The Mandalorian | Como Boba Fett poderia ter sobrevivido
Após as notícias de que Temuera Morrison vai interpretar Boba Fett na segunda temporada de The Mandalorian, alguns fãs de Star Wars ficaram perplexos com a forma como o personagem poderia retornar depois do que parecia ser sua morte em Star Wars: O Retorno de Jedi, como uma série de histórias de Legends provavelmente já revelou: ele não morreu. Detalhes sobre o retorno de Fett em The Mandalorian podem ser mínimos neste momento e as histórias de Legends não são mais canônicas, mas não ficaremos surpresos se a segunda temporada pegar emprestado alguns pontos das histórias famosas de Fett.
Em Return of the Jedi, vários personagens caem no Grande Poço de Carkoon, onde dizem que foram digeridos no estômago de um sarlacc ao longo de mil anos. A anatomia específica do sarlacc significa que nunca aprendemos o processo pelo qual suas vítimas foram digeridas, deixando o público a supor que não havia retorno do poço. O que sabemos é que a digestão não foi um processo rápido; portanto, ter uma armadura Mandaloriana durável tornaria Fett muito mais difícil de digerir, como foi confirmado em uma série de quadrinhos de 1991.
Em Star Wars: Dark Empire, do escritor Tom Veitch, avançamos muitos anos após o fim do Império Galáctico. Em um ponto da série, Fett aparece na frente de Han Solo, para grande surpresa de todos, e ele apenas diz que o sarlacc o achou “indigesto”. Em 1996, o escritor JD Montgomery elaborou o conto “A Barve Like That: The Tale of Boba Fett” para Star Wars: Tales do livro Jabba’s Palace, que explicou que Fett criou uma conexão telepática com uma das ex-vítimas do sarlacc para convencer o sarlac pode comer seu jetpack, resultando em uma explosão. Acrescente a isso algumas granadas de concussão e Boba conseguiu se libertar das garras do sarlacc.
A natureza fluida do cânone de Guerra nas Estrelas ao longo dos anos permitiu que Boba Fett aparecesse em vários romances e gibis do Legends, todos irrelevantes com a compra da Lucasfilm pela Disney. Para alguns fãs, essas foram boas notícias, dada a natureza confusa e contraditória dessas narrativas, enquanto outros ficaram desapontados com o fato de as histórias amadas serem ignoradas pelo cânone oficial. No entanto, o poder de algumas dessas histórias transcende o que pode significar ser “cânone”.
Um dos vilões mais famosos do Legends é o Grande Almirante Thrawn, popularizado em uma série de romances. Com a série animada Star Wars Rebels, Dave Filoni incorporou Thrawn com uma atitude e uma história de fundo semelhante à de sua história no Legends. A série também reviveu o formidável inimigo de Legends, Rukh, enquanto Star Wars: The Rise of Skywalker retratou a sobrevivência do imperador Palpatine através do uso de clones, outra história vista nas histórias de Legends. Com Filoni envolvido no desenvolvimento de The Mandalorian, ele pode mais uma vez encontrar maneiras de utilizar o conhecimento das lendas.
Curiosamente, outra série de Filoni, Star Wars: The Clone Wars, viu o retorno de Darth Maul após sua aparente morte em Star Wars: The Phantom Menace, e mesmo tendo uma terrível queda, como o Imperador que também sofreu uma queda terrível em Retorno de Jedi. Entre os retornos de Maul, Palpatine e Fett, tornou-se evidente que você não pode acreditar que um personagem tenha morrido apenas porque sofreu uma queda gigante.
Embora ainda tenhamos meses para aprender os detalhes canônicos da sobrevivência de Boba Fett, podemos apenas assumir que a série seguirá a abordagem mais simples possível e apenas confirmará que ele simplesmente não morreu todos esses anos atrás. Com menos de uma década se passando entre O Retorno dos Jedi e O Mandaloriano, não há como dizer o que o caçador de recompensas havia feito em todos esses anos. O que vale a pena notar, no entanto, é que nem Boba Fett nem Din Djarin nasceram na cultura Mandaloriana, que poderia acabar motivando uma aliança ou atrito entre os caçadores de recompensa.