EntrevistaEpisódio VII - O Despertar da Força

O Despertar da Força | Onde está Luke Skywalker?

A Entertainment Weekly tem um excelente artigo sobre a situação de Luke Skywalker em O Despertar da Força, com entrevistas de John Boyega, JJ Abrams e Mark Hamill.

Luke é o ”MacGuffin”  de ”O Despertar da Força”. Aficionados em cinema devem conhecer o termo, popularizado por Alfred Hitchcock, como sendo um objeto ou um mistério que impulsiona a história. É a coisa que os heróis estão tentando encontrar ou compreender. É o enigma que os envolvidos na historia estão tentando desbloquear. Mark Hamill está definitivamente no filme, mas a ausência de seu rosto nos trailers e no cartaz tem irritado os fãs que estão se perguntando: Onde está o último Jedi?

“Ninguém se esqueceu dele! Nós sabíamos que os fãs perguntariam sobre sua ausência nos materiais de divulgação, diz o diretor JJ Abrams. Continua ele, ”Luke é uma parte importante da historia do filme.” A pergunta: Onde está Luke? O filme irá responder.

Uma das coisas que fez o diretor J.J Abrams aceitar dirigir o filme foi a pergunta: Quem é Luke Skywalker?

“Ele é realmente a pessoa que pensávamos conhecer? Luke teve um treinamento jedi pouco lapidado, e descobriu que seu pai era um dos maiores tiranos da galáxia. Yoda estava certo sobre ele ser impulsivo e impaciente? – se você escolher o caminho rápido e fácil como Vader fez – você vai se tornar um agente do mal. Mas no ”Retorno de Jedi”, essa opinião de Yoda parece estar provada errada, pois Luke resgatou seu pai, e o Imperador foi destruído. O que isso significa – parece que foi a vontade da força.

Opinião nossa, isso irá influenciar o jeito de Luke ensinar os novos Jedi, veja aqui nossa matéria. 

Mas e se Yoda foi o guerreiro equivocado, cegado pelo cinismo de seus anos lutando a grande luta? E se Luke fosse mais nobre do que o carinha verde disse que era? É possível que Luke esteja comprometido em um ato de dedicação e sacrifício próprio que lhe deixou distante de seus amigos e amados, por mais que sintam a falta dele.

No trailer de 19 de outubro, Han Solo diz a Rey e Finn: “É tudo verdade. O lado escuro. O Jedi.” E eles escutam como adolescentes se perguntando se a Fada do Dente é real, é tudo uma lenda para eles. Parece implausível que um herói de guerra poderia ser esquecido tão rapidamente, tentem perguntar aos jovens de 20 anos de idade, quem foi Audie Murphy.

Os produtores não se esqueceram de Luke, mas outros na galáxia podem ter esquecido.

“Foi uma coisa que me atingiu em cheio, que foi a ideia de que fazer uma história que se passava quase 40 anos depois de Jedi significava que haveria uma geração a qual Luke Skywalker, Han Solo, e Leia seriam mitos”, diz Abrams. “Eles seriam velhos e míticos como os contos do Rei Arthur. Eles seriam personagens que podem ou não ter ouvido falar a respeito. Eles seriam personagens que eles poderiam acreditar que tenham existido, ou que poderia parecer apenas um conto de fadas.”

Isso é uma verdade para Rey, uma jovem mulher que foi abandonada em Jakku quando era uma criança e forçada a ganhar a vida como uma sucateria no meio de um cemitério de batalha.

Para alguém que está vivendo sozinho e lutando sem um sistema de educação ou apoio formal, quem sabe o que essa pessoa no meio do nada poderia ter ouvido falar sobre qualquer uma dessas coisas, nem nunca saberia, e quanto essa pessoa teria que inferir e juntar por conta própria”, diz Abrams. “Então a ideia de que alguém assim poderia começar a aprender que os Jedi foram reais, que a Força existe, e que há um poder no universo que soa surreal mas é na verdade possível, foi um conceito incrivelmente intrigante.”

Finn (interpretado por John Boyega), que foi criado desde criança para ser um Stormtrooper da Primeira Ordem, já ouviu falar em Luke Skywalker, mas lhe foi dado uma visão totalmente discrepante dele.

“Para Finn, ele foi criado das cinzas do Império”, diz Boyega. “Foi-lhe ensinado sobre Luke Skywalker, ele sabe sua história. Para ele é como se juntar a um exército e então aprender sobre um dos grandes inimigos de seu país. Há aquele efeito nele. Mas em termos da Força, e das coisas mágicas que acontecem, é o ponto em que Finn se questiona sobre o que é o quê. O que é a Força, o que Luke Skywalker tem a ver com tudo isso?”

Han Solo, ele diz, não inspira o mesmo medo. Para Finn, é tipo: “Han quem?”

“Para um stormtrooper, … Não soa tão mágico e mítico e histórico, como você sabe. É bem divertido brincar que realmente não conhece quem são aquelas pessoas.”

Ele acaba em posse do sabre de luz que uma vez pertenceu a Luke, e ao pai de Luke antes dele. Foi visto pela última vez caindo de uma tubulação de ar após Vader cortar sua mão e revelar que ele era o pai de Luke. Neste filme… é um importante pedaço de um quebra-cabeça que irá revelar o destino de Luke e seu paradeiro.

Mark Hamill fala

Embora não possamos responder à questão Onde está Luke Skywalker?, nós tivemos a chance de rastrear o homem que o interpreta. Hamill se esquiva quando as coisas se aproximam da história de O Despertar da Força.

Qual a melhor ou mais interessante parte da informação que JJ deu a você assim que você voltou ao personagem que você criou?

“Eu gostaria de responder isso, mas entregaria de mãos beijadas os segredos do Episódio VII”, responde Hamill.

Isso não é fácil para ele. Todos querem saber para onde Luke foi, e um grupo em particular faz ficar mais difícil para Hamill dizer, “Não, desculpe.”

“Seria um grupo de crianças,” diz ele. “Porque elas não entendem sobre contratos de não-divulgação, elas só querem saber o que está acontecendo. Não tem sido fácil, mas a espera logo acabará.”

Qualquer que seja o que Hamill imaginou em um vídeo do Dinner For Five sobre o futuro de Skywalker é tão válido quanto sua própria imaginação.

“Essa é a beleza da história, deixa para a imaginação da audiência,” diz ele. “Foi a história de um jovem deixando de ser um garoto de fazenda para um Mestre Jedi,  e eu sempre achei impressionante, e se você colocar em termos de James Bond, seria como contar a história de como ele conseguiu sua licença para matar, e então parando e nunca contando quaisquer histórias sobre o que suas aventuras foram. Mas essa foi apenas a estrutura do filme, então deixa para audiência.”

Perguntas Erradas

Alguns fãs, aqueles presumidamente ocasionais, se perguntam se o mascarado Kylo Ren obsessivo por Vader seja Luke Skywalker disfarçado. Mas isso ignora o fato ativamente inconveniente de que o ator Adam Driver é aquele que interpreta Kylo Ren. Esse não seria o melhor palpite?

Um palpite muito melhor é que Luke realmente está no trailer, como uma figura encapuzada que acaricia a cúpula de R2-D2 com a mão biônica direita. No trailer de abril de narração de Luke, levantada a partir de uma cena em O Retorno de Jedi, tem o personagem falando de sensibilidade à Força e dizendo: “Eu tenho que,” no momento em que vemos o plano.

Abrams não vai confirmar ou negar nada: “O que me deixa mais grato é com o fato de que qualquer pessoa tenha muitas questões.” Mas o sorriso em seu rosto sugere que ele está desfrutando de sua angústia. “Nós tentamos dar um gostinho às pessoas. Mas você tem que ter cuidado para que elas não tenham degustado o prato inteiro”, diz ele. “Eles podem começar a se sentir satisfeitos, como se tivessem visto o filme inteiro antes de verem de verdade.”

Questionado sobre o que é a pergunta certa dos fãs sobre Luke, Hamill é enfático.”Nenhuma! Não deve haver dúvidas. Você entra e sente uma nova forma de abordagem da franquia que nós conhecemos em todas nossas vidas”, diz ele. Nos traz George Lucas acrescentando em Império Contra-Ataca” para o filme original de Star Wars. “O mesmo que disse a George” Para onde iremos com isso? E ele disse:’Bem, eu quero que o público tenha a sensação de que eles estão apenas entrando para uma aventura, e eles vão acatar.” Eles sabem que todas essas coisas que aconteceram e que ainda acontece na frente de seus olhos, e isso só aumenta o fator de euforia”, diz Hamill.

“E assim, apenas por essa única razão, você deve ir livre de dúvidas como Onde… Quem?” A única questão com resposta imediata é Quando?
Luke Skywalker estará esperando para lhe ver de novo em Dezembro.