CuriosidadesEpisódio I - A Ameaça FantasmaNotícias

Neurocientista engana revistas científicas com estudo sobre as “midichlorians”

Vocês provavelmente já ouviram falar das Midi-chlorians, os pequenos seres microscópicos que vivem nas células de todos os seres vivos numa relação simbiótica. A revelação destes seres é algo que divide os fãs de Star Wars até hoje e provavelmente continuará assim por muito tempo.

Entretanto, as Midi-chlorians se tornaram protagonistas de uma história em tanto que aconteceu nesta semana. Um neurocientista decidiu se vingar de jornais que utilizavam uma tática predatória para publicar artigos científicos em seus folhetins, uma vez que os cientistas precisavam pagar taxas para ver seu trabalho divulgado.

Com isso, Neuroskeptic escreveu um artigo sobre estes seres de Star Wars e submeteu para nove jornais diferentes, mas apenas quatro deles aceitou. Apemas três destes publicaram o artigo, enquanto o restante requisitou uma taxa de $360.

O título do artigo é Midichlorians: Structure, Function and Clinical Relevance (Midiclhorians: Estrutura, Função e Relevância Clínica). Segundo o texto, a função de uma midchloria é a “sensitividade à força, para a fabricação de Trifosfato de adenosina, a energia da célula para a circulação, e controlar o metabolismo. A série de reações envolvendo a produção de Trifosfato de adenosina é cítrica e cíclica, também conhecida como ciclo Kyloren após sua descoberta.”

Se isso não bastasse, o autor ainda joga em seu texto diversas referências aos filmes, incluindo uma das frases de Qui-Gon Jinn em A Ameaça Fantasma, “sem as Midichlorians a vida não existiria, e nós não teríamos conhecimento sobre a Força”. Além disso, são mencionadas várias síndromes causadas por “desordens midichloriais”, como a síndrome JARJAR e Kyloren, que havia sido citada anteriormente.

E continuando, ele recita o famoso diálogo entre Palpatine e Anakin Skywalker durante a cena do espetáculo em A Vingança dos Sith, “Você conhece a tragédia de Darth Plagueis, o Sábio? Eu pensei que não. Não é uma história que os Jedi lhe contariam (…)”. É simplesmente inacreditável toda essa história. Vale também ressaltar o nome utilizado por ele para a publicação do artigo: Lucas McGeorge, que, a propósito, recebeu um convite para participar do corpo editorial da revista Zinianz.

Em seu texto, publicado em seu blog, Neuroskeptic disse que o objetivo não era provar que o ramo de jornais de publicação científica está quebrado, mas para mostrar que muitos diários revisores não revisam nada. O objetivo também é incentivar pesquisadores a publicarem seus estudos por conta própria. “Isso importa pois editoras científicas são empresas que vendem um produto, e o produto é a revisão.”

Seu estudo galáctico foi publicado em International Journal of Molecular Biology: Open Access, the Austin Journal of Pharmacology and Therapeutics (PDF), and the American Research Journal of Biosciences (PDF).

Paulo Rabelo

Aracajuano, fã de Star Wars desde quando assistia The Clone Wars na Globo. Um dos fundadores da Sociedade Jedi, trago notícias, curiosidades e resenhas sobre a nossa amada saga.