Darth Caldoth, o Sith que um dia foi o ser mais poderoso da galáxia
Darth Caldoth foi um Lorde Sith da espécie Duros que viveu muitos anos antes dos eventos contados nos filmes. Darth Caldoth um dia foi o ser mais poderoso da galáxia. Ele escreveu um livro chamado O Bestiário de Darth Caldoth, onde ele descrevia vários monstros Sith, como os veergundark.
Darth Caldoth eventualmente ganhou um aprendiz Sith chamado Ry Nimbis, e ambos eram os indivíduos mais poderosos da galáxia, segundo relatos. Caldoth matou seu próprio aprendiz em um ritual Sith que o transformou em pedra, pois achou que Nymbis iria o trair. Com o ritual, Nymbis se tornou um prisioneiro em um pesadelo eterno.
Uma lenda que contava que Caldoth buscava novos poderes da Força, o que o levou a um conflito com as Irmãs da Noite após roubar um casulo de uma Nightsister morta. Zeldin, uma Irmã da Noite, foi escolhida para usar mágica para se vingar de Darth Caldoth. Ela tentou alcançar telepaticamente o Lorde Sith e influenciá-lo, incluindo o encontro com seu aprendiz Nymbis. Após isso, numa tentativa final, Zeldin percebeu que Caldoth sabia de sua presença na mente dele, e este prendeu a Irmã da Noite numa prisão em sua própria mente, ocasionalmente se lembrando da presença dela.
De acordo com uma lenda, Darth Caldoth rivalizava com o Mestre Jedi Bran Ath’Morath. Darth Caldoth atraiu o Jedi para uma batalha no planeta Kizan ao destruir uma cidade. Enquanto a batalha permanecia parelha, Caldoth permitiu que o Jedi furasse seu ombro com o sabre de luz, decapitando o adversário enquanto este ainda estava chocado com o que Caldoth havia feito.
Fonte: Wookieepedia