Luke Skywalker entre “O Retorno de Jedi” e “The Mandalorian”
Tudo que sabemos até agora do que fez de importante o último jedi.
O Retorno de Jedi foi decisivo para a vida de Luke. Foi lá que ele enfrentou seu maior desafio: Darth Vader, seu pai, e Palpatine, o imperador da galáxia.
Yoda havia dito a Skywalker que ele só seria um jedi se enfrentasse Darth Vader. Então Luke o enfrentou e trouxe seu pai de volta para a luz quando o mesmo o salvou de Palpatine. Luke então se tornou o último jedi.
Antes de morrer e se unir a Força, Yoda diz a Luke que ele será o último jedi e que ele deveria passar o que aprendeu.
A primeira aluna
Depois dos eventos de Episódio VI, Luke treinou sua irmã Leia nos caminhos da Força. Leia era muito talentosa, tanto nas artes espirituais (meditação, por exemplo), como nas artes físicas, duelos com sabre de luz. Leia foi capaz até mesmo de construir seu próprio sabre.
No último dia de seu treinamento, Leia teve uma visão da Força: a morte de seu filho, se ela se tornasse uma jedi. Então ela optou por não seguir esse caminho.
A Batalha de Jakku
Há relatos de que Luke participou da Batalha de Jakku, a última grande batalha contra o Império.
Segundo testemunhas, um jedi de capa preta e sabre de luz verde derrubou um Star Destroyer na superfície do planeta desértico usando a Força.
A bússola da Força:
Depois desse evento, Luke sentiu um chamado da Força em um planeta que era dominado por remanescentes imperiais.
Em Battlefront II, vemos como Luke embarcou nessa busca. Skywalker aparece ao lado do agente imperial Del Meek no planeta Pillio. Os dois se encontram por acaso nesse planeta hostil e acabam se ajudando enquanto estão ali a fim de sobreviver.
Eles acabam encontrando um cofre particular de Palpatine, e é aí que Luke descobre uma bússola com mapa de estrelas que pode levar a Templos Jedi desconhecidos.
Luke desde então passou a viajar pela galáxia atrás de artefatos jedi. Há relatos que visitou sua irmã durante o nascimento de seu sobrinho Ben Solo.
O resgate de Grogu:
Nos eventos de The Mandalorian, Luke ouve um chamado vindo do planeta Tython. Era Grogu, um ser sensitivo da mesma raça de seu mestre Yoda. O pequeno havia sido criado no Templo Jedi em Coruscant antes do Grande Expurgo Jedi, mas ainda não tinha sido totalmente treinado como um jedi.
Apesar de conseguir combater todo o batalhão do cruzador de Gideon, Mando e seus aliados se encontram encurralados em menor número quando os Dark Troopers são convocados para salvar seu mestre.
Nos eventos de Star Wars – The Mandalorian: Capítulo 16, Mando e seus aliados conseguiram libertar Grogu e render Moff Gideon. Contudo, o grupo fica encurralados quando Dark Troopers invadem o Star Destroyer.
Quando tudo estava perdido, uma X-Wing aparece no sistema de alerta da nave imperal. Uma pessoa coberta por um manto escuro sai da nave. Logo o vemos caminhar e derrotando um a um sem esforço os temíveis Dark Troopers. Luke chega a ponte de comando da nave e se revela como um jedi. Depois de Din Djarin se despedir de Grogu. Luke junto de R2-D2, leva o pequeno para ser treinado.
Durante sua luta contra os Dark Troopers, vimos o quanto Luke evoluiu como um jedi, em técnica com o sabre de luz combinado com poderes da Força.