Games

Remake de KOTOR está possivelmente cancelado

Uma notícia não muito agradável pode estar chegando aos fãs de games de Star Wars – o remake de Kotor pode ter sido cancelado.

Um teaser de um remake de Star Wars: Knights of the Old Republic chegando ao PlayStation 5 quase roubou a cena no showcase da Sony em setembro de 2021. E depois disso, surgiram relatos no ano passado de que o projeto já estava com problemas. Agora, os fãs de Star Wars notaram que a Sony excluiu recentemente os tweets sobre o jogo e escondeu o trailer de seu canal oficial no YouTube.

A notícia de que o teaser trailer foi removido do canal PlayStation começou a se espalhar ontem no “Gaming Leaks and Rumors”, no Reddit. Logo após isto, o usuário do Twitter Crusader3456 compartilhou um post. Nele era mostrado que os tweets da Sony sobre o teaser do showcase da Sony de 2021 também foram excluídos. A única menção oficial restante parece ser um único tweet promovendo vários jogos da transmissão ao vivo.

É possível que oisso seja apenas algum problema por parte do departamento de mídia social da Sony. Também pode ser que o projeto, que estreou como exclusivo do PS5, tenha sido praticamente cancelado em meio aos problemas de desenvolvimento. Como os cortes massivos no orçamento da Embracer, publicadora do jogo.

Histórico de problemas

Em julho de 2022, a Bloomberg relatou que os desenvolvedores tiveram gastos excessivos. Entre estes gastos, está uma quantidade significativa de tempo e recursos em uma demonstração de prova de conceito que não foi aprovada em uma reunião. Vários líderes seniores foram dispensados do projeto após o ocorrido. E no mês seguinte, o desenvolvimento do remake foi transferido para o Sabre Interactive na Europa (a Aspyr, antiga desenvolvedora, está sediada no Texas).

Avançando para 2023, a publicadora Embracer instituiu cortes em seu amplo portfólio, incluindo o cancelamento de jogos e o fechamento de estúdios inteiros como a Volition, depois de supostamente perder um investimento de US$ 2 bilhões da Arábia Saudita. A Aspyr também anunciou em junho que desistiria do envio de um pacote DLC prometido para sua remasterização de Star Wars: Knights of the Old Republic 2 no Switch. Por isto, existe um fã que está processando a empresa.

Finalmente, uma constatação clara é a de que um remake de sucesso de KOTOR seria um projeto fundamental para qualquer editora, especialmente porque novas séries e animações de Star Wars inundam o Disney+ todos os anos. Também seria um empreendimento incrivelmente ambicioso e desafiador até mesmo para o melhor estúdio. Ainda não está claro se a Embracer perdeu as esperanças no projeto.

Via Kotaku