Jon Favreau disse que Grogu passou dois anos treinando com Luke Skywalker?

Jon Favreau disse que Grogu passou dois anos treinando com Luke Skywalker?

Em primeiro lugar, vamos falar do que a gente já sabe (ou acha que sabe): a primeira temporada de The Mandalorian (ou O Mandaloriano, como a série é chamada no Brasil) começa nove anos após os eventos de Star Wars: Uma Nova Esperança, ou seja, nove anos depois da batalha de Yavin (9 DBY).

De onde saiu essa data? Um artigo da revista Star Wars Insider 213 coloca a missão em Arvala-7 em 9 DBY. Essa missão é retratada no episódio “Capítulo 1: O Mandaloriano” e é quando Din Djarin conhece Kuiil e encontra Grogu.

Primeiro encontro entre Grogu e Din Djarin.

De acordo com um outro artigo da Star Wars Insider 202, o segundo resgate de Grogu, que é mostrado no “Capítulo 16: O Resgate”, também ocorreu em 9 DBY. Portanto, os eventos dos capítulos 1 a 16 – primeira e segunda temporadas da série – devem ter acontecido em 9 DBY.

Agora vamos à polêmica da semana.

Dave Filoni, Jon Favreau, Rick Famuyiwa e Katee Sackhoff participaram de uma entrevista no Skytalkers, um podcast sobre Star Wars apresentado por mulheres e que discute os filmes, programas de televisão e romances da franquia.

Em um determinado momento, Favreau diz o seguinte:

“[Grogu] é definitivamente alguém que passou um tempo nos dois mundos. Sabemos que ele começou mais cedo no Templo Jedi, vimos flashbacks que falam disso. E aí a gente sabe que ele foi resgatado e passou muitos anos com o Mandaloriano, voltou com o Luke, agora estamos dois anos separados dele lá, treinando… O interessante é que, como ele escolhe voltar para o amigo, o Mandaloriano, porque ele desenvolveu um apego… É interessante como isso ecoa, de certa forma, o caminho de Luke quando ele foi atraído pelo apego a seus amigos e como isso ajudou a moldar o futuro.”

(Você pode conferir a fala, em inglês, aqui.)

Que Grogu passou alguns anos com Din é razoavelmente fácil de aceitar. Isso altera o que foi dito na Insider? Sim. Mas esse artigo faz parte de uma série de artigos recorrentes chamada From a Certain Point of View (De um Certo Ponto de Vista, em tradução livre) e não expressa a verdade absoluta – algo que nos foi ensinado por Obi-Wan Kenobi já no primeiro filme de Star Wars.

Além disso, entre a primeira e a segunda temporada de O Mandaloriano podemos observar mudanças em Nevarro que indicam a passagem do tempo:

Nevarro na primeira temporada de The Mandalorian.
Nevarro na segunda temporada de The Mandalorian.

Podemos apontar algumas pequenas dificuldades com alguns anos de intervalo entre a primeira e a segunda temporada de O Mandaloriano, como a falta de cuidado com a passagem de tempo na tela, mas nada que quem assistiu ao treinamento do Luke com o Mestre Yoda não esteja acostumado. Durante esses anos Din Djarin poderia estar discretamente procurando outros mandalorianos e caçando recompensas de baixo nível em troca de alguns poucos créditos. O envelhecimento dos personagens não é um fator que mereça preocupação porque a espécie de Grogu tem o desenvolvimento lento (aquele bebê tem 50 anos!) e Din Djarin raramente mostra o rosto.

Na verdade, o problema começa com o suposto intervalo de dois anos entre os eventos relacionados a Mando em The Book of Boba Fett (O Livro de Boba Fett) e a conclusão da segunda temporada.

Se dois anos se passaram antes do início de O Livro de Boba Fett (em relação ao enredo do “presente” e não dos flashbacks do Boba), isso significaria problemas para pelo menos três personagens:

1. Luke Skywalker teria sido um Mestre Jedi pior do que pensávamos, já que a pequena evolução do seu aprendiz em dois anos indica que talvez Luke tenha dado um passo maior do que a perna ao assumir a posição? Além disso, a permanência de Grogu por dois anos contradiz o cânone, que estabelece que Ben Solo (que futuramente seria conhecido como Kylo Ren) foi o primeiro aprendiz do Mestre Luke Skywalker?

2. Ahsoka guardou as informações sobre Thrawn, supostamente obtidas no episódio “Capítulo 13: A Jedi” por dois anos?

3. Boba Fett e Fennec Shand passaram dois anos sem fazer nada de relevante e não tiraram o Palácio de Jabba de Bib Fortuna até bem depois de recuperar a Firespray? E se tentarmos pensar que há vários meses de “nada” entre Boba e Fennec decidirem que precisam da ajuda de Din e o Mandaloriano retornar a Tatooine, isso tornaria os Pykes extremamente lentos em sua tentativa de conquista de Tatooine.

Porém, há uma chance de Favreau ter se referido a “dois anos” como o intervalo de tempo entre o lançamento do episódio “Capítulo 16 – O Resgate”, em 18 de dezembro de 2020, que mostra a comovente despedida entre Grogu e Din Djarin, e o reencontro dos dois em O Livro de Boba Fett no episódio “Capítulo 7 – Em Nome da Honra”, que foi ao ar em 9 de fevereiro de 2022. Além disso, uma entrevista em um podcast não pode ser considerada cânone nem informação oficial. Favreau estava em um bate-papo conversando sobre The Mandalorian e pode ter se enganado ou se expressado mal. Portanto, não precisamos entrar em pânico (ainda) com mais uma confusão na já confusa linha do tempo de Star Wars.

Tags: