Cânon

Canon | Livro revela que Yoda estava esperando treinar outra pessoa ao invés de Luke

Desde a aquisição da Lucasfilm, a Disney procura acrescentar no seu cânon oficial histórias que explicariam atitudes dos personagens nos filmes. Um desses livros é um “From a certain point of view” (Por um certo ponto de vista), livro comemorativo dos 40 anos de Star Wars e que trás histórias canônicas relacionadas aos filmes da trilogia original pelo ponto de vista de diversos personagens.

Uma dessas histórias saiu no Reddit, e chama bastante a atenção. Nele vemos Ben (já como fantasma da força) tentando convencer Yoda a treinar Luke, o que ele não queria, como já era percebido no Império Contra-Ataca. Mas o que chama atenção é que ele estava disposto a treinar outra pessoa. Acompanhe os trechos (tradução livre):

Obi-Wan: “Mestre, quero que você treine um novo Padawan.”

Yoda: “Querer, você quer?”

Obi-Wan “Quero que você treine o jovem Skywalker.”

Yoda sentiu seu coração tremer. Ele não imaginou que isso pudesse acontecer, mas estava!

Yoda: “Sim…”

Obi-Wan: “Concordou tão rápido assim?”

Yoda: “Para treiná-la, muito tempo esperei.”

Obi-Wan: “Mestre, eu quero que você treine Luke.”

Yoda olhou para o rosto brilhante de Obi-Wan.

Yoda: “Não!” – disse, batendo sua bengala com força no chão. – “Este não é! Não pronto está!”

Obi-Wan: “E quem já esteve pronto antes?”

Yoda: “Não aquele. Um Jedi profundo comprometimento deve ter! Para uma nuvem a outra ele olha! Uma mente mais séria o Jedi deve ter! No speeder aquele não para de pensar! Hmph. Não ele, ela!”

(…)

Um longo silêncio.

Yoda: “A outra Skywalker, treinaria. Ela está pronta.”

Então, de acordo com esse texto, Yoda não queria treinar Luke não só pelos motivos que já sabíamos que ele tinha dito no Império Contra-Ataca, mas também porque ele estava esperando treinar Leia e não Luke!

O eu você acha? Será que se Leia tivesse sido treinada ao invés de Luke, as coisas estariam diferentes? Comente, dê sua opinião.