Jon Favreau disse que Grogu passou dois anos treinando com Luke Skywalker?
Em primeiro lugar, vamos falar do que a gente já sabe (ou acha que sabe): a primeira temporada de The Mandalorian (ou O Mandaloriano, como a série é chamada no Brasil) começa nove anos após os eventos de Star Wars: Uma Nova Esperança, ou seja, nove anos depois da batalha de Yavin (9 DBY).
De onde saiu essa data? Um artigo da revista Star Wars Insider 213 coloca a missão em Arvala-7 em 9 DBY. Essa missão é retratada no episódio “Capítulo 1: O Mandaloriano” e é quando Din Djarin conhece Kuiil e encontra Grogu.
De acordo com um outro artigo da Star Wars Insider 202, o segundo resgate de Grogu, que é mostrado no “Capítulo 16: O Resgate”, também ocorreu em 9 DBY. Portanto, os eventos dos capítulos 1 a 16 – primeira e segunda temporadas da série – devem ter acontecido em 9 DBY.
Agora vamos à polêmica da semana.
Dave Filoni, Jon Favreau, Rick Famuyiwa e Katee Sackhoff participaram de uma entrevista no Skytalkers, um podcast sobre Star Wars apresentado por mulheres e que discute os filmes, programas de televisão e romances da franquia.
Em um determinado momento, Favreau diz o seguinte:
“[Grogu] é definitivamente alguém que passou um tempo nos dois mundos. Sabemos que ele começou mais cedo no Templo Jedi, vimos flashbacks que falam disso. E aí a gente sabe que ele foi resgatado e passou muitos anos com o Mandaloriano, voltou com o Luke, agora estamos dois anos separados dele lá, treinando… O interessante é que, como ele escolhe voltar para o amigo, o Mandaloriano, porque ele desenvolveu um apego… É interessante como isso ecoa, de certa forma, o caminho de Luke quando ele foi atraído pelo apego a seus amigos e como isso ajudou a moldar o futuro.”
(Você pode conferir a fala, em inglês, aqui.)
Que Grogu passou alguns anos com Din é razoavelmente fácil de aceitar. Isso altera o que foi dito na Insider? Sim. Mas esse artigo faz parte de uma série de artigos recorrentes chamada From a Certain Point of View (De um Certo Ponto de Vista, em tradução livre) e não expressa a verdade absoluta – algo que nos foi ensinado por Obi-Wan Kenobi já no primeiro filme de Star Wars.
Além disso, entre a primeira e a segunda temporada de O Mandaloriano podemos observar mudanças em Nevarro que indicam a passagem do tempo:
Podemos apontar algumas pequenas dificuldades com alguns anos de intervalo entre a primeira e a segunda temporada de O Mandaloriano, como a falta de cuidado com a passagem de tempo na tela, mas nada que quem assistiu ao treinamento do Luke com o Mestre Yoda não esteja acostumado. Durante esses anos Din Djarin poderia estar discretamente procurando outros mandalorianos e caçando recompensas de baixo nível em troca de alguns poucos créditos. O envelhecimento dos personagens não é um fator que mereça preocupação porque a espécie de Grogu tem o desenvolvimento lento (aquele bebê tem 50 anos!) e Din Djarin raramente mostra o rosto.
Na verdade, o problema começa com o suposto intervalo de dois anos entre os eventos relacionados a Mando em The Book of Boba Fett (O Livro de Boba Fett) e a conclusão da segunda temporada.
Se dois anos se passaram antes do início de O Livro de Boba Fett (em relação ao enredo do “presente” e não dos flashbacks do Boba), isso significaria problemas para pelo menos três personagens:
1. Luke Skywalker teria sido um Mestre Jedi pior do que pensávamos, já que a pequena evolução do seu aprendiz em dois anos indica que talvez Luke tenha dado um passo maior do que a perna ao assumir a posição? Além disso, a permanência de Grogu por dois anos contradiz o cânone, que estabelece que Ben Solo (que futuramente seria conhecido como Kylo Ren) foi o primeiro aprendiz do Mestre Luke Skywalker?
2. Ahsoka guardou as informações sobre Thrawn, supostamente obtidas no episódio “Capítulo 13: A Jedi” por dois anos?
3. Boba Fett e Fennec Shand passaram dois anos sem fazer nada de relevante e não tiraram o Palácio de Jabba de Bib Fortuna até bem depois de recuperar a Firespray? E se tentarmos pensar que há vários meses de “nada” entre Boba e Fennec decidirem que precisam da ajuda de Din e o Mandaloriano retornar a Tatooine, isso tornaria os Pykes extremamente lentos em sua tentativa de conquista de Tatooine.
Porém, há uma chance de Favreau ter se referido a “dois anos” como o intervalo de tempo entre o lançamento do episódio “Capítulo 16 – O Resgate”, em 18 de dezembro de 2020, que mostra a comovente despedida entre Grogu e Din Djarin, e o reencontro dos dois em O Livro de Boba Fett no episódio “Capítulo 7 – Em Nome da Honra”, que foi ao ar em 9 de fevereiro de 2022. Além disso, uma entrevista em um podcast não pode ser considerada cânone nem informação oficial. Favreau estava em um bate-papo conversando sobre The Mandalorian e pode ter se enganado ou se expressado mal. Portanto, não precisamos entrar em pânico (ainda) com mais uma confusão na já confusa linha do tempo de Star Wars.