Marvel encerrará várias HQs de Star Wars em dezembro com Star Wars: Empire Ascendant
O site StarWars.com deu algumas notícias importantes para quem acompanha as revistas em quadrinhos da franquia. As séries em andamento “Star Wars” e “Doctor Aphra” terão suas séries finalizadas em novembro, junto com a conclusão da minissérie Target: Vader. Os três grandes arcos que acontecem entre Uma Nova Esperança e O Império Contra-Ataca verão suas histórias chegarem ao fim. A série da Dra. Aphra também corre paralela a essa linha do tempo e ainda assim a personagem aparece algumas vezes na história principal. Beilert Valance é um personagem do Legends feito recentemente como cânone em Han Solo: Imperial Cadet e é um personagem central da série Target: Vader, que tem sido sólida até agora. Isso é MUITO importante e, para amarrar todas as pontas soltas dessas histórias, a Marvel está trazendo uma equipe de alguns escritores incríveis para fazer isso em uma nova história intitulado Star Wars: Empire Ascendant, que será lançada em dezembro.
Esta notícia não é necessariamente ruim ou inesperada. Há cerca de um mês, rumores surgiram quando as listas comerciais de títulos a serem lançados não tinham Star Wars ou Doctor Aphra indo além de novembro. Matt Martin, do Lucasfilm Story Group, confirmou em seu Twitter, mas disse que em breve haverá um anúncio adequado. Os escritores Charles Soule, Ethan Sacks, Greg Pak e Simon Spurrier colaborarão em uma edição de 56 páginas. Os artistas Luke Ross e Roland Boschi foram anunciados, e há mais por vir. Embora seja chato ver essas revistas terminarem, estão montando um excelente time criativo para este arco final.
Uma das história que provavelmente muitos fãs sentirão falta é Dra. Aphra, que foi o que apresentou algumas das histórias mais loucas e legais de Star Wars nos últimos tempos. Muitos fãs adoraram a personagem Aphra e definitivamente fizeram barulho sobre ela aparecer em alguma animação ou mesmo em alguma produção live-action, especialmente porque a Lucasfilm está tendendo a investir pesado no conteúdo da Disney+. O que os fãs podem fazer é torcer para que a Lucasfilm tenha grandes planos para a personagem – seja uma nova série de quadrinhos ou ela aparecer em The Mandalorian ou em outra série futura de Star Wars. As notícias são inicialmente decepcionam, mas não é provável que este seja o último arco histórico de Chelli Lona Aphra.
A boa notícia é que embora a série tenha sido consistente, essa era de eventos estava começando ficar claustrofóbica. Os escritores tiveram que seguir com cuidado com o tipo de desenvolvimento que o trio de heróis principais poderiam ter e que fizesse sentido com o local onde os encontramos em O Império Contra-Ataca. Definitivamente, as histórias fizeram com que Luke amadurecesse entre os filmes, em especial suas habilidades na Força. Vimos Leia lidar com o trauma de perder Alderaan e ganhar destaque na Aliança Rebelde. É possível que Han tenha escutado sua consciência muito mais do que sua ganância, enquanto Chewbacca permanece firme e leal a seus amigos onde quer que os caminhos deles possam seguir. Essa série sempre foi destinada a chegar ao fim quando se chocava contra os eventos de O Império Contra-Ataca.
A nova história recebeu também uma pequena sinopse que mostra que estamos prestes a ver os acontecimentos que antecedem o Episódio V. Leia abaixo o trecho publicado no site oficial:
Star Wars: Empire Ascendant # 1 encontra a Aliança Rebelde – Luke Skywalker, Leia Organa e Han Solo entre eles – construindo a Echo Base no planeta gelado de Hoth, enquanto Darth Vader tenta localizar a sede da rebelião em vão. Além de servir como um epílogo das séries em quadrinhos Star Wars, que seguiu as aventuras contínuas de nossos heróis após os eventos de Uma Nova Esperança, o volume único especial também abordará os destinos de Dra. Aphra e Beilert Valance.
É curioso notar que Aphra e Valance estarão nessa história que se passa num período tão próximo do filme e que, por motivos óbvios, eles sequer são citados no filme. É de se especular o que poderá acontecer com os personagens, ainda mais com um período entre os Episódios VI e VII tão grande e praticamente inexplorados e que ambos poderiam se encaixar tão bem, principalmente na série The Mandalorian.
Com detalhes ainda por vir, é possĩvel que com A ascensão Skywalker, The Mandalorian e o projeto Luminous num horizonte imediato, eles estejam tentando abrir espaço para mais séries em outro período da linha do tempo. Sem dúvida, haverá uma infinidade de novos personagens de A ascensão Skywalker e The Mandalorian para os escritores explorarem. Além disso, ainda temos a animação Star Wars: Resistance, então sempre há a possibilidade desses personagens continuarem nos quadrinhos. As possibilidades são infinitas, então eu acho que todos devemos considerar isso uma notícia muito emocionante e uma indicação de que a Lucasfilm e a Marvel têm grandes planos para o futuro dos quadrinhos de Star Wars.
Star Wars: Empire Ascendant será lançado em dezembro nos EUA e ainda não possui data de lançamento para o território brasileiro.