DiversosOpiniãoOutras

Rank de Sabres de Luz de Star Wars

Related image

Quem não reconhece as famosas espadas a laser de Star Wars? Apesar de não serem os únicos atributos icônicos da franquia, os sabres de luz provavelmente são os primeiros objetos que vêm na cabeça ao se mencioná-la, e, ao longo dos 42 anos de Star Wars, surgiram muitos sabres. Por mais que todos eles sejam incríveis (até porque não tem como um sabre de luz não ser), recentemente, a plataforma de ciência e notícias geek Gizmodo decidiu classificar em um post os sabres de luz da saga. Esta é a classificação deles.

1. Darth Maul em A Ameaça Fantasma

Image result for darth maul lightsaber

De 1977 até 1998 não havia aparições de sabres duplos em filmes da saga, até que saiu o trailer para o primeiro episódio da trilogia Prequel, e a segunda lâmina saiu do outro lado do sabre. Além da revelação histórica, o sabre entra em primeiro lugar pelo seu design simples e icônico.

2. Luke Skywalker em Retorno de Jedi

Image result for luke skywalker return of the jedi

Após perder o sabre que pertenceu a seu pai em Bespin, Luke constrói um novo, sozinho. O cavaleiro Jedi escolheu um cristal Kyber verde, o primeiro mostrado num filme de Star Wars, já que todos os anteriores tinham sido azuis ou vermelhos. O modelo é um pouco mais largo no fundo, vai afinando, e fica largo novamente no topo. É como se o próprio design dissesse que a arma foi construída para um propósito especial.

3. O Primeiro Sabre de Luz de Darth Vader

Image result for darth vader first lightsaber

Na série de HQs Darth Vader, é mostrado o processo de construção da arma de um lorde Sith. Como parte da iniciação do caído Anakin Skywalker como Sith, Palpatine pede a Vader que ache um cristal Kyber e o corrompa, transformando sua cor base para o vermelho associado com o lado negro. Para isso, Vader procura um dos Jedi que sobraram após a Ordem 66, chamado Kirak Infil’a. Depois que o processo está completo, Vader mantém o cabo trabalhado do sabre original por um tempo, até que ele é destruído numa missão e substituído pelo icônico cabo que se vê na trilogia original.

4. Qui-Gon Jinn em A Ameaça Fantasma

Image result for qui gon lightsaber

Poucos Jedi eram tão charmosos e elegantes como Qui-Gon Jinn e seu sabre de luz, com suas ranhuras pretas do fundo até as pontas. Parece um sabre em um paletó.

5. Conde Dookan em Ataque dos Clones

Image result for count dooku lightsaber

Como o sabre de luz de Darth Maul, o sabre curvado de Darth Tyranus mudou a percepção que os fãs tinham da arma. A extensão no topo faz com que pareça mais um acessório de joalheria que uma arma.

6. O Grande Inquisidor em Star Wars Rebels

Image result for the grand inquisitor lightsaber

Esse sabre de luz parecia mais um canivete. Podia ser usado como um sabre simples, com apenas uma lâmina, mas o outro lado poderia ser ativado e a arma funcionava como um sabre duplo. As lâminas poderiam ser giradas, e em rotatória, era possível usá-las não só para o ataque e desvio de tiros de blaster, mas para flutuar se necessário.

7. Darth Vader em Uma Nova Esperança

Image result for DArth vader lightsaber

Sabe quando falam que uma camada de tinta pode fazer qualquer coisa parecer nova? É isso que acontece com o sabre de Darth Vader. É basicamente o sabre antigo de Anakin Skywalker com mais detalhes pretos, mas com certeza o deixa parecendo mais intimidador.

8. Obi-Wan Kenobi em Uma Nova Esperança

Image result for obi wan lightsaber episode 4

O sabre de luz que Obi-Wan teve era muito parecido com o que Luke construiu para si quando se tornou cavaleiro Jedi.

9. Asajj Ventress em The Clone Wars

Image result for asajj ventress lightsaber

Como o seu mestre, Conde Dookan, Ventress tinha gosto pelos cabos curvados, mas diferentemente de Dookan, ela foi além e teve logo dois sabres de cabo curvado. Como se não fosse o suficiente, mesmo quase sempre usando ambos nas lutas, Ventress às vezes combinava as duas armas e formava um sabre duplo.

10. Os Sabres Amaldiçoados de Darth Atrius

Image result for darth atrius cursed lightsaber

Darth Atrius pode ser um lorde Sith mais esquecido na saga, mas podemos ver os seus sabres de luz e os efeitos terríveis que causam na HQ Star Wars Annual #4. Com um design parecido com o sabre portado por Kylo Ren na trilogia sequel (que já teve o design baseado em outros sabres da época da Velha República), o que fez os sabres de Atrius serem importantes foi o fato deles serem amaldiçoados. O ódio de Atrius era tão poderoso que impregnou suas armas com uma forte energia do lado sombrio tão forte, que mesmo milhares de anos após a sua morte, poderia dominar quem entrasse em contato com elas e fazer com que a pessoa entrasse num violento acesso de raiva, alimentando o poder do sabre. Nem Luke Skywalker conseguiu resistir!

11. O Darksaber

Image result for darksaber

Essa arma pode não parecer com os sabres que conhecemos, mas era. Foi consttruída pelo mandaloriano Tarre Vizsla, o primeiro de sua espécie a se tornar membro da Ordem Jedi. Parecia mais com uma espada tradicional, mesmo com a sua lâmina de energia preta. Após a morte de Vizsla, sua família eventualmente liberou a arma para a Ordem, e o sabre foi passado de geração para geração como símbolo de liderança.

12. O Sabre de Luz Rifle de Jocasta Nu

Image result for jocasta nu lightsaber rifle

A maioria dos Jedi não liga muito para blasters, mas isso não impediu que a bibliotecária dos arquivos Jedi usasse um sabre de luz desta forma. Uma arma especial guardada nos arquivos podia ser carregada com um sabre, e a energia do kyber era convertida em poderosos tiros de blaster.

13. Ahsoka Tano em Star Wars Rebels

Image result for ahsoka rebels lightsaber

No momento em que a série Rebels se passa, Ahsoka já tinha deixado de fazer parte da Ordem Jedi, e transformou seus sabres de luz em um par de lâminas mais sofisticadas, com um design mais complexo e cabos curvados com influência japonesa no design. O que faz os sabres serem tão icônicos é o fato de suas lâminas serem brancas, resultado da purificação de cristais Kyber previamente corrompidos por inquisidores imperiais.

14. Kylo Ren em O Despertar da Força

Image result for kylo ren lightsaber

Com os Jedi e Sith fora do mapa, o jovem Ben Solo construiu para si um sabre original. Sem alguém para instruí-lo corretamente, o resultado foi uma arma instável e quase que incompleta no estilo crossguard.

15. Darth Maul em Star Wars Rebels

Image result for darth maul rebels lightsaber

Na época em que Rebels se passa, o sabre original de Darth Maul já tinha sido destruído há muito tempo. O novo sabre de Maul, assim como o seu dono, tem um estilo desgastado, e parece ter sido reaproveitado do sabre de algum inquisidor. A arma podia ser disfarçada como uma bengala, como foi mostrado no primeiro encontro que Maul teve com Ezra Bridger em Malachor.

16. Pong Krell em The Clone Wars

Image result for pong krell lightsaber

Uma lâmina? Muito pouco. Sabre duplo? Parece melhor, mas ainda não era o suficiente para o Jedi (e traidor!) Pong Krell, que lutava com nada menos que dois sabres duplos dobráveis, devido aos seus braços adicionais.

17. O Sabre de Luz Pique dos Guardas do Templo Jedi

Image result for jedi temple guard pike

Bastante ornamentado, o pique dos guardas do templo podia ser utilizado como uma lança, mas era uma variação do sabre duplo, e podia ser usado como tal se necessário.

18. O Jovem Obi-Wan na Trilogia Prequel e em Clone Wars

Image result for obi-wan kenobi lightsaber

Obi-Wan teve dois sabres de luz antes do que vimos em Uma Nova Esperança. Não são exatamente iguais, mas parecidos o suficiente para serem classificados em só uma posição. Os primeiros sabres do Mestre Jedi parecem ser inspirados pelo design paletó de seu mestre, Qui-Gon Jinn, mas com uma esfera no fundo.

19. O Sabre de Anakin/Luke/Rey

Image result for luke lightsaber

O primeiro sabre de luz que vimos na saga também é o que tem mais significado, pois ainda é proeminente nos filmes.

20. Ahsoka Tano em The Clone Wars

Image result for ahsoka clone wars lightsaber

O primeiro par de sabres de Ahsoka Tano – um comum e um mais curto, para ser usado no estilo duplo, parecem muito com a jovem Jedi: práticos, estilosos e mais do que capazes de destruir dróides de batalha.

21. O Sabre Bengala de Tera Sinube

Image result for tera sinube lightsaber

Mesmo depois de idosos, os Jedi devem sempre manter seus sabres de luz, então Tera Sinube, Jedi que se especializou em serviços de investigação nas forças de segurança de Coruscant, decidiu deixar seu sabre mais prático, o transformando numa bengala, ajudando em sua locomoção e escondendo a arma.

22. Yoda em Ataque dos Clones

Image result for yoda lightsaber

Se o sabre de luz que passou de Anakin para Luke, e de Luke para Rey magicamente encolhesse, se transformaria no sabre do Grande Mestre Yoda. Isso mostra a simplicidade do Mestre Jedi, cuja arma não é tão elaborada quanto as de seus colegas.

23. Ezra Bridger em Star Wars Rebels

Image result for ezra bridger lightsaber

No início, o sabre de Ezra Bridger possuía também a função blaster, mas com o tempo o jovem converteu a arma para apenas a função sabre.

24. Kanan Jarrus em Star Wars Rebels

Image result for kanan jarrus lightsaber

O sabre de Kanan se dividia ao meio por praticidade, pois ele tinha que esconder do Império o fato que era um Jedi.

25. Mace Windu em Ataque dos Clones

Image result for mace windu lightsaber

O ator Samuel L. Jackson escolheu o seu próprio sabre de luz no set de Star Wars, e ele se destacava, sendo o único Jedi nos filmes com um sabre de luz de Kyber roxo.

26. Darth Sidious em A Vingança dos Sith

Image result for darth sidious lightsaber

O sabre de luz de Sheev Palpatine é tão requintado e pretensioso como o seu dono.