ArtigosEpisódio VIII - Os Últimos JediEspeculações

Artigo | Sem os Jedi não há equilíbrio na Força

Todos os episódios da saga são claros quanto à essencialidade desses paladinos da paz e da justiça na Galáxia.

“Tenho viajado muito e vi demais para ignorar o desespero da galáxia. Sem os Jedi não há equilíbrio na Força.” 

Essas foram as palavras de Lor San Tekka no começo de Episódio VII, um antigo aliado da General Organa e historiador da Força. Ele acreditava que sem os Jedi não há equilíbrio na Força, algo fundamental para a paz na galáxia. Por isso, ele confia a Poe Dameron a localização de Luke Skywalker, para que ele traga o equilíbrio novamente.

Mas Luke no teaser trailer de Os Últimos Jedi parece desejar o fim dos Jedi. O que o levou a ter esse pensamento tão radical? Ou não podemos levar o que foi dito no teaser ao pé da letra? As duas coisas! Comentei aqui os motivos que fizeram Luke perder a fé na Ordem Jedi.

“Por mais de mil gerações, os Cavaleiros Jedi foram os guardiões da paz e justiça na Velha República. Antes da Era das Trevas. Antes do Império.”―Obi-Wan Kenobi

Em O Despertar da Força eles foram ditos como necessários para o equilíbrio. A ideia de que os ensinamentos Jedi são incorretos e devem ser abandonados quebra a narrativa dos sete filmes e vai contra a mensagem moral que George Lucas colocou na saga: a escolha do bem sobre o mal.

Leia mais: Nossas religiões estão na saga

Mas algum tipo de reforma deve ocorrer. É bem possível que Luke implemente novas regras e regulamentos e retire algumas ultrapassadas quando criar essa Nova Ordem Jedi. Como possibilitar a eles ter família e não ficarem presos somente ao código. Essas coisas naturais da vida quando rejeitadas trazem desequilíbrio ao ser. É dito em preceito antigo que esses campeões da justiça eram indivíduos que tinham a habilidade de trabalhar em conjunto com a Força, afastando seu lado sombrio. Suspeito que a principal reforma será que o Jedi enxergue o lado sombrio dentro de si.

A ideia de que há luz e escuridão em todos os seres, e que a harmonia natural da Força é tipo uma mistura de 80% luz e 20% escuridão. As pessoas pensam, erroneamente, nisso como Jedi cinza (não existe esse termo no novo cânone, ou é Jedi ou não é, não há meio termo), no entanto, é apenas a verdadeira natureza da luz em equilíbrio.  Essas ideias complexas são de George Lucas e não são exploradas nos filmes, mas em outras mídias, como no seriado Clone Wars. Por exemplo, se alguém assassinar seu filho, é natural estar enfurecido, mas se deixar a raiva controlar você, a vingança irá te destruir. Ou se alguém tenta te matar, é natural ser agressivo para se defender. Se você fosse completamente altruísta morreria nessa situação. No inverso, poderia se tornar pior que seu agressor se deixasse o ódio tomar conta de você.

No legends, Luke reformou o Código Jedi, nele se permitia o casamento, veja seu código:

“Jedi são os guardiões da paz na Galáxia.

Jedi usam seu poder para defender e proteger.

Jedi respeitam toda a vida em qualquer forma.

Jedi servem aos outros ao invés de chefiá-los, pelo bem da Galáxia.

Jedi procuram aprimorar-se através do conhecimento e do treinamento.”

Agora veja o código da Velha Ordem:

“Não há emoção, há paz.

Não há ignorância, há conhecimento.

Não há paixão, há serenidade.

Não há caos, há harmonia.

Não há morte, há a Força. ”

Dá para perceber que a lei antiga é de negação, e a nova, que é Legends, é de aceitação.

Os paladinos da Velha Ordem estavam em crises existenciais, eles eram arrogantes e não queriam aceitar que possuíam dentro de si um pouco de escuridão. Negar o lado sombrio em si, permite que ele o controle. Yoda aprendeu isso em seu treinamento com as sacerdotisas da Força (Clone Wars: episódio 12 – Destiny: Yoda é treinado para aprender o segredo da imortalidade). Por não aceitarem a existência de um pouco de escuridão neles, muitos Jedi se corromperam e não foram capazes de enxergar a presença do lado sombrio na República: Darth Sidious. Para a Velha Escola era impossível um Jedi caído regressar novamente para Luz, mas Anakin mostrou o inverso.

A única coisa que Snoke temia em O Despertar da Força era o surgimento do Novo Jedi. Luke falando que esses paladinos devem acabar não deve ser no sentido literal (o Jedi antigo deve acabar), mas que a velha doutrina deve ser abandonada, para que um novo Jedi surja. Creio que Rey será a primeira da nova escola.

Em minha opinião, os Jedi não vão acabar, mas Luke Skywalker fará uma grande reforma em seus preceitos.

“Não o último dos antigos Jedi, Luke. O primeiro dos novos.”―Obi-Wan Kenobi, para Luke Skywalker em seu sonho (legends)

Leve isso como uma especulação.

Leia mais: Luz, Escuridão, o Equilíbrio é muito maior

Leia mais: Legends: A Nova Ordem jedi

Leia mais: Jedi Cinza: O guia definitivo