The Mandalorian | Como os criadores esconderam a presença de luke na série
Jon Favreau e Dave Filoni utilizaram truques mentais Jedi – e truques digitais – para não estragar o retorno surpresa de Luke Skywalker em Star Wars: The Mandalorian. Ambientado cinco anos após O Retorno de Jedi, a segunda temporada de The Mandalorian termina com Luke Skywalker (um Mark Hamill envelhecido e o dublê Max Lloyd-Jones) resgatando Grogu, a criança poderosa da Força sob os cuidados do caçador de recompensas Din Djarin. Pedro Pascal).
Durante uma aparição conjunta na Star Wars Celebration em Anaheim no primeiro dia, os criadores por trás de The Mandalorian explicaram como a Lucasfilm manteve a aparência ultra-secreta do Mestre Jedi em segredo.
“É realmente difícil [evitar spoilers]”, disse o produtor executivo Filoni no palco da Star Wars Celebration. “Quero dizer, nós nem contamos para a maioria das pessoas no set o que está acontecendo o tempo todo. E isso nem sempre é intencional. Nós criamos pequenos codinomes e coisas. como fãs nós mesmos e tentar pensar assim.”
O criador da série, Favreau, que roteirizou o retorno de Skywalker no “Capítulo 16: O Resgate”, comparou a dificuldade a “tentar embrulhar presentes de Natal com todo mundo correndo pela casa”. Com a ajuda do ator e dublê Graham Hamilton, Hamill reprisaria seu icônico papel da Saga Skywalker mais uma vez na série spinoff Mandalorian The Book of Boba Fett, desta vez ao lado de Ahsoka Tano (Rosario Dawson).
“Às vezes você esquece que as pessoas que chegam, como Rosario, nem sabiam que ela estava em uma cena com Luke porque continuamos chamando-o de Plo Koon”, disse Filoni, referindo-se a um Jedi menos famoso que apareceu nas prequelas de Star Wars e As Guerras Clônicas. Favreau e Filoni usaram o nome “Plo Koon” como um codinome para esconder a identidade de Skywalker. “Quando criamos o código, pensamos: ‘Bem, isso faz sentido, porque as pessoas pensam que eu o traria de volta porque as pessoas sabem que gosto desse personagem'”, explicou Filoni. “Mas não o fizemos.”
Adicionou Favreau, “Nós até tínhamos algumas das artes, a arte de produção, nós não gostaríamos que eles desenhassem Luke Skywalker. Nós os fizemos desenhar [Plo Koon].”
A produção criou “essas pinturas incríveis de Plo Koon”, lembrou Filoni, “e eu fiquei tipo, ‘Só eu posso ver isso, ninguém mais pode ver isso.’ Nós pensamos em colocá-lo, porém, em um ponto.”
Foi uma mistura de tecnologia digital e a atuação de Hamill no set que deu vida a um Luke Skywalker mais jovem em The Mandalorian e Boba Fett, envelhecendo Hamill para cinco anos mais velho do que o ator em O Retorno de Jedi de 1983.
Favreau e Filoni fizeram um grande esforço para esconder a aparência de Skywalker – chegando a encomendar um modelo CGI de Plo Koon. “Tínhamos até uma cabeça de CGI para esse personagem, então quando você via os diários, ou a sala de edição, parecia que era o personagem”, disse Favreau. “Na verdade, pagamos por efeitos visuais que não usamos apenas para enganar as pessoas que estavam trabalhando neste programa (risos).”