Han Solo: Uma História Star Wars

Assistimos Han Solo – História do Filme COM SPOILERS!

Na última quarta-feira tive o prazer de assistir Han Solo: Uma história Star Wars antes da estreia na cabine de imprensa. Nesse post vou contar o enredo do filme com o máximo de Spoilers possíveis! Estão se você não quer Spoilers antes do filme, essa é a sua hora de ir embora!

 

g
O filme tem a tela com “A long time ago in a galaxy far far away….”, mas não tem o letreiro inicial que os episódios numerados da saga têm.

Ele começa com uma perseguição em Corellia, Han foge de uns bandidos escondendo um pouco de coaxium (uma espécie de combustível feito de um cristal super raro e caro). Han consegue escapar e encontra Qi’ra (Emilia Clarke) que beija Han. Ambos cresceram junto em Corellia e pretendem usar o coaxium que Han encontrou para subornar as autoridades e fugir do planeta. Han dá os dados dourados que vemos em The Last Jedi para Qi’ra.

Ao tentarem fugir de fininho do esconderijo deles, eles são pegos pelos capangas da chefe criminosa para quem os dois trabalham, Han dá o combustível para sua namorada esconder. Eles são levados até a gangster que é uma espécie de alienígena centopeia gigante sensível à luz solar. Ela ameaça Han pelo fato dele ter perdido o coaxium que estava contrabandeando, e os dois só conseguem fugir porque Han atira no teto deixando a luz do sol entrar. Em sua fuga eles usam o mesmo speeder que Han havia usado antes, e em uma perseguição tensa eles conseguem despistar os capangas que os perseguem.

Chegando na no complexo imperial para sair do planeta eles subornam a imperial de imigração, mas na hora que os dois estavam passando pela porta que dividia quem poderia deixar o planeta e quem não poderia, Qi’ra é puxada por um dos capangas e a porta se fecha, Qi’ra manda Han fugir e ele promete que voltará para busca-la.

Desnorteado, Han vê um anuncio para se alistar no império, pensando em se tornar piloto ele se alista. Em sua inscrição o oficial imperial pergunta o sobrenome dele, Han diz que não tem família, que está sozinho, então o oficial escreve Han Solo na ficha do personagem.

3 anos depois Han está em um planeta pantanoso aonde o império está atacando. Ele não é um piloto e faz parte da infantaria porque foi expulso da academia imperial. O império está perdendo a batalha e mesmo assim o comandante imperial manda os soldados para a morte certa no campo de batalha. Han querendo sair daquela situação vê 3 figuras vestidas de imperiais, mas Han percebe que os uniformes eram roubados e acusa eles de serem contrabandistas se oferecendo para ajuda-los, mas Beckett (Woody Harelsson), o líder, nega a ajuda de Han e como estava usando um traje de capitão manda Solo para a prisão aonde teria uma fera que não era alimentada há tempos.

Han é jogado nesse buraco aonde encontra Chewie que tenta mata-lo, e só desiste depois do humano falar shyriiwook (a língua dos Wookiees). Solo e Chewie conseguem fugir da prisão, quebrando uma pilastra, e correm para a nave dos contrabandistas que estão deixando o planeta.

Além de Beckett, temos Val, amante de Beckett, e Rio, um alienígena de 4 braços na tripulação da nave. Chewie e Han tomam banho JUNTOS para se limpar da lama que tinha no planeta. Bizarro!

Beckett explica para os novos integrantes que o próximo trabalho é roubar 100kg de coaxium para um gangster de um trem em movimento. O grupo vai até o planeta e começa a realizar o assalto, porém a gangue rival de Enfys Nest tenta roubar o coaxium ao mesmo tempo. Depois de muita briga, Val e Rio morrem, e o coaxium e derrubado do trem e explode. Sem a carga, o amigo e a amante, Beckett vai se reportar ao seu chefe Dryden Vos, um excêntrico criminoso que vive em uma nave gigante e luxuosa repleta de festas. Han encontra Qi’ra trabalhando para Dryden dentro da nave. Beckett só não é morto pelo gangster porque promete que roubará coaxium não refinado, uma substancia muito menos instável que o combustível, em Kessel. Dryden manda Qi’ra ir junto para ajudar e fiscalizar o trabalho da gangue.

A primeira coisa que eles precisam é de uma nave muito rápida, para levar o material bruto para a refinaria o mais rápido possível antes que ele fique instável. E para isso Qi’ra leva todo mundo ao planeta aonde Lando está. Quando eles o encontram ele está jogando sabacc, Han entra no jogo inventando que tem uma VCX-100 (o modelo da Ghost de Rebels) e apostando ela contra a Falcon, mas acaba perdendo porque Lando trapaceia com uma carta escondida na manga.

Depois do jogo Qi’ra pede para Lando ajudar na missão, oferecendo 25% dos lucros. Neste momento pelo dialogo, descobrimos que Beckett matou Aura Sing tempos atrás. Todos vão para Kessel, e descobrimos que Enfys Nest seguiu eles e colocou um rastreador na Falcon. Além de Lando, conhecemos L3, a dróide de Lando que luta pelos direitos  e libertação dos dróides.

Em Kessel eles se infiltram no sindicato Pyke que controla a área, e iniciam o roubo. L3 começa uma distração criando uma revolução com os dróides que trabalhavam lá. Chewie resgata alguns wookiees trabalhando como escravos, e o roubo dá certo, porém L3 é morta, Lando resgata o corpo dela, mas leva um tiro. Com Lando machucado para pilotar, Han toma o lugar dele. O percurso de kessel, segundo Beckett não pode ser feito em menos de 20 parsecs, e tem muita poeira espacial, meteoros e uma espécie de buraco negro. Han tenta fazer o percurso normalmente, mas um Star Destroyer aparece pela única saída visível, Han então resolve cortar caminho passando perto do buraco negro. Eles quase são comidos por uma espécie de monstro espacial, e só conseguem escapar por que instalam o cérebro da L3 na nave, que calcula uma rota de fuga.

No inicio do filme Lando diz que instalou um pod de escape na Falcon (aquela frente diferente da falcon), neste momento Han ativa o pod para distrair o monstro, e a Falcon fica do jeito que conhecemos.

Chegando no planeta onde vão refinar o coaxium todos menos Lando descem da Falcon, começam o processo mas são surpreendidos por Enfys Nest e sua gangue que quer roubar o coaxium, Lando foge com a Falcon (quase destruída da kessel run).

Só que Enfys Nest se revela uma jovem garota que quer usar o coaxium para uma rebelião e para não cair nas mãos da Aurora Vermelha, facção criminosa para quem Dryden Vos trabalha. Essa facção segundo ela, causou muita dor conflito em diversos planetas. Han se solidariza com ela, mas Beckett não, e por isso ele em menor número prefere abandonar eles.

A nave de Dryden chega na refinaria, Han e Qi’ra levam o coaxium para lá, Beckett aparece e rouba o combustível. Dryden luta contra Han e Qi’ra, mas acaba morto. Qi’ra engana Han falando para ele seguir Beckett enquanto ela vai roubar os tesouros do gangster, porém após Han sair ela liga pelo holo para o chefe da Aurora Escarlate que é ninguém mais ninguém menos que Darth Maul, Qi’ra diz que infelizmente Dryden está morto e que ela estava em seu lugar agora! Maul a manda ir para Dathomir encontra-lo, e liga o sabre de Luz que vemos ele carregar na série Star Wars: Rebels.

Han alcança Beckett e acaba por matar o homem que havia lhe ensinado tanto nos últimos dias. Ele ajuda Enfys que o convida para entrar nesta rebelião, porem ele e Chewie negam. Ela deixa um pouco de Coaxium com a dupla. Eles vão para um planeta florestal aonde Lando está jogando sabacc, Han percebe a carta na manga de Lando quando eles se cumprimentam e tira ela sem que Lando perceba. Solo entra no jogo e aposta o coaxium contra a Falcon, Lando aceita, pensando que poderia usar a tal carta, mas Han acaba por ganhar, levando a Falcon com ele e Chewie. Na nave Han fala de um trabalho para um gangster em Tatooine que Beckett havia dito para ele e os dois resolvem ir para lá.

FIM

O Filme tem muitas referencias as prequels, a trilogia clássica e ao Universo Expandido, aparecem espécies de aliens que já conhecemos desde a trilogia clássica. Algo que tínhamos muito pouco nos novos filmes da Disney.

A história é inovadora, e bem aventuresca, mas com o clima diferente dos outros filmes da franquia. Han é mais jovem e idealista que o Han interpretado do Harrison Ford em Uma Nova Esperança, não espere ver aquele Han Solo e sim alguém que irá se tornar ele.

theofairbanks

Paulistano, atualmente moro em São José dos Campos, sou fã da saga desde 2002, mas quando entrei para o grupo no Facebook Star Wars em 2014 meu mundo se abriu para um imenso universo de outros Fãs, discussões e amizades. Estou na Sociedade Jedi desde o seu inicio, e tento trazer noticias comparações, e projetos mais alternativos de interação com os leitores.