Legends

Legends | A Nova Ordem Jedi – Parte III

  • Tensões políticas (43 DBY-)

Após a Segunda Guerra Civil Galáctica as fileiras da Ordem subiriam para mais de mil Jedi. No pós-guerra, Natasi Daala subiu para o cargo de Chefe de Estado da Aliança Galáctica e promoveu um sentimento anti-Jedi generalizado. As tensões entre a Ordem Jedi e o Governo de Daala continuaram nos próximos dois anos, até que, em 43 DBY, o Grão Mestre Jedi Luke Skywalker chamou todos os Jedi de volta para o Templo em Coruscant em resposta a uma disputa entre o Cavaleiro Jedi renegado Seff Hellin e a Força de Segurança de Daala. Pouco tempo depois, o Cavaleiro Jedi Valin Horn desenvolveu uma psicose misteriosa que o levou a ter uma violenta agitação, quando ele foi finalmente parado por Skywalker. Pouco depois, Daala prendeu Skywalker por abandono de dever por não impedir a queda Caedus para o lado negro e permitiu-lhe liberdade apenas em troca de tê-lo exilado sem meios de interferir nos assuntos da Ordem. O filho de Skywalker, Ben Skywalker, se juntou a ele em seu exílio, e eles embarcaram em uma missão para descobrir a causa da queda Caedus ‘para o lado negro.Luke_vs_Keshian_Sith


Pelo exílio de Skywalker, o membro do Conselho Kenth Hamner subiu para a posição de Grão-Mestre, com suas políticas mais destinadas a apaziguar a sede de poder de Daala, do que as de Skywalker. Até que, Hamner cedeu à demanda de Daala que cada Jedi deveria ser acompanhado por um supervisor escolhido a dedo por seu escritório, enquanto em serviço ativo; por mais que essa ordem tenha sido derrubada nos tribunais. Enquanto Hamner procurou apaziguar Daala ele também não oficialmente sancionou criação de um grupo de Jedi secreta liderado por Jaina Solo, conhecido como Darkmeld, que trabalhou ativamente para minar os esforços de Daala para assumir o controle da Ordem.


Enquanto isso, Horn foi ordenado a ser congelado em carbonita até uma cura para a psicose pudesse ser encontrada. Seff Hellin, sofrendo da mesma doença, logo tentou libertar Horn até ele mesmo ser detido pelos membros do Darkmeld que esperavam para estudar sua condição sem o conhecimento do governo de Daala. Jysella Horn mais tarde contraíu a mesma doença e foi capturada pela Segurança da Aliança Galactica depois de escapar do Templo Jedi e, como seu irmão, foi congelada em carbonita. Natua Wan, um Jedi caído, sucumbiu à doença misteriosa na Exibição e Troca de Pecuária de Coruscant depois de causar um pânico pela liberação de todos os animais, foi parado por Leia Organa Solo, Jaina Solo, e Radd Minker.


shipFoi nessa época que a Tribo Perdida de Sith em Kesh sentiu Luke Skywalker na força depois que ele entrou em contato com o Codex, e reconheceu-o como o único que poderia detê-los em sua busca para restabelecer o Império Sith. Ao saber de Skywalker de uma nave Esférica de Meditação Sith, eles enviaram uma força de ataque de elite para matá-lo.


Depois dos Cavaleiros Jedi Bazel Warv e Yaqeel Saav’etu desenvolverem a psicose, a Aliança Galáctica, mais uma vez tentou por as suas mãos nos Jedi loucos. Eles falharam quando o Mestre Cilghal se recusou a reconhecer um mandado que Daala obteve através da manipulação dos tribunais. Ao agir, Grão-Mestre Hamner foi favorável para entregar o Jedi, o Conselho o rejeitou e decidiu levar seus prisioneiros para Shedu Maad que estava fora do alcance da Aliança Galáctica. Jagged Fel e Jaina Solo, em seguida, informaram que Daala tinha recrutado Supercomandos Mandalorianos para prender os Jedi e parecer um grupo de freelancers tentando ganhar uma recompensa qualquer. Os Mandalorianos foram derrotados e os Jedi evacuados. Enquanto isso, uma equipe de Jedi viajou com um grande contingente de imprensa para um local secreto da Segurança da Aliança Galáctica, onde os irmãos Horn estavam sendo mantidos. Lá, eles revelaram as desigualdades do Tribunal de Assuntos Jedi de Daala, e também mostraram o desrespeito com a carbonita que os Horn de estavam sendo tratados pela Aliança Galáctica. Pouco depois, os Jedi conseguiram contrabandear Saav’etu, Warv, Hellín, e Wan para fora do planeta e leva-los para Shedu Maad.


Logo depois, Luke Skywalker e seu filho foram atacados pela equipe avançada da Tribo Perdida dos Sith na Estação Sinkhole em Maw. Eles derrotaram os Sith, permitindo que apenas uma aprendiza, Vestara Khai, pudesse escapar. Durante a batalha Luke tinha colocado um rastro de sangue em Khai, para que pudessem rastreá-la, na esperança de segui-la de volta para sua terra natal e encontrar o resto dos Sith.


Abeloth_EGTWDepois de sua humilhação, Daala retaliou ao ordenar um esquadrão de Mandalorianos para atacar o Templo Jedi para parar a resistência Jedi. No fim da batalha com os Mandalorianos derrotados, vários Mestres e cavaleiros Jedi tinham um mandado de prisão emitido em seus nomes, como o próprio Mestre Hamner. Em 44 DBY, quando um grupo de Mestres Jedi liderados por Saba Sebatyne decidiu adotar uma postura mais agressiva contra Daala em oposição à política mais branda do Hamner, o Conselho dispensou-o. Quando Hamner se opôs ao lançamento de caças StealthX para ajudar os Skywalkers, que ele via como traição contra a Ordem e a Aliança, Sebatyne duelou com ele. Embora Saba lutar apenas para imobilizar Hamner, seu oponente se recusou a baixar as armas e, finalmente, ela teve que permitir que Hamner caísse para a morte, a fim de garantir a decolagem dos Stealth X.


Apesar da relutância de sua culpa por ter matado um colega Mestre, Sebatyne aceitou o cargo de Grão-Mestre até o retorno de Skywalker do exílio. Sua primeira prioridade foi permanentemente lidar com Daala: empurrou além de seu limite com o lançamento bem sucedido do Jedi, Daala informado Sebatyne, Corran Horn e Ciilghal que pretendia ordenar os militares para destruir a Ordem Jedi. Agindo rapidamente, os Jedi lançaram um golpe que usurpou Daala, resultando em sua prisão e o estabelecimento de um triunvirato. Com a posição da Saba no novo governo, ela conseguiu derrubar a sentença de Luke e terminar seu exílio.


Quando Luke retornou para Coruscant, ele e o resto do Conselho decidiram deixar Coruscant para encontrar Abeloth e a Nave, e por sua vez atrair o Sith para fora de seu esconderijo em Coruscant. Os Jedi, saíram vitoriosos em destruir Abeloth e a Tribo Perdida dos Sith.


Crise e renascimento (c.127 DBY-138 ABY)

AmbushOnDaluuj-SWL2Ao longo dos próximos 90 anos, ambos os Jedi e outra nova ameaça Sith cresceria muito em número. As fundações da Ordem Jedi seriam mais uma vez abalada quase ao entrar em colapso. Por volta de 127 ABY, o Um Sith emergiu das sombras e entrou em conflito aberto com os Jedi. Com a dissolução da Aliança Galáctica, e o Sith unindo forças com o novo Império Galáctico, os Jedi foram constantemente perdendo terreno contra seu inimigo. O golpe final pelos Sith foi um ataque total contra o templo em Ossus. Porque o Sith atacaram antes que  todos pudessem chegar, cerca de metade dos Jedi sobreviveu ao ataque. A Ordem passou a se esconder, perseguida por ambos os Sith e por caçadores de recompensa ansiosos para reivindicar as recompensas substanciais oferecidos pela captura de um Jedi vivo. Cade Skywalker, tendo se afastado de sua herança e treinamento Jedi, tornou-se um caçador de recompensas e foi tão longe à ponto de entregar um de seus  ex-companheiros Jedi.


Jedi_137_abyPoucos Jedi em Ossus sobreviveram a purga de Krayt. Ahn Rasi tuum, Hosk Trey’lis, e uma humana não identificada foram posteriormente mortos pelo Sith nos anos seguintes, com outro morto pelo caçador de recompensas Anzati Sint Yoru. Presumivelmente, o resto permaneceu na clandestinidade, foram mortos ou capturados pelo Império, ou conseguiram encontrar santuário com o Remanescente da Aliança Galáctica. Muitos membros da ordem foram para o Templo Escondido e refugiaram-se lá até ser descoberto por Cade Skywalker. Devido a um agente duplo, os Cavaleiros Imperiais souberam da localização do Templo e chegaram a negociar com os restos do Conselho Jedi para uma aliança com o Império que serviam. Tendo visto o funcionamento interno e o conflitos com os Sith, Skywalker sugeriu montar um esquadrão para matar Darth Krayt, prevendo que os Sith entrariam em colapso sobre si sem nenhum líder unindo-os para mantê-los na linha. O Conselho concordou em discutir uma aliança com Fel, mas rejeitou o plano do assassinato de Skywalker. Skywalker e seus aliados continuaram com o plano, e sua missão terminou na morte de Krayt. Mais Jedi acabariam por sair do esconderijo e se juntar a guerra contra o Império de Krayt como ele progrediu. Os Jedi mais tarde ajudaram na evacuação de Dac.


A Terceira Purga Jedi chegou ao fim quando a Batalha de Coruscant foi vencida pelas forças aliadas dos Jedi, o Remanescente da Aliança Galáctica e os leais à Fel. Com a morte de Darth Krayt nas mãos do Jedi Cade Skywalker e o subsequente colapso do Império Galáctico, a Ordem Jedi, emergiu intacta em sua maior parte e foi capaz de assumir o seu antigo lugar na galáxia mais uma vez. Mestre Jedi K’Kruhk, anteriormente da Ordem Jedi original e um membro do Conselho Jedi, juntou-se com o almirante Gar Stazi e Imperatriz Marasiah Fel para criar o Triunvirato da Federação Galáctica. Juntos, os três novos membros do Triunvirato estabeleceriam seu domínio coletivo sobre uma galáxia unificada. O Um Sith, apesar de falhar para concluir a Purga Jedi ou vencer a Segunda Guerra Civil Imperial, sobreviveu à morte de seu fundador e fugiu para se esconder. Sob a liderança de Darth Nihl, o restante dos Sith procurou destruir a nova ordem de dentro infiltrando cada governo planetário na galáxia.


Obrigado pessoal, fique atento para mais posts sobre o Legends na Sociedade Jedi

Fonte: Wookieepedia (adaptado)

theofairbanks

Paulistano, atualmente moro em São José dos Campos, sou fã da saga desde 2002, mas quando entrei para o grupo no Facebook Star Wars em 2014 meu mundo se abriu para um imenso universo de outros Fãs, discussões e amizades. Estou na Sociedade Jedi desde o seu inicio, e tento trazer noticias comparações, e projetos mais alternativos de interação com os leitores.