Padmé tentou salvar a mãe de Anakin após ‘A Ameaça Fantasma’
Os fãs de Star Wars sempre se perguntaram por que Padmé Amidala nunca tentou resgatar Shmi, a mãe de Anakin, da escravidão de Tatooine. Afinal, a Senadora e ex-Rainha de Naboo era uma mulher bastante influente e que conseguiria ter os recursos para salvar Shmi, certo?
Esse questionamento teve finalmente uma resposta com o livro A Sombra da Rainha, publicado aqui no Brasil pela Universo Geek em 2023. O livro revela que, Padmé, agora finalizando seu segundo mandato como Rainha dos Naboo, realmente tentou resgatar a mãe de Anakin.
A Sombra da Rainha traz Padmé a todo o momento questionando se ela não podia fazer mais, tanto por Shmi, quanto pelos outros escravos de Tatooine e outros mundos. Ela despacha sua aia mais fiel, Sabé (interpretada por Keira Knightly em A Ameaça Fantasma), em uma missão para tentar resgatar os escravos de Tatooine.
Entretanto, apesar de procurar muito, Sabé não conseguiu achar Shmi, que nessa época já havia sido libertada por Cliegg Lars. Apesar de não encontrá-la, Sabé continuou seus esforços para libertar escravos, conseguindo resgatar alguns. Porém, tanto ela quanto Padmé sabiam que aquilo era pouco para libertar o planeta da escravidão. Afinal, se elas resgataram quinze pessoas, outras quinze seriam colocadas no lugar.
Por isso, Padmé procurou trabalhar em medidas que garantissem o fim da escravidão no Senado. Porém, ela se viu esbarrada pelas burocracias e corrupções que permeavam o Senado Galáctico.