Star Wars: The High Republic | Entendendo todas as conexões
Entramos em uma nova era ousada literal e figurativamente com o lançamento de Star Wars: The High Republic em 2021. Até agora, o novo braço da franquia existe como um universo compartilhado de livros e quadrinhos – com novas ondas de histórias e projetos (como um audiolivro) no horizonte. Enquanto os fãs de Star Wars podem escolher quais projetos da High Republic eles desejam se conectar, dar um passo para trás e olhar para a história maior do Universo de Star Wars sendo cuidadosamente construída vale a pena e é fascinante.
Então segue o fio, que vamos fazer uma análise de todos os principais eventos e personagens conectados que estão atualmente em jogo em Star Wars: The High Republic – com dicas sobre o que está por vir!
O Grande Desastre
Tudo começa com um grande desastre no hiperespaço (apelidado de “O Grande Desastre”) que ameaça todo um sistema de planetas nos Territórios da Orla Externa. Quando a nave chamada Legacy Run colide com um objeto misterioso durante o trânsito no hiperespaço, a destruição resultante lança cargas de estilhaços no espaço real a velocidades rápidas o suficiente para vaporizar qualquer coisa com a qual colidam – até planetas inteiros.
A destruição de Legacy Run e a resultante calamidade galáctica se desdobram na véspera da Ordem Jedi e da República inaugurando em conjunto o “Starlight Beacon”, um importante posto avançado que trará as leis, a ordem e a luz da República para a selvagem Orla Externa. Devido ao desastre no Hiperespaço, os Jedi são forçados a espalhar suas fileiras pela região para salvar o dia; enquanto outros são repentinamente lançados fora de seu curso pretendido e em aventuras inesperadas nas regiões desconhecidas do espaço.
Os eventos de Light of the Jedi, Into The Dark, Star Wars: The High Republic e os quadrinhos Star Wars: The High Republic Adventures, todos giram em torno dos vários Jedi na Starlight Beacon (Avar Kriss), perto dele (Keeve Trennis , Mestre Sskeer), ou viajando para lá (Reath Silas, Lula Talisola) quando o desastre ocorre.
Starlight Beacon
Como te contei ali em cima, a razão pela qual tantos Jedi estão viajando para a Orla Externa ou já estão na região é que a Ordem Jedi e a República estão abrindo o Starlight Beacon, uma sofisticada nova estação espacial da Orla Externa (ou “A Fronteira” como é chamada) . Starlight tem um sinal de farol que ajuda as naves a navegar pelas “zonas escuras” da Orla Externa.
Star Wars: The High Republic – Into the Dark inclui uma subtrama que revela como uma importante missão de resgate Jedi anos no passado plantou as sementes para a criação de Starlight. Os mundos de Eiram e E’ronoh sempre estiveram em conflito, mas quando seus respectivos monarcas foram sequestrados, uma pequena equipe de alguns Jedi pouco ortodoxos (incluindo os protagonistas da Alta República Cohmac Vitus e Orla Jareni) trabalhou no resgate. Um monarca morreu salvando o outro, e aquele sacrifício trouxe uma nova paz entre Eiram e E’ronoh. A região entre os dois mundos é onde o Starlight Beacon é estabelecido.
A morte de Jora Malli
O Mestre Jedi Jora Malli era um Togruta Jedi que foi escolhido para ser o Marechal do Starlight Beacon. Mas, o Mestre Malli perde sua vida tragicamente durante o Desastre do Hiperespaço, enquanto os Jedi lutam contra os piratas espaciais conhecidos como Nihil na Batalha de Kur.
A morte de Jora Malli tem um grande efeito nos eventos da Alta República. Afeta e/ou muda fundamentalmente os padawans de Malli, Reath Silas e Dez Rydan, quando eles sentem sua morte durante uma missão angustiante em Star Wars: The High Republic – Into the Dark.
Sem Jora, os respectivos caminhos de Reath e Dez se transformam em um futuro incerto dentro da Ordem Jedi e também cria uma fenda escura e perigosa dentro do melhor amigo de Jora, Mestre Sskeer, que quase morreu junto com ela e foi destruído como resultado.
A Nova Marechal
Depois que Jora Malli morre, os Jedi precisam promover um dos seus para substituí-la como Marechal do Starlight Beacon. No final, o trabalho vai para a Mestre Avar Kriss. Avar é a figura central no romance A Luz do Jedi e tem a habilidade única de interpretar a Força como uma sinfonia musical da vida. Essa visão musical da Força permite que Avar atue como um “condutor” que é capaz de coordenar grandes grupos de Jedi no esforço de resgate durante o Grande Desastre, e na investigação subsequente e na batalha contra os piratas Nihil. Essa bravura e habilidade de liderança levaram Kriss a ser promovida a Marechal do Starlight Beacon.
Como um de seus primeiros atos como Marechal, Avar Kriss tornou cavaleiro Keeve Trennis após seus julgamentos finais como padawan. Neste momento, Avar Kriss foi para Sedri Minor para ajudar Keeve na batalha contra a raça de monstro-planta do lado negro conhecida como Drengir.
A Guerra das Tribos
Os piratas espaciais Nihil rapidamente provaram ser tão complexos quanto a Ordem Jedi durante sua introdução inicial durante a Alta República. Os Nihil são saqueadores na Orla Externa que dividem seu sindicato em três “Tempestades” lideradas por “Corredores da Tempestade” que comandam regimentos menores conhecidos como Tempestades, Nuvens e Ataques. Os Nihil atacam e invadem quaisquer naves ou mundos que encontrarem, com uma estrutura de pagamento completa para seus bens saqueados.
Luz dos Jedi revelou que os Nihil possuem uma tecnologia chamada motor Path, que permite que eles viajem incrivelmente rápido por caminhos do hiperespaço que outras naves não podem acessar. Isso essencialmente permite que as naves Nihil desapareçam e reapareçam à vontade, mesmo em pequenos espaços de batalha. Os Nihil também constroem naves de guerra gigantes com restos de naves conquistados e usam armas químicas como gás e veneno para destruir seus inimigos.
Operativos Nihil apareceram por toda a Alta República: Um novo líder surgiu no grupo (Marchion Ro, o “Olho do Nihil”), e Into the Dark apresentou um Nihil que conseguiu se conectar com Padwan Reath Silas em um nível romântico, sugerindo que o grupo não é totalmente ruim.
A Ascensão do Lado Negro
Os outros vilões que The High Republic está apresentando são os Drengir. Uma espécie de criaturas vegetais sencientes e amorfas, os Drengir anseiam por carne fresca e vêem outras formas de vida sencientes como seu bufê. Os Drengir são ferozes e quase indestrutíveis, capazes de sobreviver sendo cortados ao meio por um sabre de luz, formando dois novos corpos independentes das metades cortadas.
No momento, ainda existem muitos mistérios em torno dos Drengir, e por que eles parecem conhecer bem os Jedi, após terem sido deixados em estase adormecida devido a um selo da Força que os Jedi colocaram em uma estação espacial remota da Orla Exterior que os Drengir invadiram (ver : Into The Dark). O que sabemos é que os Drengir têm uma mente coletiva que compartilham, conectada ao poder do lado negro. A influência do lado negro provou ser a maior ameaça para os Jedi, já que os Drengir têm Mestres Jedi experientes (Sskeer) controlados pela mente e até cortaram a conexão de um Cavaleiro Jedi com a Força inteiramente (Dez Rydan). Na verdade, sua influência sombria está agindo como uma praga, se espalhando de Jedi para Jedi.
Into The Dark revelou duas populações de Drengir na remota estação espacial e um estranho planeta remoto conectado ao retransmissor da estação; Star Wars: The High Republic revelou um ninho de Drengir operando em Sedri Minor, também. Até agora, parece que as criaturas plantas do mal estão se preparando para algum tipo de guerra maior por vir.
Guerra de Gangues
The High Republic – Into the Dark terminou com a revelação de que a missão de resgate de reféns dos monarcas de Eiram e E’ronoh anos atrás (que costurou as sementes para a criação do Starlight Beacon) era na verdade parte de um esquema maior do Cartel Hutt. Os Hutts secretamente contrataram o sindicato do crime governante na orla externa para sequestrar os governantes de Eiram e E’ronoh, sabendo que isso derrubaria os Jedi sobre eles. Quando o sindicato foi eliminado pelos Jedi e pela República, isso criou um vácuo de poder no submundo da Orla Externa que os Hutts estavam dispostos a preencher de bom grado.
No entanto, nos eventos atuais da Alta República, os Nihil não estão aceitando a tentativa de expansão dos Hutts. A história em quadrinhos de The High Republic revelaram uma guerra sangrenta de gangues entre os Hutts e Nihil, com ambos os lados sofrendo algumas perdas horríveis. Nem é preciso dizer: essa guerra de gangues vai piorar muito antes de melhorar.