Episódio IX - A Ascensão SkywalkerEspeculações

Especulação | Poderia Meryl Streep interpretar Leia no Episódio 9?

Atenção: este texto contém spoilers de Os Últimos Jedi.

A produção de Star Wars tem uma decisão difícil de fazer para o terceiro e último filme da trilogia. Com a morte prematura de Carrie Fisher, no Natal de 2016, deixou um enorme vazio na franquia. Também criou uma enorme dor de cabeça para a Lucasfilm. O site Express.co.uk trouxe a tona uma excelente especulação do que poderia ser feito com a personagem.

Existem três opções mais óbvias: recriar a atriz usando o CGI, matar o personagem fora da tela ou reformular o papel.

Não é raro em filmes com esse tipo de situação que tais medidas sejam feitas. Um exemplo recente é  Paul Walker em Velozes e Furiosos. O ator veio a falecer e a equipe de produção tomou a decisão de finalizar o persoangem fazendo uso da computação gráfica, recriando o rosto do ator e tendo como modelo de corpo na cena seu irmão. Outros exemplos da computação gráfica utilizada, mas nestes casos para rejuvenecer os atores, foi Jeff Bridges em Tron Legacy e Robert Downey Jr. em Capitão América: Guerra Civil.

Agora, das opções acima citadas, uma jovem Carrie Fisher como a Princesa Leia já foi recriada digitalmente na maravilhosa revelação no final de Rogue One. Contudo, a Lucasfilm confirmou que “não tem intenção de recriar digitalmente” a atriz para o Episódio 9. Kathleeen Kennedy já reforçou não irão fazer uso de imagens existentes ou truques CGI. Ela disse na época: “Infelizmente Carrie não estará no nove. Vamos vê-la bastante no oito, o que é ótimo”.

E quanto a matar o personagem dramaticamente fora da tela? Esta é a solução mais simples, mas certamente desagrada alguns fãs, que já estão infelizes com o tratamento dado a Luke e Snoke em Os Últimos Jedi. Como todos sabem, Episódio VIII termina com Leia fugindo com os últimos restos da Resistência na Millenium Falcon, mas prometendo: “Temos tudo o que precisamos aqui”.

Leia é a líder e a figura a frente da fagulha de esperança em toda a galáxia. Agora que Luke se foi, ela é mais necessária do que nunca. Seu enredo também precisa de um final satisfatório e à altura da personagem. Mark Hamill e Kennedy revelaram que o papel de Leia no Episódio 9 foi planejado para ser extremamente importante e central para o fim da saga Skywalker. Matá-la fora da tela simplesmente não faria muito sentido.

Isso deixa a difícil tarefa de reformular o papel. Uma petição on-line chamou a atenção pois já levantou milhares de assinaturas para que Meryl Streep substitua sua amiga. Segundo o texto da petição diz: “Como fãs de Star Wars e Carrie Fisher, realmente queremos que Leia brilhe no Episódio IX e certamente não queremos que ela seja removida do filme abruptamente sem uma trama razoável. Portanto, a reformulação Leia é a opção ideal para nós e acreditamos que Meryl Streep é seja a candidata ideal para interpretar Leia”.

As duas estrelas se tornaram grandes amigas quando Streep ‘interpretou Fisher’ em Lembranças de Hollywood, filme de 1990 dirigido por Mike Nichols. O filme foi escrito por Carrie Fisher e baseado em seu livro semi-autobiográfico sobre crescer com uma mãe famosa, Debbie Reynolds. A personagem de Streep, Suzanne Vale, foi baseada na própria Carrie.

A petição acrescenta: “Acreditamos firmemente que ela é a melhor esperança para que possamos ver o legado de Carrie Fisher no Episódio IX. Que a força esteja com Carrie Fisher, Meryl Streep e a Princesa Leia”.

E para você, leitor, qual final poderia ser dado para a nossa Princesa Leia num momento crucial para a personagem e sem sua atriz?