Opinião

Yoda como vemos: as mudanças através do tempo

Essa não é a primeira vez em que um personagem verde causa discórdia nos quadrinhos. Vocês conhecem a história do lançamento de “O incrível Hulk”, onde o mesmo deveria ser cinza e devido a uma dificuldade de ajuste nas cores da impressão, ele terminou verde safira?

Hoje, não conseguimos imaginar ele de outra cor, não é? (Mesmo ele tendo sim, versões atuais coloridas, mas você entendeu meu ponto).
Agora, a versão roxa de Yoda trouxe essa discórdia também aos fiéis leitores. E foram poucos colecionadores que conseguiram colocar os olhos e as mãos na antiquíssima edição da HQ de 1980.

Versão roxa de Yoda na novelização do Episódio V

Falando pessoalmente, eu gosto muito desses detalhes que alguns consideram como “desencontros” na história. Eles apontam para gente que o universo vai sim se reajustando conforme o tempo passa e que também história e personagens podem mudar ao ter que se ajustar a novas mídias.

A linguagem escrita precisa mudar muito quando passa para a linguagem dos quadrinhos e ambas precisam ser muito modificadas ao se transformar em filmes. O exemplo do Yoda tamanho “fada sininho” como podemos ver neste artigo, é uma das adaptações que precisavam ser feitas para que tivéssemos uma coesão visual muito maior no universo dos filmes de Star Wars.

Talvez essa seja uma das reflexões mais válidas desse artigo pra mim, que precisamos ver a história e as mudanças feitas em Star Wars como ajustes. E que, ainda nem sempre para melhor ou necessários, acontecem porque o universo se tornou também de alguma forma orgânico e trabalhado há muitas mãos cheias de talento e ideias.

Hoje temos uma riqueza infinita de expansão de universo, livros, jogos, séries e mais quadrinhos que do que temos dinheiro para comprar. Vivemos em uma era de abundância de Star Wars em comparação há décadas onde os quadrinhos e seus spoilers eram a única opção para viver a saga antes de um raro lançamento em um cinema apinhado.
Então sim, é uma ótima era para ser fã de Star Wars e deveríamos apreciar mais essa vivência.

Claro, eu tenho muitas opiniões contrárias ao retorno de alguns personagens ou á mudanças que foram feitas em alguns momentos de Star Wars, mas esse vai ser tópico para outra conversa nossa onde eu não esteja de tão bom humor.

Texto por Talita Abreu