Explicando a Timeline dos Mandalorianos
A franquia Star Wars atingiu um marco interessante com o lançamento de The Mandalorian na Disney+ no ano passado. Por um lado, Star Wars é uma série de ficção científica/fantasia que tem um conhecimento profundo que os obstinados aprendem e recitam como as escrituras. Por outro lado, The Mandalorian abriu as portas para uma população demográfica muito maior de espectadores de Guerra nas Estrelas – e principalmente que não estão realmente envolvidos na história da franquia. Mesmo se você acompanhou todos os filmes e desenhos de Guerra nas Estrelas, há um arco de franquia que é bastante confuso para todos: a história de Mandalore.
O seriado fez alguns esboços breves (mas cruciais) de onde a cultura Mandaloriana no período da Trilogia de Sequelas de Guerra nas Estrelas – mas isso não é suficiente. Abaixo, você encontra um resumo da história de Mandalore em Star Wars – incluindo as perguntas não respondidas que a segunda temporada de Mandalorian pode responder!
O que é Mandalore?
Primeiro e mais importante: o planeta Mandalore está localizado nos Territórios da Orla Exterior. A cultura Mandaloriana era de guerreiros ferozes que adoravam conquistar e batalhar, e eles desenvolveram algumas das armaduras e armas mais temíveis da galáxia. Os Mandalorianos eram fortes o suficiente para resistir à Ordem Jedi na Velha República e, eventualmente, invadiram seu templo. Anos de guerra deixaram o terreno do planeta arruinado, levando a uma série de cidades condenadas. Mandalore acabou vendo um regime pacifista chegar ao poder sob a duquesa Satine Kryze, o que nos leva a reviravoltas voláteis das Guerras Clônicas.
Guerra Civil Mandaloriana
Durante Star Wars: The Clone Wars, o governo pacifista da duquesa Staine foi contra o movimento Death Watch, liderado por Pre Vizsla. As interrupções do Death Watch permitiram que Darth Maul assumisse o movimento, fundindo o Death Watch em seu Shadow Collective. Ele assassinou a duquesa Satine e destacou o primeiro ministro Almec como seu líder fantoche. Desnecessário dizer que foi um período sombrio para Mandalore, nos primeiros anos das Guerras Clônicas.
O cerco a Mandalore
As Guerras Clônicas chegaram ao fim com a Ordem 66 e a ascensão do Império Galáctico do Imperador Palpatine. Como vimos na temporada final de The Clone Wars, o ex-aprendiz de Anakin Skywalker, Ahsoka Tano, se juntou à irmã da duquesa Satine, Bo-Katan Kryze, na operação “The Siege of Mandalore”. Juntos, Tano e Kryze derrubaram Darth Maul e sua facção do Death Watch, parecendo libertar Mandalore do controle do lorde do crime. Mas essa vitória foi passageira …
Domínio Imperial
Bo-Katan tornou-se regente de Mandalore após as Guerras Clônicas e o Cerco a Mandalore, mas seu governo foi breve. Bo-Katan recusou-se a seguir as ordens do Império, preferindo manter Mandalore neutro e autogovernado por seu próprio povo. O Império apoiou o Clã Saxão (liderado por Gar Saxon) na derrubada de Bo-Katan, com o Império instalando Gar como vice-rei e governador do planeta. O Império usou Mandalore como o local de uma Academia Imperial, para treinar seus soldados usando os modos de guerreiros de elite de Mandalore.
Segunda Guerra Civil
Alguns anos antes de Luke Skywalker emergir como a nova esperança da galáxia, Mandalore travou uma segunda guerra civil. Gar Saxon entrou em conflito com o Clan Wren, que incluía a agente pioneiro da Aliança Rebelde, Sabine Wren, e sua mãe Ursa. Ursa matou Gar Saxon em batalha, forçando Mandalore a entrar em erupção em um conflito de clãs contra clãs. Embora o Império pudesse ter o Clã Wren nas cordas, Bo-Katan ressurgiu para se juntar a Sabine Wren e trouxe os principais clãs sobreviventes de Mandalore (e seus famosos Protetores), para combater o Tiber Saxon e as forças imperiais. Depois que Sabine ajudou a mudar a maré e derrotar o Império, ela entregou o manto da liderança mandaloriana, o Darksaber, a Bo-Katan, oficialmente tornando-a líder de Mandalore.
O Grande Expurgo
Star Wars nunca abordou diretamente esse período sombrio da história de Mandalore na tela, mas os efeitos de “O Grande Expurgo” formam a base inteira da história de The Mandalorian. Basicamente, algum tempo depois que Bo-Katan assumiu o controle de Mandalore nos primeiros dias da Guerra Civil Galáctica, o Império revidou (típico), massacrando o povo Mandaloriano até quase extinção aparente. O Império então acumulou o aço beskar dos mandalorianos, a base para suas armas e armaduras únicas. Não se sabe o que aconteceu com Bo-Katan Kryze, mas seu Darksaber acabou nas mãos de Moff Gideon, mas descobriremos quando Katee Sackhoff a interpreta na segunda temporada de The Mandalorian.
A Tribo
Após o Grande Expurgo, os Mandalorianos sobreviventes foram unidos em uma turma itinerante conhecida como “A Tribo”, que acabou por se esconder no planeta Nevarro. Liderada por “The Armorer”, a Tribo levou missões por toda a galáxia na tentativa de recuperar seu aço beskar e recuperar sua cultura guerreira. E no final da 1ª temporada, a Tribo foi novamente dispersa e fugiu, quando Moff Gideon veio a Nevarro para caçá-los e levar o bebê Yoda.
A Segunda Temporada de The Mandalorian
Na segunda temporada de The Mandalorian, os fãs de Star Wars esperam descobrir o que exatamente aconteceu no Grande Expurgo, e como isso se relaciona à origem misteriosa e à transformação de Din Djarin em “Mando”. Agora que sabemos que Moff Gideon levou o Darksaber, também esperamos ver Bo-Katan Kryze e Ahsoka Tano fazendo um retorno, interpretado por Katee Sackhoff e Rosario Dawson (respectivamente).
E, claro: precisamos saber como Boba Fett se encaixa em tudo isso …