Notícias

Morre Colin Cantwell, um dos criadores das naves da saga Star Wars

O mundo das guerras nas estrelas perdeu hoje (23) um de seus astros mais significativos para a saga. O artista conceitual Colin Cantwell faleceu em Colorado no sábado aos 90 anos, segundo a Hollywood Reporter, veículo que confirmou através de Sierra Dall, companheira do americano nos últimos 24 anos. Embora as causas não foram reveladas, o artista lutava contra Alzheimer há alguns meses. Cantwell foi o grande inventor conceitual das naves mais icônicas como as X-Wings, os Tie Fighters, os Cruzadores Imperiais e até mesmo da Estrela da Morte. Carregou em sua carreira os cargos nas equipes de efeitos especiais de filmes como 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968), de Stanley Kubrick, Contatos Imediatos de Terceiro Grau (1977), de Steven Spielberg, e Jogos de Guerra (1983), de John Badham, filme no qual recebeu uma indicação ao prêmio Bafta em 1984.

“Kubrick ficou perturbado com a partitura e demitiu vários compositores”, escreve Cantwell em suas postagens de perfil social. Uma noite, enquanto conversava com Stanley enquanto comiam sanduíches de peru na casa de Kubrick, Colin sugeriu o agora famoso tema ‘Assim Falou Zarathustra’, assim como a maioria das outras músicas do filme, exceto a valsa ‘O Danúbio Azul’. Foi por seu trabalho em 2001 que levou a ser procurado por George Lucas para Star Wars, com Cantwell projetando muitas das naves e veículos não apenas no primeiro filme de 1977, como observa o magazine ScreenRant, um dos designs não utilizados de Cantwell ressurgiu no filme de 2018 Solo: Uma História Star Wars, onde foi apelidado de “Cruzador de Arrestor da Classe Cantwell”.

Animador e arquiteto da mesma turma que o famoso arquiteto Frank Lloyd Wright, Cantwell ganhou experiência no espaço enquanto trabalhava em vídeos educacionais para o Jet Propulsion Laboratory e também para NASA no final dos anos 60 em meio à corrida espacial. 


Atenciosamente,

Prof.º Me. Vebis Jr
Mestre em Cinema 
Especialista em Comunicação 
Graduado em Audiovisual e Multimídia”O Cinema é um campo de batalha” – Samuel Fuller