Como Battlefront se encaixa no cânone? A DICE esclarece!
Desenvolvedora aposta no artifício de realocação para trazer novidades, mas sem deixar a essência de Star Wars de lado
Anunciado como parte integrante do universo cânone de Star Wars, o Battlefront desenvolvido pela DICE gera discussões de como será incluído no universo criado por George Lucas. Se aproveitará apenas dos elementos considerados oficiais para a construção do game ou servirá como conexão entre eventos da saga? Em entrevista ao IGN EUA, o próprio gerente geral da DICE, Patrick Bach admite: “É complicado”.
Para Bach, é preciso primeira analisar o que é considerado como oficial em Star Wars. “O cânone é conectado à história. Cada batalha que você jogar faz parte do cânone ou apenas esse item é que está nele?”
Como o novo Star Wars Battlefront não terá um modo campanha tradicional, é difícil analisar se dentro das missões disponíveis em planetas existentes na Trilogia Clássica tenham alguma novidade a mais para o fã. Com isso, o surgimento de um novo personagem é descartado no que se refere ao enredo dos filmes IV, V e VI, por exemplo.
A DICE procura manter a originalidade de Star Wars, o que dificulta até mesmo a personalização de um soldado no jogo. “Em algum momento é preciso ter limites. Acho que é bom que nós tenhamos a mesma atitude da Lucasfilm. Eles e nós queremos manter tudo o mais realista o possível”, explica o gerente geral.
Patrick Bach detalha como é complicado o desenvolvimento do jogo uma vez que ele é considerado cânone. “Existem muitas questões dignas no campo da propriedade intelectual. O que estamos fazendo é tentar ter tudo aprovado por George Lucas e seus colegas. Não é um arranjo simples com o logo de Star Wars colado em cima, mas sim um trabalho de conjunto.”
Por mais que tudo que esteja ligado a Trilogia Clássica procure não sair do tradicional, é possível ver por exemplos a realocação de elementos oficiais em lugares inéditos. No trailer de SWBF, Endor é exemplo disso: é possível ver um escudo Gungan e um bombardeio de Y-Wings, componentes só vistos em outros cenários. É uma maneira encontrada pela DICE de respeitar o que já foi criado pela Lucasfilm, mas também entreter os fãs sem interferir na narrativa global do jogo.
Nova saga
Dentro do limite imposto pela Trilogia Clássica, a DICE poderá acionar a criação em cima do universo que estar por vir com as três novas obras de Star Wars, sendo o primeiro conhecido como O Despertar da Força, dirigido por JJ Abrams. O sistema Jakku, por exemplo, que estará presente no sétimo filme, será explicado em Battlefront, por meio de DLC gratuita.
Patrick Bach exemplifica como a DICE se fez também como autora de elementos para o Cânone Oficial de Star Wars. “Vocês viram a cena em Sullust no trailer — o que não existe para a Lucasfilm. Mas sabemos que é onde você constrói todo o arsenal do mal. Então, como se parece?”, comenta o gerente. A DICE desenvolveu o planeta, passou por uma aprovação pela equipe de George Lucas e pronto: Sullust passou a pertencer ao universo oficial.
Dessa forma, “Battlefront deixa de ser apenas um jogo para se tornar parte da história de Star Wars definitivamente”, como ressalta o administrador do site The Holonet, Gabriel Carati.
Por Luiz Gustavo Queiroga
Fonte: Battlefront Brasil