Curiosidades

Forma I: Shii-Cho, o primeiro estilo de combate

Shii-Cho, também conhecida como O Modo do Sarlacc, ou A Forma de Determinação, foi a primeira das sete formas de combate com o sabre de luz.

História

Como foi desenvolvida a tecnologia de sabres de luz, surgio a necessidade de criar uma forma de combate. Assim nasceu Forma I, também chamado de Modo do Sarlacc. Shii-Cho é o estilo mais antigo de combate com o sabre de luz, desenvolvido por Mestres Jedi para incorporar princípios fundamentais de tradições de lutadores de espada antigos.

Existindo até mesmo como a forma mais simples a quatro mil anos antes da Batalha de Yavin, Shii-Cho era uma entre muitas formas conhecidas pelos Jedi, inclusive Kreia e os Jedi Exilados. Devido a sua simplicidade, foi freqüentemente a primeira forma ensinada, quase todos duelistas de sabre de luz incluíram algum aspecto de Shii-Cho em seu jogo de movimentos.

Foram adaptados aspectos do estilo para o estilo Médio como também o estilo Forte da Nova Ordem de Jedi

Aplicação

Um das marcas de contato, sun djem, eram uma meta da Forma I, os duelistas sabiam como desarmar ou destruir as armas de seus oponentes podendo assegurar a vitória sem causar muito dano ao seu oponente, que sempre é o objetivo Jedi. Porém, com a elevação de Forma II, sun djem ficou quase impossível vencer duelistas de Makashi que foi bem treinado para prevenir os próprios movimentos deles.kit fistoKit Fisto era um adepto notável da Forma I, mas ele não pôde derrotar Darth Sidious com isto. Forma I é eficiente contra inimigos múltiplos e um oponente tão poderoso quanto Sidious pôde achar falha nisto e o vencer. Obi-Wan Kenobi comentou que a Forma I é selvagem, extravagante e mortal, requerendo muito calor emocional e Kit Fisto notou como era duro de controlar a Forma I, incapacitando oponentes que ate os mata, porém Kenobi às vezes infundiu elementos de Shii-Cho no seu jogo de movimentos, inclusive na nova disputa contra Conde Dookan a bordo da nave Mão Invisível. O próprio Dookan usou seu jogo de Shii-Cho como deliberação em seus droid, enquanto movendo passo a passo, cortando os ângulos, desajeitado mas implacavelmente. A Forma Shii-Cho era muito efetiva em situações com oponentes múltiplos e não ofereceu muitas técnicas para bloquear tiros de blaster ou duelando com sabres que brande o oponente.

No entanto, Shii-Cho é uma forma efetiva para se recuar quando não há outra forma eficaz para usar na atual situação de combate.

O Shii-Cho também é uma das formas Jedi que Conde Dookan ensinou a General Grievous, que programou as formas nos IG-100 MagnaGuards.

Fonte: Wikia Star Wars