Curiosidades

O que foi o Projeto Guerra nas Estrelas dos Estados Unidos

Foi um programa militar norte-americano que visava um sistema de defesa orbital impenetrável. A ideia, por parecer ficção científica na época, ganhou esse apelido inspirado na saga Star Wars. Oficialmente o projeto foi chamado de SDI (sigla em inglês para Iniciativa de Defesa Estratégica).

Em 1983, o ex-presidente dos Estados Unidos Ronald Reagan, em meio a tensão da Guerra Fria, buscava meios de proteger seu país de uma catástrofe nuclear, já que a União Soviética possuía armas capazes de liquidar o rival.

O programa Guerra nas Estrelas pretendia criar um sistema de satélites equipados com canhões a laser para destruir mísseis enviados contra os norte-americanos. Radares espaciais identificariam um míssil inimigo no momento de seu lançamento, e caberia a raios laser ou mísseis terrestres destruir o artefato.

Em 1983, cientistas norte-americanos tiveram êxito, pela primeira vez, em usar um míssil teleguiado para destruir um projétil nuclear em pleno voo. Contudo, o projeto Guerra nas Estrelas foi cancelado na época, pois muitos cientistas questionavam a eficácia do laser na densidade do ar nesse nível da atmosfera. Também havia dúvidas sobre as tecnologias que os controlariam. E o sistema não tornaria os EUA 100% protegido, já que não propunha defesa para ataques submarinos ou com aviões. Além disso gastaria muito tempo (20 anos) e dinheiro para a criação do projeto, que tinha um custo estimado em US$ 200 bilhões.

Veja um vídeo sobre esse projeto:

Fonte: O Mundo Estranho