Entrevista com Jon Favreau: A terceira season, personagens e tecnologias
O jornalista John Moore, do site britânico Film Stories, publicou nesta semana que passou uma entrevista com o diretor e ator Jon Favreau e o foco não poderia ser outro senão The Mandalorian com a terceira season que chega para nós pela plataforma Disney+ para falar sobre a difícil tarefa de abrir leques em uma história no Universo Star Wars, como foi sua experiência em filmes da Marvel e outros projetos da Disney e culminaram em sua posição atual e também como ele começou a apresentar novos diretores ao mundo criado por George Lucas.
Com a sessão de coletiva de impressa para sanar as dúvidas de jornalistas, um hotel de Londres foi palco que recebeu uma longa fila de jornalistas em um dia agitado de entrevistas para o escritor / diretor-produtor executivo. Sabendo que este é um momento único para não se perder, o jornalista acumulou o máximo de perguntas plausíveis para que o papo fosse leve a trouxesse naturalidade para o criador falar sobre seu trabalho.
Pergunta: como uma pessoa que esteve envolvida em vários projetos que carregam uma tradição infame e profunda (nota pessoal do jornalista), eu me pergunto: você é um grande consumidor de tudo quando entra em um projeto como The Mandalorian ou prefere consultar especialistas?
Jon Favreau: É mais um processo do que uma resposta binária. Primeiro, não é qualquer IP com o qual vou me envolver, tem que ser algo com o qual eu já me conecte e sinta paixão – e que eu possa dedicar grande parte da minha vida para fazer algo valioso e contribuir ao que já existe. Então… apenas eu escolhi fazer essa obra, e lá no subconsciente uma voz diz que há algo que eu tenho para contribuir aqui que pode ser útil.
Antes de pesquisar, tento vasculhar meu cérebro e fazer uma lista de todas as coisas que sei, que gostaria, que são importantes, das quais me lembro sem precisar voltar. Sim. Seja Star Wars, O Livro da Selva (o filme sobre Mogli) , O Rei Leão (live action que ele dirigiu) ou Homem de Ferro, eu mantenho a ideia de uma lista. A memória tem uma maneira de priorizar as coisas que são mais relevantes, então as coisas que eu lembro vão ser mais importantes em alguns aspectos do que as coisas que eu pesquiso porque elas vieram à tona. Geralmente, tem algo a ver com a compreensão zeitgeist de quem é esse personagem ou qual é essa propriedade.
Nota do editor: introduzido por Johann Gottfried Herder, o conceito de zeitgeist significa espírito de época, espírito do tempo ou sinal dos tempos. É uma palavra alemã. O Zeitgeist é o conjunto do clima intelectual e cultural do mundo, numa certa época, ou as características genéricas de um determinado período de tempo.
O próximo passo no processo é muita pesquisa, e então você começa a conversar com pessoas que são especialistas . Isso foi menos importante com a Marvel, porque a Marvel estava iniciando o MCU. Stan Lee tinha um senso lúdico, havia muitas pessoas diferentes que contribuíam para as histórias, você podia encontrar algo para tudo, e estava em todo lugar, enquanto havia uma visão singular em torno de Star Wars de tempo, e isso foi tudo sobre George Lucas e sua mente criativa.
Tenho a sorte de trabalhar com pessoas que trabalharam com George – como Dave Filoni e Doug Chang, John Knoll. Então essas pessoas se tornam um grupo central e podem olhar em volta. Graças à internet e a outros especialistas, e às pessoas que estão se concentrando em diferentes aspectos do que é importante em Star Wars, podemos ter uma noção disso, e fazer crowdsourcing, e trocar uns com os outros perguntando se parece um caminho certo.
Nota do editor: O crowdsourcing é o processo de terceirizar tarefas, ideias e soluções para um grande grupo de pessoas, que contribuem coletivamente para atingir os objetivos de uma organização.
Mas tem que ser lúdico, divertido e inspirador. Porque definitivamente havia uma liberdade que George tinha, e uma diversão, quando ele contava as histórias que você não quer perder. Você também não quer se sentir preso à tradição, então é preciso encontrar esse equilíbrio de tom .
Pergunta: Como você e Dave Filoni mantêm essa diversão, porque à medida que a pressão aumenta e a atenção começa a se concentrar na figura do showrunner, deve ser difícil, não? Como sua relação de trabalho garante que você mantenha os elementos divertidos ?
JF: Acho que nos divertimos com isso e sabemos que Star Wars tem que ser divertido. Eu tenho que ter esperança. Também tem que ser acessível para a próxima geração, porque é como funcionou e ainda funciona quando nos envolvemos com ele. Então, isso é um teste decisivo.
Não é que tenha que ser sempre assim – eu realmente gostei bastante de Andor, achei que eles fizeram um ótimo trabalho e acho que Rogue One também tinha uma coisa tonal que parece mais madura, mas ainda parece Star Wars – mas para nossos propósitos, e tendo um fantoche como protagonista, tem que parecer um pouco mais voltado para todas as idades.
Gostaríamos que muitas gerações assistissem juntas, pais e filhos, então temos que mapear para onde pensamos que tudo isso está indo, tendo tudo isso em mente. Mas também temos que ser flexíveis à medida que as coisas se revelam logicamente, à medida que aprendemos com o que estamos montando e – até certo ponto – como é aceito ou não e como as pessoas se sentem sobre isso.
A televisão tem um vai-e-vem que molda a jornada, e isso faz parte da diversão.
Pergunta: Então, havia um conceito central no centro do quadro de planejamento para a terceira temporada que você construiu – uma ideia central – e o que era isso?
JF: Havia um monte de coisas que expusemos na primeira temporada – como Mandalorianos , não podem tirar os capacetes – e então as pessoas ficam curiosas sobre ‘bem, eu vi muitos Mandalorianos tirando seus capacetes em Guerras Clônicas e Star Wars Rebels, são duas realidades diferentes? E, você sabe, nós pegamos o caminho que “Não, é a mesma realidade, e agora temos que lidar com isso.”
Tipo, vamos explorar mais isso… Bem, então as tensões são criadas, e começamos a buscar alegorias no mundo real, historicamente .
George sempre foi ótimo em fazer referências – como Roma, quando o Senado é dissolvido, e agora o Imperador assumiu o poder, a democracia desaparece. Procuramos esses padrões no mundo real e tentamos usá-los como inspiração estrutural. Então, o que acontece com uma cultura guerreira onde seu povo tem diferentes níveis de adesão a qualquer que seja seu dogma ?
Nota do Editor: Roma, Cidade Aberta (1945) de Roberto Rosselini, filme do movimento Neorealismo Italiano e a história é sobre a ocupação nazista na Itália entre 1943-44 onde comunistas e católicos se unem para combater os fascistas que tomaram a cidade e tornaram ela “aberta” para não receber bombardeios.
Pergunta: Então você está interessado em se apoiar nessa ideia do aspecto fundamentalista do que é Mandalore e sua cultura?
JF: Sim, acho que procuramos dizer: como isso acontece? Você tem um grupo que claramente acredita em uma coisa, outro grupo que acredita em outra – mas isso não chegou nem perto de Mandalore para todas essas coisas durante as Guerras Clônicas , e há Bo-Katan Kryze [interpretado por Katee Sackhoff] você sabe, que estava lá como parte da família real? Quem está certo, quem está errado, qual é o caminho?
Então o Darksaber está no meio disso tudo, esse totem simbólico que incluíram… Isso é mágico? Isso cria liderança? É algo que é simbólico? É a vontade dos outros Mandalorianos seguir essa coisa? O que tudo isso significa? O que aconteceu? É claro que o planeta não está indo muito bem. Até este ponto, as coisas não estavam indo muito bem – mesmo em As Guerras Clônicas , o planeta não parecia tão bom com todas as guerras civis que aconteceram ao longo dos séculos – Então entendi que isso se torna a inspiração, e como você resolve esses conflitos como se fossem trens prestes a colidir por estarem no mesmo trilho em direções opostas?
Como você trabalha de uma maneira que faça sentido, mas também seja um tanto.