Episódio VIII - Os Últimos JediEspeculaçõesOutrasSpoilers

Os Últimos Jedi | Entendendo a personalidade de Luke Skywalker no filme

A matéria a seguir contém spoilers.

Muitos fãs não gostaram da personalidade de Luke em “Star Wars: Os Últimos Jedi”. Contudo:

Luke era cheio de esperanças:

Vimos Luke na trilogia clássica cheio de ideais, mas também atormentado pelo Lado Sombrio. Em “O Império Contra-Ataca”, Skywalker sentiu o Lado Sombrio quando enfrentou Darth Vader. Motivado por ideais, Luke tinha certeza que poderia converter seu pai, Darth Vader, para o Lado da Luz, e conseguiu. Esse Luke tinha os amigos e a família como prioridades. Ele abandonou seu treino com mestre Yoda para salvar seus amigos.

O fracasso como professor:

No Episódio VIII foi revelado que a queda de Ben Solo para o lado sombrio teve uma parcela de culpa de Luke. Enquanto Ben dormia, Luke sentiu a Força no interior de seu sobrinho e constatou que ele já estava consumido pelo mal. Em um momento de fraqueza, Luke ligou seu sabre com a intenção de matar Ben, mas voltou atrás, no entanto, já era tarde, o jovem pensou que seu mestre queria matá-lo e derrubou o teto em cima de Luke. Ben destruiu a academia de Skywalker e se tornou Kylo Ren.

A atitude de Luke no primeiro momento foi condizente com a de qualquer mestre Jedi. Ben representava um perigo para a galáxia, mas o amor de Luke fez ele voltar atrás, portanto, aqui ele está com a mesma personalidade da Trilogia Clássica.

Buscando respostas:

Skywalker, com sentimentos de culpa, vai em busca de respostas em Ahch-To, local do surgimento dos primeiros jedi. Luke, agora mais experiente e sem agir por impulso, busca por respostas. Por que pessoas boas caem para o Lado Sombrio?

De que adiantaria Luke resgatar Ben, como fez com seu pai, Darth Vader, se os jedi continuariam a cair para o lado sombrio? Skywalker precisava entender  a natureza da Força, por isso ele foi a Ahch-To, local do surgimento dos primeiros jedi. Lá, ele descobre coisas que os jedi nunca o disseram, e decidiu acabar com a Ordem Jedi. Os estudos de Skywalker revelaram uma natureza cíclica da luta entre a luz e a escuridão, e o preço que a galáxia paga a cada ciclo.

Contudo, Rey cheia de esperanças, assim como Luke foi um dia, o fez acreditar nos Jedi novamente. Além disso, mestre Yoda deu uma última lição a Luke, deixando claro que os jedi também podem falhar, e que eles sempre vão existir, independentemente dele querer acabar com a Ordem. Yoda dá o exemplo da menina Rey, que é uma jedi em potencial, enquanto houver esperança, os jedi hão de existir.

Voltando a ter esperança:

Luke então volta a ter esperança nos jedi. Sem poder sair de Ahch-To, o mestre jedi se projeta em Crait, usando uma técnica rara, a projeção astral, e enfrenta seu sobrinho de forma magnifica e se despede dele dizendo que não é o último jedi, e que Rey será uma, de uma possível nova ordem.

Resumindo, não adiantaria Luke resgatar Ben ou matá-lo se os jedi continuassem a cair para o Lado Sombrio, ele precisava entender a essência da Força. Por fim, descobriu que os jedi sempre vão errar e que o que os motiva é a esperança.