Destino de Watto finalmente é canonizado
O destino canônico de Watto, um personagem favorito dos fãs das prequelas de Star Wars, aparentemente foi revelado, e parece que as coisas não terminaram bem para o Toydarian. No X, o editor sênior da Marvel Comics Mark Paniccia compartilhou uma prévia do próximo quadrinho Star Wars: Legacy of Vader #2, que apresenta Kylo Ren visitando o planeta deserto Tatooine. Nos painéis que Paniccia postou, Kylo pergunta a Vaneé (que serviu Vader durante o reinado do Império) por que eles vieram para o mundo desolado. Vaneé refuta a crença de Kylo de que Tatooine é um “planeta de lugar nenhum”, explicando que Tatooine tinha grande significado para Vader. Enquanto Vaneé conta uma história de como o Lorde Sith veio em busca de vingança, as ilustrações retratam uma cena em que Vader caça Watto e o mata.
A série Star Wars: Legacy of Vader foi anunciada em outubro de 2024. A série, de Charles Soule e Luke Ross, se passa entre Star Wars: Os Ultimos Jedi e Star Wars: A Ascensão Skywalker, seguindo Kylo Ren enquanto ele descobre mais sobre sua história familiar. A primeira edição está programada para ser lançada em 5 de fevereiro. Legacy of Vader #2 seguirá em 12 de março. Confira a postagem de Paniccia neste link e as imagens acima.
Para quem não se lembra, Watto foi introduzido em Star Wars: Episódio I — A Ameaça Fantasma, de 1999, tendo um jovem Anakin Skywalker e sua mãe Shmi como escravos trabalhando em sua loja de sucata. O personagem também faz uma breve aparição em Ataque dos Clones, mas ele não foi visto na tela desde então. Desde a trilogia prequela, Watto só foi usado com moderação em outros materiais canônicos, como romances e quadrinhos.
Alias essa é um pratica comum da Lucasfilm, usar materiais publicados para amarrar pontas soltas das prequelas. O romance de 2017 Aftermath: Empire’s End inclui um interlúdio que revela o destino perturbador de Jar Jar Binks. O Gungan atua como um palhaço de rua solitário em Naboo, pois foi condenado ao ostracismo pela sociedade após a ascensão do Império ao poder.
Sendo um personagem relativamente menor nas prequelas, é compreensível por que Watto não tenha sido visto em nenhum dos muitos filmes ou programas de TV de Star Wars que foram lançados desde que a Disney adquiriu a Lucasfilm. Mesmo com a franquia retornando a Tatooine em várias ocasiões, não havia um lugar natural para Watto em uma das histórias. Ainda assim, ele é uma figura proeminente o suficiente na Saga Skywalker que alguns fãs provavelmente estavam se perguntando o que aconteceu com ele depois das prequelas. A revelação em Legacy of Vader #2 é um ótimo exemplo de como os vários cantos do cânone de Star Wars podem se complementar, desenvolvendo eventos e personagens dos filmes. Responder a uma pergunta como o destino de Watto em uma história em quadrinhos é um ótimo uso desses materiais, e será interessante ver o que mais sobre o passado de Vader será revelado na série.
Alias, Watto encontrar seu fim nas mãos de Vader não é surpreendente. Especialmente depois de ele se voltar para o lado negro, Anakin usou suas memórias de Tatooine para alimentar seu ódio. É obviamente um lugar pelo qual ele tem muito desdém, é onde ele viveu como escravo e viu sua mãe morrer. Compreensivelmente, Vader provavelmente culpa Watto por sua educação rude e talvez até pelo que aconteceu com Shmi. Dados os intensos sentimentos de puro ódio que ele tem pelo Toydarian, faz sentido que ele caçasse seu antigo dono e o fizesse sofrer.