The Clone Wars

Série | Crônicas de The Clone Wars 1

Nessa nova série semanal, todas as segundas vamos analisar as séries de posts “Chronicling The Clone Wars” de Leland Chee (O Holocron Keeper da Lucasfilm) no site Starwars.com entre 2012 e 2013. Já aviso de antemão que a gente não vai até o fim da série. Leland parou com suas anotações depois do décimo primeiro post da série. Mas mesmo assim tem alguns insights que valem a pena para entender melhor a cronologia da série. Vamos ver o que Leland trouxe para gente sobre os primeiros 4 episódios de A Guerra dos Clones.


Sem dúvida, a duvida mais frequentemente perguntada desde que The Clone Wars estreou há quatro anos é: “Como é que The Clone Wars entra na linha do tempo das Guerras Clônicas do Universo Expandido já existente?” As primeiras temporadas de The Clone Wars tiveram os episódios lançados fora da ordem cronológica. Tem ainda episódios nas temporadas 2 e 3 que foram prequels a episódios da primeira. Aqui estão algumas das minhas notas sobre a linha do tempo para ajudar a resolver as coisas.

“Cat and Mouse” (S216)

Obi-Wan e Anakin devem quebrar um bloqueio separatista para entregar suprimentos a Christophsis. Eles encontram o comandante separatista almirante Trench e conseguem mais do que eles esperavam.

“Hidden Enemy“ (S116)

Anakin e Obi-Wan descobrem evidências de um traidor entre suas fileiras enquanto tentam levar as forças da República a libertar o planeta de Christophsis de um cerco separatista.

Os números entre parênteses mostram o número da ordem de lançamento, com S216 sendo o episódio 16 da temporada 2. Por que não começar com a temporada 1 Episódio 1? Porque, pela primeira vez, os episódios de Clone Wars estão sendo apresentados em ordem cronológica.

Como The Clone Wars se encaixa no UE estabelecido anteriormente, aqui está uma recapitulação de coisas que aconteceram antes do primeiro episódio “Cat and Mouse”. Asajj Ventress surgiu como assassina do Conde Dooku e já lutou com Obi-Wan Kenobi e Anakin Skywalker. General Grievous lidera o Exército Droide da Confederação e confrontou os Jedi e a Republica em várias ocasiões, embora ele ainda não tenha se encontrado com Asajj Ventress. Anakin atingiu o posto de Cavaleiro Jedi e recebe cicatrizes das Guerras Clônicas em seu rosto. A unidade azul-marcada 501st dos soldados clone sob o comando do capitão Rex é atribuída a Anakin. Obi-Wan ganhou assento no Conselho Jedi. Sua unidade de soldado clone é o Batalhão de ataque marcado com laranja, liderado pelo Comandante Cody. Como um presente de Padmé, R2-D2 agora serve Anakin enquanto C-3PO, tendo seus revestimentos de prata enferrujados substituídos com ouro, agora serve à senadora Padmé Amidala.

“Cat and Mouse” e “Hidden Enemy” tem lugar antes do filme The Clone Wars de 2008 que dá resolução para a Batalha de Christophsis e apresenta Ahsoka Tano como Padawan de Anakin. Outros eventos notáveis do filme que se aplicam ao cronograma: Anakin adquire o cargueiro Crepúsculo e Ziro o Hutt é preso por conspirar contra Jabba o Hutt e a República. E Jabba tem um filho.

Almirante Yularen é atribuído a Anakin pela primeira vez em “Cat and Mouse” marcando sua primeira aparição cronológica na série. O episódio menciona o encontro anterior de Yularen com Trench, embora este evento nunca tenha sido descrito.

Já os próximos dois episódios dessa cronologia

“Clone Cadets” (S301)

Cinco cadete clones – Hevy, Cutup, Droidbait, Fives e Echo – lutam para completar seu treinamento no planeta oceânico de Kamino

“Supply Lines” (S303)

Ryloth está sob cerco. Preso na superfície, o Mestre Jedi Di reúne as forças locais com a ajuda do líder rebelde Cham Syndulla.

Observe que ambos os episódios originalmente foram ao ar como parte da 3ª Temporada de The Clone Wars. O grupo de clones de “Clone Cadets” aparece aqui pela primeira vez cronologicamente, embora sua primeira aparição esteja na primeira temporada. Os clones desta unidade continuarão a aparecer ao longo da série. A situação em Ryloth em “Supply Lines” configura um importante arco da história da 1ª temporada. Este episódio apresenta a primeira aparição cronológica do Rei Katuunko, o líder dos Toydarianos.

Todos esses episódios ocorrem no início das Guerras Clônicas, apenas alguns meses após a Batalha de Geonosis, vista em Star Wars: Episódio II – Ataque dos Clones. Muitas das datas e eventos existentes anteriormente no UE foram condensadas neste período antes dos eventos de “Cat and Mouse”.

Em blogs futuros, vou continuar a partilhar as minhas notas da linha de tempo de The Clone Wars e adicionar fatos a esta linha de tempo episódica.

  • Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma
  • Star Wars: Episódio II – Ataque dos Clones
  • “Cat and Mouse” (S216)
  • “Hidden Enemy” (S116)
  • Star Wars: The Clone Wars (2008)
  • “Clone Cadets” (S301)
  • “Supply Lines” (S303)

Leland Y Chee é o Guardião do Holocron na Lucasfilm e escritor de “Ask Lobot” na revista Star Wars Insider.

theofairbanks

Paulistano, atualmente moro em São José dos Campos, sou fã da saga desde 2002, mas quando entrei para o grupo no Facebook Star Wars em 2014 meu mundo se abriu para um imenso universo de outros Fãs, discussões e amizades. Estou na Sociedade Jedi desde o seu inicio, e tento trazer noticias comparações, e projetos mais alternativos de interação com os leitores.