Arquivos Jedi | Korriban, o planeta natal dos Sith
“Korriban será como sempre foi. Um cemitério para o mais escuro dos Lordes Sith, ainda sussurrando em seus túmulos. Deve sempre ser uma fonte de mal, ameaças de desova ao longo dos milênios.“―Darth Traya
No legends:
Korriban, o planeta natal dos Sith é um lugar cheio de rochas, canyons e desertos escaldantes. O planeta é um verdadeiro cemitério com tumbas dos maiores e mais cruéis líderes da Ordem dos Sith. O lugar ficou conhecido como o Vale dos Lordes Negros. A pequena fauna planetária, que inclui os temíveis cães sith, é totalmente dominada pelo lado negro.
A história de Korriban se iniciou no ano 27.700 ABY. Esse ano ficou famoso quando o líder Sith Adas expulsou o Império Rakatano de seu mundo, roubou as naves inimigas no processo e logo colonizou vários mundos vizinhos de Korriban. Após a morte de Adas, Korriban se tornaria um imenso cemitério, sendo seus únicos habitantes cultistas religiosos.
Em 7.000 ABY aconteceu uma brutal guerra civil, causada pelo líder religioso Dathka Graush, que devastou todas a cidades do planeta. Cem anos depois, os Lordes Negros (Jedi do lado negro expulsos da República após a Grande Divisão na Ordem Jedi) chegam a Korriban e facilmente escraviazam os Sith. Após a escravizão dos Sith, os Lordes Negros decidiram transformar Korriban no principal cemitério do recém-estabelecido Império Sith. Porém, Korriban acabaria sendo desabitado após a Grande Guerra do Hiperespaço em 5000 ABY. Mil anos depois, o jedi negro Exar Kun e seus seguidores se tornariam os mais novos habitantes do mundo com a criação da primeira Academia Sith.
Durante a Guerra Civil Jedi, Korriban voltaria a ser a capital do ressuscitado Império Sith sob o comando de Darth Revan. Até mesmo a Corporação Czerka construiu uma colônia nas ruínas de Dreshdae. Porém, após a Guerra Civil Sith deixou Korriban como um cemitério pela segunda vez. Com o passar dos anos, Korriban se tornaria um mundo abandonado e cheio de segredos e tesouros sith. O mundo ficaria famoso com as lendas de criaturas malígnas e maldições que os sith deixaram para aqueles que querem saquear suas fortunas.
No Cânone:
Durante as Guerras Clônicas, o Grande Mestre Jedi Yoda visitou o planeta (conhecido, no período, como “Moraband”), com o objetivo de aprender mais sobre a manifestação espiritual da Força, sob os conselhos de Qui-Gon Jinn e de seres metafísicos da Força que conheceu em um mundo desconhecido durante seu treinamento. Lá, enfrentou o espírito de Darth Bane em seu túmulo e uma ilusão criada através de Magia Sith por Darth Sidious e Conde Dookan em um artefato do Lado Sombrio. Yoda emergiu vitorioso e retornou a Coruscant com conhecimentos vitais para a preservação da Ordem Jedi após a ascensão do Império Galáctico.
O Vale dos Lordes Sombrios dos Sith
Pelo menos seis mil anos antes do início da Guerra dos Clones, uma cisão entre os Jedi e a recém-fundada Ordem Sith, uma vez parceiros da Força, lutaram contra si por poder. A guerra acabou com a derrota dos Sith, que fugiram do espaço conhecido. Sem os Jedi saberem, entretanto, os Sith se assentaram em Moraband, onde se reconstruíram em segredo para esperar uma nova chance para atacar.
O Vale dos Lordes Sombrios era uma área de Moraband que continha vários monumentos que serviam de criptas para os Lordes Sombrios dos Sith mortos. O maior monumento era o que abrigava a tumba de Darth Bane, o fundador da Regra de Dois.
Fonte: Star Wars Wikia