RESENHA | Star Wars: A Ascensão Skywalker (SEM SPOILERS)
Star Wars: A Ascensão Skywalker finalmente teve a sua tão aguardada estreia, e com isso, finalmente pudemos matar aquela ansiedade que alimentamos durante todo o ano, que talvez tenha durado por muito mais tempo, ( 42 anos para ser mais preciso), de finalmente podermos nos despedir de amigos que fizemos ao longo de nossas vidas. E que despedida, meus amigos.
Star Wars: A Ascensão Skywalker apresenta uma grande evolução, tanto por parte de personagens quanto pela complexidade de sua trama. O que é um grande alívio, considerando que o último filme da franquia “Solo: Uma História Star Wars”, tenha sido, não só a maior decepção da história da franquia Star Wars como uma grande decepção na história do cinema em geral. E além do grande fracasso de Solo, o oitavo episódio da saga, Star Wars: Os Últimos Jedi, foi um grande divisor de fãs do mundo inteiro. Os dois longas foram não só um soco no estômago dos fãs, como fez com que os mesmos se questionassem se a franquia estaria realmente caminhando para um futuro tão próspero como era esperado e prometido pela LucasFilms.
E quanto a isso, finalmente podemos respirar aliviados. “Star Wars: A Ascensão Skywalker” é simplesmente épico, e isso não se dá apenas pelo fato da ação, que por sinal é bem envolvente e de tirar o fôlego. Mas sim por se tratar de uma conclusão muito bem construída e satisfatória. Sem se arriscar muito, J.J. Abrams apenas retira é refinar o que teve de melhor em O Despertar da Força e Os Último Jedi.
Elementos clássicos da saga também estão presentes no longa, afinal de contas toda a saga da família Skywalker se conclui nesse grandioso evento, e são mostrados com de forma grandiosa, fazendo com que cada “Fan Service”, arrancasse suspiros, exaltação, risos, aplausos e na maioria das vezes, lágrimas.
Rey e Kylo Ren estão mais poderosos do que nunca, podendo facilmente terem superado grandes Jedi e Sith que já passaram pela saga. Mas a evolução vai além dos poderes. Suas motivações, suas perspectivas e sua ligação com a Força estão mais críveis, tudo foi desenvolvido com bastante sutileza, fazendo com que o desfecho de ambos os personagens, tenham realmente criado novas lendas.
Mas apesar de ser grandioso em sua essência, “Star Wars: A Ascensão Skywalker” não é perfeito. Existem algumas situações que parecem não ter um motivo de origem, elas simplesmente existem, o que faz com que perguntas sejam criadas em um filme que deveria nos dar todas as respostas de perguntas que foram levantadas anteriormente. Outras falhas a serem observadas, são de assuntos que foram abordados em episódios anteriores, e que foram completamente abandonadas e desconsideradas no desfecho da saga, fazendo com que alguns fãs saíssem das salas se sentido enganados.
Mas nada muda o fato de que “Star Wars: A Ascensão Skywalker” é um grande filme e um marco na história do cinema mundial. A Família Skywalker teve um final digno e grandioso como era esperado no coração de todos os fãs da saga.
E no fim, um fato…
” A Força é poderosa em minha família…”
Créditos: Daniel Torres