Arquivos Jedi

Arquivos Jedi | O Lado Luminoso da Força

O lado luminoso da Força, também conhecido popularmente como Ashla, era o lado da Força ligado a emoções positivas.

Esse caminho é conectado com a felicidade, alegria, amor e benevolência –  alguns acreditam que essas emoções alimentem o lado da luz e forneçam uma visão sobre seus usos éticos. Pessoas ligadas a esse lado eram geralmente preocupadas com as ideias de generosidade, bem, cura, e sabedoria, ao contrário de mal, maldade e o julgamento precipitado. A fim de alcançar a harmonia com o lado luminoso da Força, seus praticantes muitas vezes meditam para limpar-se das emoções negativas, tais como agressão, raiva e ódio, pois essas podem levar o paladino para o lado sombrio da Força.

O maior grupo e mais famoso que utilizava o poder da luz foi o dos Cavaleiros Jedi.

Alguns seres notáveis que utilizavam o lado da luz são: Yoda, Obi-Wan, Luke, etc.

O lado luminoso era tratado tanto como uma entidade semi-inteligente, a Força, com intenções definidas e uma essência senciente do bem, como um caminho que o ser, por seu livre arbítrio, escolheu. Segundo a interpretação autoconsciente, o lado luminoso influencia ativamente os acontecimentos na medida em que alguns Jedi se consideravam meros “instrumentos” da Força. Embora isso implicasse em uma falta de escolha sobre o destino de um indivíduo, os Jedi, como principais proponentes do lado luminoso, insistiram que eram, sim, “o ser definitivamente livre”. Isso eles explicavam como sendo devido à Força (pelo menos do lado luminoso) não obrigar ninguém a nada. Um destino pode ser aceito ou rejeitado. E todas as escolhas ao longo do caminho eram livres.

A maioria dos seres que utilizaram o lado luminoso da Força conheceram suas habilidades calmantes. Os Jedi tentam manter a calma em todos os momentos, mesmo em situações que normalmente causam estresse intenso. Eles têm a capacidade de acalmar animais, pessoas e aumentar a moral usando apenas suas mentes. Quase todos os usuários do lado luminoso sentiram o tentador chamado do lado sombrio da Força em algum momento, mas usaram as habilidades do lado luminoso para restaurar a sua tranquilidade.

Com a experiência, há uma série aparentemente infinita de coisas que um Jedi poderia conseguir através da utilização do lado da luz. Isto não só se aplica aos Jedi, é claro, mas a qualquer sensível à Força. Os paladinos usaram seus poderes para ganhar maior conhecimento, em contraste com os seus antigos inimigos, os Sith. Considerando que os Sith usariam seus poderes para tentar governar a galáxia, os Jedi poderiam usar seu poder para lutar em sua defesa e para guiar sua direção, embora estas diferenças nem sempre parecessem tão claras. Muitas pessoas estavam desconfiadas da grande influência da Ordem Jedi sobre os líderes da Velha República.

O lado luminoso da Força é geralmente mais difícil de se usar do que o lado sombrio, pois os poderes da Força do lado sombrio são todos agressivos e facilmente alimentados por raiva ou ódio. Usuários do lado sombrio avançam mais rápido, mas não eram inerentemente mais poderosos do que os do lado da luz. Habilidades do lado luminoso da Força são praticamente todas defensivas e passivas na natureza. Embora existam habilidades lado da luz para aumentar as forças ou coragem, ou incapacitar um inimigo, nenhuma delas é realmente agressiva (com as notáveis ​​exceções de Julgamento Elétrico, Corte da Força, e Combustão).

Ashla era também o nome da Força em si, antes de se referir apenas ao lado luminoso, isso poderia significar que o lado luminoso é também a natureza da Força. Mas há opiniões contrárias a esse respeito.

O texto possui conteúdo cânon e legends.

Texto retirado do WikiaStarWars