CinemaFilmesHan Solo: Uma História Star WarsNotíciasSagaSpinoffs

Han Solo | Por que as armas foram retiradas dos pôsteres brasileiros?

Os recentes cartazes internacionais de Han Solo: Uma História Star Wars levaram muitos a supor que a Disney está fazendo uma grande mudança no plano de marketing para remover todas as armas do material de publicidade do filme, mas isso é um grande equívoco sobre a situação. Qualquer um que conheça Star Wars sabe sobre o mantra “Han atirou primeiro” que se originou com as edições de George Lucas para a trilogia original durante seus relançamentos da Edição Especial em meados dos anos 90. Então, é justo que Solo receba uma controvérsia de censura semelhante durante o seu marketing até o lançamento do filme.

As armas são atualmente um tema quente de debate nos Estados Unidos, por isso é compreensível que tal mudança faça com que alguns especulem que as mudanças de pôster estão ligadas à controvérsia, mas os dois tópicos estão totalmente desconectados, o que sabemos por alguns motivos.
Em primeiro lugar, os cartazes não são para os Estados Unidos. Eles são pôsteres para o Brasil. Nosso país teve seu próprio debate nacional sobre armas de fogo, mas nem isso é o motivo pelo qual seus cartazes apareceram diferentes. O site de notícias Screen Rant falou com a Disney sobre os pôsteres em questão e eles verificaram que os pôsteres são específicos para o Brasil, e são assim pois nosso país está tentando empurrar uma imagem mais familiar para Han Solo por aqui. Os pôsteres não são distribuídos nos EUA, e a mudança não tem nada a ver com os problemas com armas nos EUA.

 

Pôsteres de Han Solo: à esquerda o espanhol e à direita o brasileiro.

Em segundo lugar, as “mudanças” nos pôsteres não estão realmente modificando nada. A controvérsia é baseada principalmente na comparação de um conjuntos de pôsteres (exemplos acima e abaixo) que parecem ser idênticos, exceto pelo fato de que um apresenta os personagens com armas e o outro não. Esses pôsteres não só foram lançados mais ou menos na mesma época, como os cartazes em questão são os primeiros pôsteres do Han Solo para o Brasil, o que significa que é impossível que eles tenham sido “alterados”, já que não havia pôsteres brasileiros anteriores para mudar. A única razão pela qual as pessoas acham que foram mudadas é porque estão comparando-as com os pôsteres espanhóis (Nas imagens ao lado dos brasileiros), onde todos os personagens ainda têm armas.

_____________________________________________________________

UPDATE:

De acordo com a informação do amigo e parceiro da página, Valter Cardoso, esse argumento da Screen Rants acima é invalidado pela postagem do dia 14 de Fevereiro (Bem como dia 5 de Fevereiro) no Facebook oficial da Saga, Onde podemos ver a arma de Han, Qi’ra e de Chewie em suas mãos. Obrigado pela informação!
Segue link do post abaixo.

https://www.facebook.com/StarWars.br/photos/a.199447393446848.48647.191152480943006/1742533429138229/?type=3&theater

Fim do UPDATE

_____________________________________________________________


A controvérsia poderia ser facilmente esclarecida se o lançamento de materiais de marketing fosse mais padronizado em toda a Disney, então a linha do tempo sobre quais dos pôsteres vieram primeiro poderia ser mais clara, mas a maioria das regiões tem escritórios próprios que tomam essas decisões, então eles raramente coordenam como são alterados e quando são lançados fora de lançamentos maiores. No que diz respeito aos Estados Unidos, os pôsteres oficiais ainda são o lote original com as sobreposições de nomes de personagens, e cada personagem tem uma arma visível em suas mãos.

A outra confusão de pôsteres é a suposição de que esses novos cartazes foram feitos em resposta a alegações de que a Disney copiou o design das capas de álbuns de The Legacy of Funk e The Legacy of Jazz e outros da coleção pela Sony, mas o post original do artista no Facebook já foi excluídos, e todos os sites oficiais da Lucasfilm e da Disney ainda listam os cartazes como os pôsteres oficiais do filme. Embora a inspiração dos álbuns da Sony pareça ser muito clara, o trabalho em si foi feito por um vendedor terceirizado, não pela Disney/Lucasfilm, então a semelhança é provavelmente uma que eles não sabiam na época, e a exclusão da A postagem no Facebook parece indicar que o assunto foi resolvido a portas fechadas.

Veja abaixo a comparação das capas e pôsteres.

 

Por outro lado, o marketing de Han Solo continua normalmente. O filme está previsto para chegar aos cinemas em apenas alguns meses, e o próximo trailer deve chegar em algumas semanas, provavelmente sendo anexado ao Vingadores: Guerra Infinita.

Fonte: Screen Rant