Curiosidades

7 razões porque The Mandalorian poderia ser um RPG

Para quem gosta de jogar um bom RPG, é muito fácil traçar um paralelo entre o jogo e a série The Mandalorian.

Existem tantos paralelos que se você quiser, da para transformar na sua campanha e usar regras de D&D ou Cyberpunk nele.

O Personagem Principal é uma folha em branco

É um personagem clássico de faroeste, e sim parace muito um protagonista de jogo, e o mais legal, ainda estamos conhecendo a história dele, então da para criar um monte de aventuras para preencher as lacunas que ainda existem sobre a vida dele.

É sobre fazer o melhor uso da sua pilhagem

Quando Mando faz um trabalho, ele é pago em Beskar, o metal místico que é a base da cultura Mandalore. E uma vez que ele tem o suficiente desse metal, ele leva para a “Armourer”, uma mandalore que tem um papel duplo de ferreiro e sacerdote de algum tipo. Com base na quantidade de lingotes que ele coletou, ela fará novos pedaços de armadura, que aumentarão suas estatísticas. Um pequeno trabalho pode ser o suficiente para uma nova bijuteria brilhante, enquanto um carregamento gigantesco é suficiente para lhe dar uma armadura completa.

De vez em quando rola de liberar uma arma nova

À medida que as missões avançam, se tem acesso a maneiras cada vez mais emocionantes de atacar as pessoas, e é um verdadeiro prazer toda vez que algo novo é revelado. Há o lança-chamas montado no braço, o gancho de agarrar e, claro, o espingarda surpreendente, que desbloqueia um modo de sniper, uma ferramenta de espionagem e até uma capacidade de atordoamento corpo a corpo como o jogo … Quero dizer, o programa progride. A peça principal do kit, no entanto, é o “whistling birds”: um enxame de micro-mísseis que podem (e fazem) derrubar uma sala inteira cheia de agressores.

Tem muitas missões principais

A série tem um ponto de partida clássico: um fim de mundo chamado Nevarro, onde o Mandalorian está fazendo trabalhos para Carl Weathers. Mas, à medida que as missões e problemas aumentam, ele desbloqueia novos locais – como o fim de mundo de Arvala-7 (onde ele conhece o Ugnaught Kuiil), ou Sorgan (onde eles cultivam camarões azuis de néon) e Tatooine. Ele viaja de um lado para outro entre esses locais enquanto desbloqueia novas missões, usando sua nave, a Razor Crest, como um centro persistente onde ele armazena equipamentos e prisioneiros.

Praticamente todo episódio é uma descrição de uma missão de RPG


A maioria dos episódios se desenrola exatamente como as missões de RPG. No episódio dois, ele tem que lutar contra um miniboss (um tipo de rinoceronte) para adquirir um ovo peludo, que ele precisa pagar para alguns Jawas para que ele possa recuperar suas peças e consertar sua nave e passar para a próxima missão. No episódio quatro, ele se une a um ex-soldado de choque Imperial para proteger uma vila de agricultores de “orcs”, e há até uma briga de chefes na forma de um grande e desagradável Imperial AT-ST. Mas é o episódio sete que realmente sacamos isso, quando Mando se torna o quinto membro de um grupo de babacas encarregado de invadir um transporte prisional da Nova República. Há um dróide com a habilidade de hackers, um atirador que desbloqueou uma vantagem que lhe dá a capacidade de disparar três armas por vez, uma espécie de alienígena com tesão horrível no arquétipo do trapaceiro clássico e um grande homem diabo estúpido que colocou toda a sua habilidade pontos em força.

Aos poucos ele foi formando uma equipe

Embora solitário por natureza, a missão de Mando de proteger uma criança verde e pequena do “Werner Herzog”, faz com que ele começe a montar um grupo de desajustados, um por um. Eles têm habilidades complementares – soldado (Cara), engenheiro (Kuiil), mago (Baby Yoda) – e o último em particular até pega novas habilidades de suporte à medida que sobem de nível. No estilo clássico de Mass Effect, todos acabam morando no navio do Mandaloriano. Mesmo os animais Blurgg, maravilhosamente desagradáveis, pertencentes a Kuill, formam montarias para eles.

E tem um monte de missões secundárias


Acho que o momento em que percebi que definitivamente estava assistindo uma grande RPG foi no episódio cinco, em que o Mando está apenas tentando consertar sua nave depois e é abordado por um jovem aspirante a caçador de recompensas que está desesperado por sua ajuda no cumprimento de seu primeiro contrato. Assim como muitos de nós, Mando se sente estranhamente obrigado a ajudar esse total estranho e assume o trampo, apesar de ser claramente a última coisa no mundo que ele quer fazer. Embora o capacete de Mando oculte seu rosto o tempo todo, eu pude vê-lo ali, na leve queda de seus ombros. Quem nunca jogou trocentas missões secundárias quando está em um partida de RPG só para aumentar seus atributos, e nem precisava fazer. Todos nós estivemos na pele do Mando naquele momento.

Versão e tradução deste artigo no Rock Paper Shotgun.