Alta RepúblicaSkeleton Crew

Existe relação entre ‘Skeleton Crew’ e a Alta República?

Star Wars: Skeleton Crew, série estrelada por Jude Law, Ryan Kiera Armstrong, Kyriana Kratter, Robert Timothy Smith e Ravi Cabot-Conyers, conquistou corações com nostalgia, aventura e ternura.  Ao longo de oito episódios, acompanhamos a saga de quatro crianças incrivelmente fofas que tentavam – com a ajuda da pessoa errada – retornar para o seu planeta natal, o misterioso  At Attin.

Logo no primeiro episódio de Skeleton Crew, há uma série de referências à Grande Obra. Em dado momento, a subsecretária Fara diz a uma turma de jovens estudantes que “todos nós temos um lugar na Grande Obra”.

Subsecretária Fara

A expressão “Grande Obra” pode ter passado desapercebida para a maioria, mas os fãs da Alta República certamente ficaram com uma pulga atrás da orelha. Seria uma referência às Grandes Obras da Chanceler Lina Soh? Aquelas Grandes Obras que incluíam a construção do Farol Estelar, a realização da Feira da República, a construção de retransmissores de comunicação por toda a galáxia, a negociação de um tratado entre os Quarren e os Mon Calamari, a quebra do código do cultivo de bacta e outras tantas inovações para levar a paz e prosperidade por toda galáxia? Na linha do tempo de Star Wars, as Grandes Obras de Lina Soh datam de, aproximadamente, 232 BBY (sigla em inglês para Antes da Batalha de Yavin) e Skeleton Crew é ambientado em 9 ABY (sigla em inglês para Depois da Batalha de Yavin). Estamos falando de quase 250 anos entre o governo de Lina Soh e os eventos em At Attin, mas At Attin estava escondido do resto da galáxia há muitos e muitos anos, então não estamos falando de uma teoria sem sentido. Seria mesmo uma referência à Alta República?

Foi o que Maggie Lovitt, do Collider, perguntou a Jon Watts e Christopher Ford, cocriadores de Skeleton Crew.

Veja o que disse Watts:

“Sim, quero dizer, eu não queria ter que entrar totalmente nessa parte do universo e [ter] as pessoas trabalhando nisso dizendo ‘É isso!’ Mas é para parecer conectado, então se não estiver literalmente conectado, ainda é uma ideia que existia na galáxia em um certo momento de tipo ‘Podemos fazer melhor. Podemos fazer grandes coisas.’ E eu acho que tanto At Attin quanto as obras da [Chanceler Lina Soh] estavam vindo do mesmo lugar se não estivessem diretamente relacionadas. Mas talvez estejam.”

Ford acrescentou:

“A ideia – porque eles são isolados – do que significava originalmente, pode ter evoluído ao longo do tempo”, com Watts apontando que “é diferente em At Achrann.”

Certamente seria difícil conectar diretamente a Grande Obra de At Attin às Grandes Obras da Chanceler Lina Soh da Alta República, mas o fato de Watts e Ford terem as Grandes Obras em mente ainda é emocionante para os fãs da Alta República.

Haverá outra temporada de ‘Skeleton Crew’?

Uma segunda temporada de Star Wars: Skeleton Crew ainda não foi confirmada, mas com a recepção positiva do programa do início ao fim e o potencial para mais histórias, os fãs continuam esperançosos de que esse anúncio aconteça mais cedo do que tarde. Watts e Ford também revelaram exclusivamente ao Collider antes do lançamento do programa que havia ideias para uma segunda temporada e, se tivessem a chance de continuar a história de Skeleton Crew, a idade dos atores mirins seria refletida no programa.