AhsokaCânonClone WarsDatabankRebels

O que era Mortis e seus deuses?

Mortis e seus deuses apareceram pela primeira vez no cânone na terceira temporada de The Clone Wars. Sua presença continuou contida apenas à série animada até 2018, quando foi ao ar o episódio Wolves and a Door da quarta temporada de Rebels.

Nele, vimos a conexão dos Deuses de Mortis com o Mundo Entre os Mundos, uma dimensão que permitia acesso a diferentes tempos.

A conexão continuou a aumentar com Ahsoka, que coloca os deuses de Mortis novamente no holofote. Ouvimos de Baylan que ele estava atrás de um poder inimaginável que o “chamava” até Peridea. A temporada de Ahsoka termina com Baylan em cima de uma estátua do Pai, que está acompanhada de estátuas do Filho e da Filha.

Mas que tal saber mais sobre esse lugar e esses seres?

Mortis

Mortis

Em uma região não mapeada do espaço, Mortis é um lugar etéreo que desafia a descrição convencional. Durante as Guerras Clônicas, um imenso monolito apareceu no sistema Chrelythiumn, transmitindo um antigo código de socorro Jedi. Anakin Skywalker, Obi-Wan Kenobi e Ahsoka Tano investigaram vastos quilômetros do artefato e foram atraídos para um reino paradisíaco habitado por indescritivelmente poderosos usuários da Força. Esses seres divinos estavam presos a uma eterna luta pelo domínio, o que fez de Mortis o ponto de foco de toda a galáxia e da Força.

Pai

Father

No reino misterioso de Mortis existe um trio de seres capaz de manejar a Força de maneira que nenhum mortal conhecido na galáxia pode. O Pai mantém equilíbrio entre sua filha e seu Filho, que expressavam afinidade com a luz e o lado negro da Força, respectivamente. O Pai sabia que seus dias estavam contados – enfrentando sua morte iminente, ele precisava encontrar outro para manter o equilíbrio. Seu objetivo era o mesmo descrito em uma antiga profecia Jedi – o surgimento de um Escolhido que irá trazer equilíbrio à Força.

Filha

Daugther

A Filha de Mortis é uma usuária da força que alinha a si mesma ao lado da luz da Força. Um ser enigmático de estatura alta, que pode se transformar em um grifo, ela é o contraponto altruísta de seu irmão, o Filho, que se alia ao o lado negro. Juntos, eles fornecem o equilíbrio à Força, um equilíbrio mantido e canalizado através de seu Pai.

Filho

Son

O Filho era uma forma de concentração do lado negro da Força que vivia em Mortis durante as Guerras Clônicas com sua irmã, a representante do lado da luz conhecida como Filha, e o usuário Força poderoso conhecido como Pai, que tentava mantê-los em equilíbrio. O Filho tentou escapar Mortis e causar estragos pela galáxia, tentando repetidamente atrair Anakin Skywalker para o lado negro mudando forma, possuindo Ahsoka Tano e, finalmente, mostrando Anakin uma visão dos atos terríveis que ele iria cometer. Seus esforços acabaram fracassando, culminando em sua morte junto com os de Filha e Pai.

Em Rebels

Os Deuses de Mortis em Rebels

Nos episódios Wolves and a Door e The World Between Worlds da quarta temporada de Rebels, os Deuses de Mortis fazem uma aparição em um mural. Eles são peça-chave para desvendar o mistério de como acessar o portal para o Mundo Entre Mundos.

Em Ahsoka

Baylan encontra estátuas representado os Deuses de Mortis

Na última cena de Baylan Skoll na primeira temporada de Ahsoka, ele encontra três estátuas que representam os Deuses de Mortis. A estátua do Pai, ao meio, aponta para o horizonte, onde uma luz brilha. O que será que Baylan busca?

Fontes:

theofairbanks

Paulistano, atualmente moro em São José dos Campos, sou fã da saga desde 2002, mas quando entrei para o grupo no Facebook Star Wars em 2014 meu mundo se abriu para um imenso universo de outros Fãs, discussões e amizades. Estou na Sociedade Jedi desde o seu inicio, e tento trazer noticias comparações, e projetos mais alternativos de interação com os leitores.