CuriosidadesRogue One: Uma História Star WarsVocê Sabia?

Você Sabia? | O idealizador de ‘Rogue One’ é um dos criadores do Photoshop

Certo dia, John Knoll foi à uma reunião da Lucasfilm e sugeriu um filme sobre o roubo dos planos da primeira Estrela da Morte. E qual foi o resultado? Todos gostaram da ideia e ela imediatamente foi posta em desenvolvimento.

John Knoll é Supervisor de Efeitos Visuais, e já trabalhou em várias franquias, como Star Wars, Star Trek, Missão ImpossívelCírculo de Fogo, entre outros. Ah sim, e ganhou um Oscar de Efeitos Visuais por Piratas do Caribe: O Baú da Morte.

Mas o que poucos podem saber é que ele, junto com seu irmão Thomas Knoll, é um dos criadores do Photoshop, provavelmente a ferramenta de edição de imagem mais importante do mundo. Em 1987, John estava trabalhando na ILM – divisão de efeitos especiais da Lucasfilm, fundada para Star Wars – enquanto Thomas estava estudando para seu Ph.D. em processamento de imagem na Universidade de Michigan. Tendo comprado recentemente um novíssimo Apple Mac Plus para ajudar em sua tese, ele ficou abismado com o fato de não conseguir gerar imagens em escala cinza no monitor monocromático. Então, ativando seu modo hacker, ele começou a escrever seu próprio código pra fazer o trabalho.

Sem surpresa, John também estava trabalhando em processamento de imagem na ILM, e durante uma visita de feriado ele se ficou muito impressionado com o progresso de Thomas. Então, a dupla começou a colaborar em uma aplicação maior e mais coesa, a qual eles chamaram de Display.

Por volta de 1988, Display se tornou ImagePro e estava suficientemente avançado que fez John pensar que eles teriam uma chance de vender como uma aplicação comercial. Thomas estava relutante: ele ainda não tinha finalizado sua tese, e criar um app completo tomaria muito tempo. Mas uma vez que John conferiu a concorrência, que era muito pouca, eles perceberam que ImagePro era muito avançado para seu tempo.

Então a busca por investidores começou. Não se sabe de onde surgiu o nome Photoshop, mas dizem que o nome foi sugerido por um potencial publicador e o nome apenas pegou. Entretanto, apenas a Adobe estava preparada para pegar o projeto, mas um acordo não estava chegando. Então, finalmente, em 1991, o Photoshop foi lançado e se tornou esse sucesso que é hoje.

Essa é a história da semana! O Photoshop e Star Wars tem algo em comum: um homem ajudou ambas as marcas a crescer.

Fonte: Creative Bloq


Gostou da informação? Então não deixe de conferir os outros “Você Sabia?”

Paulo Rabelo

Aracajuano, fã de Star Wars desde quando assistia The Clone Wars na Globo. Um dos fundadores da Sociedade Jedi, trago notícias, curiosidades e resenhas sobre a nossa amada saga.