Andor: a história de Ghorman foi inspirada em um RPG dos anos 90

Andor: a história de Ghorman foi inspirada em um RPG dos anos 90

Na história da Guerra Civil Galáctica em Star Wars , todos os caminhos levam de volta ao planeta Ghorman. Sabemos disso desde o episódio “Carga Secreta” da terceira temporada de Star Wars Rebels . Esse episódio retratou a Senadora Mon Mothma (Genevieve O’Reilly) renunciando ao seu assento no Senado, em reação ao que foi chamado de “Massacre de Ghorman”. Isso ocorre por volta de 1 ABY, ou um ano antes da Batalha de Yavin em Uma Nova Esperança. Na segunda temporada de Andor, sabíamos desde o primeiro episódio que os eventos nos empurravam para o Massacre de Ghorman mostrado pela primeira vez. Mas a ideia de um Massacre de Ghorman como catalisador para a rebelião remonta a 1990.

A primeira menção a um massacre no planeta Ghorman veio de uma fonte bastante improvável. Surgiu pela primeira vez durante a era “The Dark Times“, como os fãs a chamam. De aproximadamente 1984 a 1991, quase não houve novas histórias de Star Wars . Havia desenhos animados voltados para crianças pequenas, como Droids e Ewoks, além de alguns filmes de TV sobre os mesmo habitantes de Endor. Mas a Marvel Comics cancelou sua linha Star Wars em 1986, e também não houve novos livros. Em um mundo repleto de material novo de Star Wars , é difícil imaginar que, durante anos, não tenha havido quase nada de novo. Mas uma coisa que prosperou nessa era foi o RPG Star Wars da West End Games. Em 1990, o autor Paul Murphy escreveu o Rebel Alliance Sourcebook da West End Games, onde o Massacre de Ghorman foi mencionado pela primeira vez.

Naquele livro-fonte, o evento em Ghorman ocorreu apenas um ano após a declaração da Nova Ordem de Palpatine. De acordo com o Rebel Alliance Sourcebook, este massacre ocorreu quando o Governador Tarkin pousou sua nave sobre um grupo de manifestantes pacíficos em Ghorman, bloqueando sua plataforma de pouso em protesto. Pelo menos dezenas morreram, com centenas de outros feridos. O povo de Ghorman, um planeta rico, protestava contra as novas taxas imperiais impostas ao seu planeta. Na linha do tempo original do Sourcebook, este trágico evento inspirou Bail Organa a se juntar a Mon Mothma para planejar uma rebelião. É claro, cenas deletadas de A Vingança dos Sith mostram que Bail e Mon se organizaram antes mesmo do Império ser formalmente declarado.

No entanto, alguém na Lucasfilm se lembrou do Massacre de Ghorman do RPG. Em 2016, uma nova versão do infame Massacre de Ghorman tornou-se canônica no Sourcebook do RPG da Fantasy Flight Games, Age of Rebellion : Forged in Battle. Nesta versão, a Lucasfilm a canonizou acontecendo em 2 ABY, dois anos antes dos eventos de Rogue One/Uma Nova Esperança. A aparição de Mon Mothma no episódio “Carga Secreta” de Rebels de 2017 confirmou isso. A Lucasfilm canonizou isso ainda mais no romance “A Ascensão e Queda do Império Galáctico“. O livro confirmou o evento como um massacre imperial no próprio planeta, e não a morte de cidadãos ghormanos em outros lugares. Mas ainda não estava claro qual foi o incidente de fato, ou se tinha algo a ver com Tarkin.

Agora, o showrunner de Andor, Tony Gilroy, encontrou uma maneira de fazer todas essas coisas separadas trabalharem juntas para formar um evento galvanizador. Na segunda temporada de Andor, quando Cassian (Diego Luna) vai a Ghorman para verificar se há uma possível fonte de rebelião, ele conhece um funcionário do hotel chique em que está hospedado. O homem explica como, quando criança, viu Tarkin pousar sua nave em uma multidão de manifestantes. Isso matou vários deles, incluindo seu próprio pai. Na verdade, seu pai morreu tentando tirá-lo do perigo. Um memorial agora está na praça principal da cidade para homenagear os caídos. O que aconteceu anos antes nunca está longe das mentes dos Ghor que sobreviveram.

Andor acabou de encontrar uma maneira de canonizar aquele evento de um RPG de 35 anos mais uma vez. O evento com Tarkin foi um Massacre de Ghorman, mas não o Massacre de Ghorman. Pelo menos, não o mesmo que Mon Mothma mencionou em Rebels. Nem foi aquele que sem dúvida virá mais tarde, perto do final da segunda temporada de Andor. Aconteça o que acontecer a seguir, terá que ser significativamente pior do que Tarkin pousando sua nave em uma multidão. Tem que ser algo hediondo o suficiente, e grande o suficiente, para que Mon Mothma coloque sua própria vida em risco, culpando o Imperador diretamente por isso. Este Massacre de Ghorman terá que ser a tragédia que une as várias células rebeldes na Aliança que, em última análise, derruba um Império. Mas tudo começou como um detalhe em um RPG de mais de três décadas atrás.

Notícia traduzida e adaptada do original publicado por Nerdist.