ArtigosCuriosidadesEpisódio VII - O Despertar da ForçaSociedade Jedi

Artigo | Da concepção à realidade: A arte de “O Despertar da Força” – Parte 2

Continuando o post dos bastidores da criação de “O Despertar da Força”. Na parte 1, fizemos uma análise de todo o ano de 2013, relatando desde as ideias iniciais, até a aprovação final de J.J. Abrams para o conceito do filme. Agora você confere a análise da pré-produção recorrente no ano de 2014 até a pós-produção finalizada em 2015:

Janeiro de 2014

A equipe começou a trabalhar no visual do interior do carquerio de Han Solo e no visual das gangues piratas envolvidas no confronto dentro da nave. Foram colocados toques finais nas X-Wings e um novo projeto de design para o speeder de Rey. O Departamento de Criaturas estava dando os primeiros acabamentos no droid de Poe, o BB-8. Enquanto isso, o Assasino de Jedi (ainda sem nome), e sua horda, foram repensados como personagens jovens.

janeiro janeiro2

Fevereiro de 2014

Foi em fevereiro que surgiu a ideia de produzir um templo jedi na ilha Skellig Michael, local onde Luke estaria refugiado. As equipes de projeto estavam terminando os desenhos do interior do castelo de Mas Kanata, misturando conceitos de uma cidade exótica com os esboços do castelo de Vader, de McQuarrie. A construção primária do hangar do Star Destroyer se iniciou, junto com a sala de interrogatório e o transporte de tropas. Os desenhos de Rey e Unkar Plutt foram finalizados.

fevereiro
Rey encontra Luke em seu refúgio.

Março de 2014

O projeto de Glyn Dillon para o Assassino de Jedi (em breve Kylo Ren) foi finalmente aprovado, e Han Solo teve uma atualização em seu traje, enquanto o desenvolvimento dos veículos, do castelo de Kanata, e das bases Neo-Imperiais e Rebedes continuaram. As locações das filmagens ao ataque em Jakku foram confirmadas para Abu Dhabi.

han

Abril de 2014

J.J. Abrams se mudou de Paris para Pinewood, assumindo o comando. O diretor de arte, Kevin Jenkins, e o especialista em designs imperiais, James Clyne, se reuniram para discutir a arquitetura clássica do Império e como incorporar sua sensação visual no projeto Neo-Imperial. Os departamentos de criatura e traje combinaram em preencher o castelo de Mas Kanata com todos os tipos de criaturas. A equipe de Pinewood começou a preparação para o início da fotografia principal em Abu Dhabi.

abril

Produção:

Maio de 2014

A fotografia principal começou em 17 de maio, em Abu Dhabi. Na semana seguinte,  as filmagens se concentraram no deserto, cobrindo o ataque da Primeira Ordem na aldeia de Jakku, assim como o pouso forçado do TIE Fighter, e as sequências da casa de Rey,  AT-AT tombado. Os designers continuaram focados nos conjuntos da base Starkiller e em alguns pontos do roteiro, colocando os detalhes finais nos trajes e preenchendo a base da Resistência e do castelo com criaturas.

maio maio2

Junho de 2014

A equipe de filmagem estava em transição nos conjuntos dos Destróiers e no interior da Millennium Falcon. O Ataque à aldeia em Jakku foi revisado, ao invés de ser à luz do dia, seria à noite. Em 11 de junho, Harrison Ford sofreu um acidente durante as gravações, atrasando o cronograma das filmagens. Os artistas, então, deram alguns retoques na base Starkiller e no exterior do castelo de Kanata. A Equipe de efeitos visuais fizeram algumas tomadas inteiramente digitais em algumas cenas, como o voo das X-Wings sobre as águas e as batalhas entre as naves.

Julho de 2014

A unidade principal continuou a filmar as cenas no cargueiro e no castelo de Maz, mas só as que podiam ser filmadas na ausência de Ford. Os modelos digitais para o exterior do Star Destroyer foram aprovados, assim como a versão final do traje de Luke. Nessa época, foram abordados alguns personagens digitais, como o Supremo Líder Snoke e o monstro Rathtar, mas ainda sem aprovação.

julho

Agosto de 2014

Toda a produção reservou duas semanas de folga, esperando a recuperação de Harrison Ford. Após vinte meses, o Departamento de Artes Visuais da Lucasfilm entregou os resultados finais em 27 de agosto. Vários artistas que trabalharam no filme começaram a transição para o trabalho em “Star Wars Anthology: Rogue One”. Em 26 de Agosto, as filmagens recomeçaram, sem Ford, focando a batalha que culminaria nos duelos de sabres de luz, onde a equipe tinha construído a floresta de neve da versão final.

agosto

Setembro de 2014

A fotografia principal continuou nos estúdios Pinewood, com Ford retornando às filmagens em 15 de setembro. A ILM trabalhava para transformar os desenhos em modelos em CGI, como a perseguição dos caças TIE à Millennium Falcon no “Cemitério Imperial”. Criaturas, fantasias e figurinos estavam saindo do embrulho para as filmagens nas cidades da Nova República e no Castelo de Mas, e foi aí que as cenas do Flashback de Rey entraram em sequência.

setembro

Outubro de 2014

Foram confirmados os projetos finais para Snoke e Maz Kanata. Inicialmente, a aparência de Snoke foi definida em uma versão jovial, a pedido de Abrams, em um esforço para distanciá-lo ainda mais do Imperador Palpatine. Depois de várias alterações, incluindo uma versão em que Snoke seria mulher, eles finalmente se aproximaram do que pretendiam para o Líder Supremo da Primeira Ordem.

Pós-produção:

Novembro 2014 – Janeiro de 2015

O processo de entrega da pós-produção começou, oficialmente, em 7 de novembro. A partir daí, basicamente, a equipe se concentrou nos acabamentos digitais e edições das cenas, visando a data de lançamento, marcada para 18 de dezembro.

Com mais de 250 páginas contendo detalhes dos primeiros esboços e versões finais da criação, não haveria como abordar tudo o que este livro tem a oferecer,  neste post. Mas esperamos que com esse resumo, você tenha um bom vislumbre de como nasceram as ideias para o filme. É interessante notar que pontos mais chamaram a atenção da equipe, as dificuldades que passaram, as reinvenções, as falhas e os critérios mais destacados ao longos desses dois anos, além de mostrar a dedicação e a importância da arte, da concepção à realidade.

Confira alguns dos concept arts:

alia1 alia2 alia3 alia4 alia5 alia11

kylo ren kyloParte 1 aqui.

Fonte: Star Wars News Net

 

 

Allan Torres

Carioca, nerd, futuro jornalista e cineasta. Viciado em cultura pop e, principalmente, em Star Wars, que me conquistou em 2000, quando assisti o Episódio V, aos 7 anos. Avante, jedi.