Artigos

Carl Sagan achava que Star Wars era cientificamente impreciso

A era da internet é bastante antiga neste momento, e nós nos acostumamos com as pessoas criticando imprecisões sobre nossos filmes e programas de TV favoritos. E isso quase que imediatamente hoje em dia. Você quase não consegue curtir um filme de que gosta sem alguém dizendo que isso nunca poderia acontecer. Mas isso não é algo dos dias de hoje, imagine um dos astrofísicos mais respeitados do mundo e ele resolve críticas. Só que na época, isso não acontecia na Internet, era em programas de televisão. Em 1978, Carl Sagan estava no programa de Johnny Carson falando sobre como Star Wars era cientificamente errado.

O vídeo nos mostra um pouco do segmento do painel de Sagan no The Tonight Show com Johnny Carson e o apresentador orienta seu convidado a reiterar declarações que ele fez sobre Uma Nova Esperança (então chamado de Star Wars) e Contatos Imediatos de Terceiro Grau. Embora nunca sejam duros com o último, Sagan faz muitas críticas sobre o primeiro.

Para começar, ele se opõe à existência de seres humanos em uma galáxia muito, muito distante. Sagan aponta que é uma chance infinitesimalmente pequena de formas de vida que parecem, soam e se comportam exatamente como nós deveriam existir em qualquer lugar, exceto na Terra. Uma avaliação justa, mas também é um filme, cara. No entanto, ele também aponta como todos os humanos no filme são brancos e isso também não é bom, o que é definitivamente verdade.

Em um fascinante momento de presciência, Sagan também aponta dois dos maiores detalhes do tipo “ei, espere um minuto” que os fãs de Star Wars têm debatido há anos. O primeiro, é claro, é a imprecisão de “parsecs” usados ​​no contexto de velocidade/tempo em vez de distância, que é o que é. Ele diz que é como dizer que San Diego fica a 30 milhas por hora de Los Angeles. Mas ele também se opõe a Chewbacca não receber uma medalha no final! Incrível como isso sempre foi um ponto sensível para todos. Discriminação anti-wookiee, de fato.

De qualquer forma, da pra chamar o Carl Sagan de um troll científico.