dano geralmente, já que é difícil absorver por completo e neutralizar o ataque.

Talvez Mace tenha usado essa técnica na luta contra Jango Fett.

Psicometria:

O Despertar da Força - Visão da Rey

O usuário percebe os acontecimentos passados no local, através das impressões no ambiente.

Talvez esse poder tenha sido usado pela Rey quando ela tocou o sabre Skywalker e teve várias visões do passado.

Tortura:

sw-force-awakens-movie-screencaps-com-1834

Com esse poder o usuário tortura a mente da vítima com o Lado Sombrio a fim de obter informações.

Vimos essa técnica ser usada por Kylo Ren contra Poe Dameron.

Atualização:

A projeção astral:

Em Star Wars: Os Últimos Jedi, há uma grande demonstração de poder de Luke Skywalker no final do filme. Depois de um encontro com seu velho mestre, Yoda, Luke em Ahch-To usa um poder da Força nunca visto nos filmes, a projeção astral . Essa habilidade só foi vista no legends. Skywalker materializar sua presença e vai ajudar a Resistência, primeiramente se despede de sua irmã Leia e logo após vai ao encontro de seu sobrinho, o novo Supremos Líder da Primeira Ordem, em uma luta que deixou e vai deixar muitos fãs em êxtase.

Cura da Força:

Cura da Força, Tratamento da Força, ou Cura era um poder que usava a Força para acelerar o processo natural de cura rapidamente.

Em A Ascensão Skywalker vimos Rey utilizar esse poder.

Teletransporte da Força:

Utilizando o poder da Díade da Força, é possível teletransportar objetos através da conexão que os indivíduos desse poder possuem. Vimos Rey e Ben utilizar esse poder.

Drenagem da Força:

O usuário da Força drena a energia vital da sua vítima e a transfere para si. O usuário recupera sua energia vital no processo. É um poder da força do lado sombrio. Palpatine usou esse poder no Episódio 9 quando drenou as energias vitais de Kylo e Rey para restaurar suas forças e voltar a ser jovem.

Ressuscitação da Força:

Poder raro, apenas alguns usuários são capazes de usar esse poder. O usuário transfere toda sua energia vital para ressuscitar um ser sem vida. Como o processo o usuário perde a vida. Vimos Ben utilizar esse poder quando ressuscitou a Rey.

______________________________________________

Gostaram desses poderes? Qual o seu favorito. Se faltou algum que você notou nos filmes, nos diga nos comentários.

Fonte: WikiaStarWars