The Mandalorian | Jon Favreau fala dos desafios de seguir os passos de George Lucas
O criador de The Mandalorian, Jon Favreau diz que a primeira série live-action ambientada na galáxia Star Wars criada por George Lucas foi uma oportunidade de “podar tudo de volta ao início novamente”, trazendo a franquia de 40 anos de volta às suas raízes, mas na pequena tela. Como Star Wars dirigido por Lucas, o blockbuster de 1977 que conta com Flash Gordon e Akira Kurosawa como influências, Favreau retirou-se de obras clássicas ao desenvolver seu western espacial sobre um atirador solitário. O objetivo: fazer The Mandalorian se sentir “semelhante ao que George fez” com sua ópera espacial original de pequeno orçamento.
“Esta foi uma oportunidade de podar tudo de volta ao início novamente”, disse Favreau a Deadline sobre sua série Disney+. “E ter novos personagens nos permitiu fazer isso.”
Como o Star Wars original, Favreau concretiza sua visão combinando efeitos práticos com tecnologia inovadora. E como o filme que viria a ser chamado de Uma Nova Esperança, o produtor executivo da série olhou para faroestes e filmes de samurai para inserir elementos de gênero em The Mandalorian.
“O que foi realmente alucinante é que há muito em tentar criar essa autenticidade, para torná-la parecida com o que George fez”, disse Favreau, “e então você percebe que George estava fazendo isso sem um roteiro.”
Situado cinco anos após os eventos do Retorno de Jedi, produzido por Lucas, uma vez que o fim original da saga Star Wars em 1983, Favreau sabia que The Mandalorian seria comparado à mesma trilogia de filmes que influenciaram a série.
“Somos DJs, tocando músicas dos Beatles. Ele é os Beatles”, disse Favreau sobre a ‘remixagem’ das histórias de Lucas. “E o truque é: como você recombina isso?”
Por mais que Favreau quisesse que The Mandalorian parecesse um clássico Star Wars, a nova série precisava ter sua própria identidade, já que o show inaugural foi lançado junto com o principal serviço de streaming da Disney.
“Ter uma forma de criar um frescor, sem deixar de respeitar o que veio antes, acho que é um dos desafios dos contadores de histórias neste momento, pois estamos inundados com muito conteúdo”, disse. “Agora, tudo está ao toque de um dedo, então todo mundo tem um contexto cultural tremendo … Você sabe, todo mundo está verificando seu trabalho.”
O diretor do Homem de Ferro disse anteriormente ao Deadline que foi o chefe da Marvel Studios, Kevin Feige, pastor do Universo Cinematográfico da Marvel, que o ensinou a manter os fãs principais em mente enquanto mantém uma “mão estendida” para os novos.
“Você sempre quer manter os fãs do núcleo em mente, porque eles têm mantido a tocha acesa por muitos e muitos anos”, disse Favreau. “Mas também são histórias para jovens e novos públicos. Esses são mitos, então você sempre quer ter uma mão estendida para pessoas que podem não ter esse histórico.”