Star Wars: Rebels está trazendo a Antiga República para o cânone?

Star Wars: Rebels está trazendo a Antiga República para o cânone?

A única coisa que tem incomodado a vida dos fãs de Star Wars desde a sua compra pela Disney é que a grande maioria das histórias de Star Wars foi jogada fora. Claro, alguns dos melhores livros ou quadrinhos ainda são vendidos sob o selo Legends, mas eles foram essencialmente rebaixados ao status de non-cânon. Porém, Star Wars: Rebels, e a equipe criativa por trás da série tem uma longa história de tirar coisas do Legends e torná-los cânon. Agora parece que eles estão prestes a tornar as histórias mais amadas do UE cânone, e eu não estou falando de Thrawn, eu estou falando sobre Knights of the Old Republic.

As Primeiras Pistas

A primeira vez que isso veio como uma possibilidade foi durante o primeiro episódio após o intervalo da Segunda Temporada. Ele apresenta Princesa Leia trazendo suprimentos para a crescente resistência em Lothal. Este foi um ótimo episódio para Rebels, mas o que impressionou foi isso:

KOTOR Rebels 2

Essas naves no Holonet se parecem muito com isso:

KOTOR Rebels 3

Há algumas pequenas diferenças entre as duas (basicamente, os motores, e também não parecem estar tão fortemente armadas), mas no geral as naves são quase idênticas. Para aqueles poucos que desconhecem, a Classe Cruiser Hammerhead era uma nave usada pela República durante a guerra contra o Império Sith liderado por Revan. Parece que estas (presumivelmente agora antigas) naves foram reequipadas como cargueiros de longa distância.

Faria sentido que, depois de 4000 anos, com a pouca evolução da tecnologia no universo Star Wars, usassem as Hammerheads, afinal por que desperdiçar uma perfeitamente boa nave que só precisa de alguns reparos.

Eles continuaram a desenvolver Mandalorianos

KOTOR Rebels 4

Esses caras se parecem muito com os Mandalorianos Cruzaders de KOTOR.

O incidente chave que iniciou a Grande Guerra Sith e a queda de Revan foi a Guerra Mandaloriana. Foi a destruição daquela guerra (e o uso da arma em Malachor V) que levou Revan e seus Jedi ao lado sombrio.O que é essencial para dar sentido a esse conflito é entender quem e o que um Mandaloriano é. Rebels e The Clone Wars fez muito para expandir o conceito dos mandalorianos, e só continua se tornando mais complexo. Os Protetores Mandalorianos foram apresentados como aliados do Império, e Sabine disse que havia muitas facções mandalorianas durante a Guerra dos Clones. Nós sabemos que uma delas era o Vigia da Morte, e seu líder, Pre Vizsla, empunhava um sabre de luz negro que ele tomou de quando os Jedi e Mandalorianos eram inimigos. Em The Clone Wars, nós víamos pinturas como essa da imagem acima.

A Grande Praga de Malachor

KOTOR Rebels 5

O Templo Sith em Malachor.

Havia apenas dicas disso em The Clone Wars quando o Coronel Meebur Gascon usou Malachor em vez de Hell quando ele falou “there’s no way in hell” (uma forma enfática de “de jeito nenhum”). Sabemos pelo Guia Visual de O Despertar da Força que houve um evento chamado “A Grande Praga de Malachor”, e que o design do sabre de Kylo (e quiçá sua máscara) datam daquela época. Fãs de Kotor 2 sabem que a Batalha de Malachor V foi o fim das Guerras Mandalorianas quando a Exilada usou uma arma de gravidade para destruir a Armada Mandaloriana. O planeta também está localizado na Orla Externa, região que vem sendo abordada aos poucos na série. Considerando estas coisas, é possível que o templo que vemos no trailer da segunda metade da temporada seja em Malachor.

KOTOR Rebels 6

O Templo em Rebels

É também possível que este seja o mesmo lugar que o Império desapareceu para se fortalecer no lado sombrio após a destruição da Estrela da Morte 2.0, e possivelmente a Primeira Ordem está se referindo ao Império Sith original, e não o de Palpatine. Dave Filoni (showrunner de Rebels e The Clone Wars) disse em uma entrevista, “Eu queria dar um sentido para essa história que estamos vendo em O Despertar da Força. É importante ter essas conexões entre histórias de um jeito grande e sutil. Aqui você encontra uma espada que vimos antes, e adiciona um pouco mais de contexto a algo que virá depois.” Então tudo é possível.

É incrível esse trabalho que a equipe de Rebels está fazendo, recanonizando elementos amados pelos fãs do antigo UE. Freddy Prinze Jr., que interpreta o Kanan, afirmou que veremos novos personagens sendo trazidos para o novo cânone. Thrawn é especulado como vilão da terceira temporada, mas será que veremos Darth Revan e Malak ou outro Sith antigo ainda nessa temporada? Resta apenas aguardar e torcer.

Fonte: Nerd Union