Relembrando porque George Lucas amava as Edições Especiais
Mesmo depois de se tornar o filme de maior bilheteria de todos os tempos, George Lucas ainda não estava completamente satisfeito com Star Wars. Claro, o cineasta obviamente estava feliz com muito do que está na tela, mas o visual e o escopo que ele tinha em mente quando fez o filme na década de 1970 não se alinhavam com o produto final. Ele simplesmente não tinha tempo nem dinheiro. Por isso, 20 anos depois, ele criou as Edições Especiais – a primeira delas, Uma Nova Esperança, foi lançada em 31 de janeiro de 1997, e essa semana isso fez 25 anos, e estamos relembrando as coisas por aqui.
“Minha motivação original em voltar ao filme e trabalhar nele é que os filmes, ao contrário de livros ou sinfonias, nunca terminam. Eles são abandonados ou arrancados de você”, disse Lucas ao Entertainment Tonight em 1997. “E em algum momento alguém diz: ‘Já chega. Estamos colocando nos cinemas.’ E você diz: ‘Mas não está feito!’ ‘Ah, você vai estar nisso por cem anos se deixarmos você continuar com isso.'”
“Havia muitas coisas em [Uma Nova Esperança] com as quais eu simplesmente não estava feliz e quando o filme saiu todo mundo disse: ‘Oh, parece ótimo. Você adora isso.’ Eu disse: ‘Bem, você sabe que é apenas cerca de 60% do que eu queria que fosse.’ Todo mundo achou que eu estava louco’ ”, continuou ele. “Esta foi uma oportunidade para eu realmente consertar o filme e fazê-lo ser o que eu queria que fosse. E faça com que seja pelo menos 80% do que eu esperava que fosse. E livre-se desses pequenos espinhos que estavam presos lá.”
E assim, em meados da década de 1990, Lucas começou a mexer em seus filmes. E mexer. E mexer. E a coisa toda virou uma bola de neve. “Comecei a brincar com algumas das tomadas de efeitos especiais no final do filme”, disse Lucas. “‘Nossa, eu realmente queria que isso tivesse mais distância. Eu queria que o navio começasse maior e depois ficasse menor.” E antes de terminar, eu tinha refeito cerca de 150 tomadas em [Uma Nova Esperança]. Era como puxar o fio de um suéter. Ou pintar uma casa. “Bem, vamos pintar esta parede.” “Bem, deveríamos mesmo pintar esta parede aqui.” “Talvez devêssemos pintar o teto também.” “Agora, esta sala parece tão grande. Talvez devêssemos fazer a sala de estar.” É apenas uma coisa que leva a outra.”
“Foi uma experiência muito agradável”, acrescentou. “Eu me sinto muito melhor com o filme e acho que o que estou deixando para trás [é] muito mais o que eu tinha em mente.”
Eu sei que você irá me falar que essas citações não são novidade. Você provavelmente os leu 25 anos atrás e pensa neles toda vez que Jabba the Hutt aparece em Uma Nova Esperança ou Cloud City aparece no final de O Retorno de Jedi. (E novamente quando mais planetas foram adicionados ao Retorno de Jedi anos depois.) Mas estamos revendo isso novamente hoje apenas como uma maneira de humanizar o processo. Os fãs podem ter um relacionamento complicado com as edições especiais, mas o homem que as fez aparentemente não. Eles eram sua maneira de consertar as coisas em sua vida com as quais ele não estava feliz. E ele adorou. Vinte e cinco anos depois, ele provavelmente ainda o faz. Embora, neste momento, talvez seja hora de transformar esses 80% em 100%.