Artigo | 5 jogos de Star Wars que gostaria de jogar depois de “O Despertar da Força”
E ai amigos, começou 2016 e com isso a inspiração para uma nova crônica surgiu, e vai ser a primeira de muitas, isso eu posso dizer. E nesta crônica eu gostaria de brincar de futurologia e falar um pouco sobre o futuro de Star Wars nos videogames.
Bom, Star Wars: O Despertar da Força despejou na gente novos personagens, mostrou coisas do passado e deu dicas sobre como será o futuro, e um monte de ideias para explorar nos videogames… claro que nós achamos legal um monte de coisas, mas vai se saber o que se passa na cabeça dos desenvolvedores e o que realmente veremos. Mas vamos divagar em ideias para novos jogos de Star Wars.
O Despertar Força nos trouxe muitas informações legais e perguntas sobre o futuro de Star Wars. Os livros e quadrinhos estão fazendo um excelente trabalho em expandir o canônico, mas a parte de jogos está deixada para trás. Star Wars Battlefront é até um jogo divertido, mas não tem história para expandir o universo da franquia, o que, ao menos pra mim, foi a parte frustrante do jogo. E Disney Infinity não faz muito também neste sentido, ele só reconta aquilo que já sabemos de uma maneira mais divertida.
Bom, Star Wars Battlefront já foi lançado a alguns meses, então podemos esperar que a EA não irá demorar para mostrar alguma coisa nova, inclusive para prender a nossa atenção. Mas, enquanto isso não acontece, eu fico aqui imaginando um pouco o que poderia ser interessante de jogar, em cima daquilo que já sabemos de novo em Star Wars.
Rogue Squadron: The Resistance
Já temos algumas gerações de consoles nas costas desde que vimos uma boa batalha aérea de Star Wars. Sim, eu joguei as batalhas aéreas de Star Wars Battlefront, mas o jogo só nos dá um gostinho, ele deixa aquela vontade de quero mais. E O Despertar da Força nos deu um incrível novo time de pilotos, junto com o “Melhor Piloto da Resistência”. Pra mim, é a hora perfeita para reviver a franquia Rogue Squadron e nos colocar nesse novo capítulo da saga.
E o filme deixa bem claro que esse time de pilotos já está junto tem um bom tempo enfrentando a Primeira Ordem, então temos um terreno bem fértil para novas histórias, especialmente para um vídeo game. Onde eles podem focar nas primeira missões da Resistência, ou algumas missões mais secundárias sem mexer na história do filme. E temos um longo tempo, não explorado, entre O Retorno de Jedi e O Despertar da Força.
Por isso, se tiver alguém da EA lendo isso, se lembrem de Rogue Squadron….
Knights of the New Republic
Outra coisa que O Despertar da Força nos mostrou é que Luke Skywalker treinou uma nova geração de Jedi em algum ponto depois de O Retorno de Jedi, e também sabemos que ela chegou a um fim, o que levou ele ao seu exílio. Olha que terreno fértil para um novo RPG.
Imagine você poder jogar como um dos alunos de Luke e conhecer a Força e explorar a galáxia. Você até pode dizer que isso não é inédito. Sim, eu me lembro de Jedi Knight: Jedi Academy, mas era um shooter e jogo de ação e que agora é Legends. Então um RPG mostrando como foi a Academia Jedi de Luke, onde você pode realizar missões por toda a Galáxia para ajudar a Nova Republica e conseguir pessoas para a sua causa, ou mesmo novos Jedi para serem treinados. E quem sabe mostrar como foi a guerra contra os Cavaleiros de Ren.
Um novo RPG de Star Wars, nos moldes dos clássicos Knights of the Old Republic I e II seria muito bem vindo.
Republic at War
Eu tenho uma paixão por RTS (Real Time Strategy), mas não todos os jogos, tem alguns bem chatos, eu realmente amava Age of Empires, e Star Wars teve um bem parecido (Galactic Battlegrounds). E é um gênero que sempre casa bem com Star Wars, uma galáxia em guerra, com dois lados na batalha, ou mais.
Star Wars sempre flertou com esse gênero, mas nem sempre com sucesso. Os melhores são Empire at War e o delicioso Galactic Battlegrounds, você pode até ignorar o resto, mas esses dois são obrigatórios. E já tem uma década deste que saiu um RTS bom de Star Wars, não estou sequer contando jogos pra Mobile.
E agora temos um monte de novos territórios para colocar nas coisas, novos exércitos e lados, para mim parece perfeito que o gênero volte agora com tudo. Inclusive dava-se para recriar a batalha de Jakku neste novo estilo e seguir contando as histórias dali pra frente. E imagine, você poder escolher se quer comandar a Resistência, ou a Primeira Ordem ?
Vivendo em Jakku
Até agora eu só falei de reviver gêneros que já existem na franquia, só que colocando o novo filme como perspectiva. Mas e que tal pensarmos em coisas completamente novas. Imagine um jogo de mundo aberto, onde você poderia ser um sucateiro em Jakku lutando por sua sobrevivência (bem no estilão de Mad Max, por isso a imagem.)
Em vez de lidar com o conflito galáctico, você tem que lidar com a crueldade dos “gangsters” que controlam os recursos e lutar com outros sucateiros. Você poderia andar por dentro de “Star Destroyers” caídos, poderia conquistar territórios, e até mesmo construir a sua casa. E nem precisaria de uma história profunda, apenas prezar a boa e velha diversão.
Seria uma mudança interessante nos tipos de jogos de Star Wars que já vimos até agora.
Um novo Republic Commando
Muitos de nós esperam há anos por uma continuação para um dos melhores jogos da franquia: Republic Commando. O FPS (First Person Shooter) te colocava na linha de frente do conflito galáctico na Guerra dos Clones. A história e os personagens do jogo eram o responsável pelo sucesso do jogo e infelizmente nunca recebeu uma sequência.
Enquanto a maioria do pessoal queria ver uma sequência do jogo, eu já gostaria de ver uma revitalização da franquia, nos jogando na batalha da Primeira Ordem contra a Resistência, e pelo filme aprendemos que a guerra entre os dois não foi tão aberta quanto a guerra do Clones, seria interessante ver as batalhas clandestinas da Primeira Ordem, algo mais no estilo de Guerra Fria.
E mesmo que seguissem com a ideia original, mostrando um Comando Imperial, durante o governo do Império, seria um sucesso, com certeza. Este é justamente, pra mim, o ponto onde Battlefront falha, não tem história, não tem o senso de camaradagem que Republic Commando trazia, Star Wars Battlefront é divertido e só.
Sinceramente eu não sei para que caminho a EA vai seguir depois de Star Wars Battlefront, temos vários rumores, só espero que não demorem para anunciar a próxima entrada da franquia. E vocês amigos, que tipo de jogo gostaria de jogar sobre Star Wars, o que gostariam de ver para o futuro da Franquia?