ArtigosBiografia

A mente por trás de “Os Últimos Jedi”

Rian Johnson é um diretor ainda em ascensão e com certeza um dos melhores diretores da atualidade, além de ser um excelente diretor, ele também é um escritor, produtor e dublador americano.

Rian Johnson nasceu em Maryland, EUA, no dia 17 de Dezembro de 1973, graduou-se na ”USC School of Cinematic Arts” (USC Escola de Artes Cinematográficas). Inclusive, essa é a escola na qual George Lucas e Steven Spielberg estudaram.

Seu primeiro longa metragem é um clássico Cult feito com apenas 500.000 dólares, chamado ”A Ponta de um Crime” (Brick), um Filme policial estrelado por Joseph Gordon-Levitt. A história gira em torno de Brendan, que encontra o corpo da ex-namorada assassinada e jura descobrir quem são os responsáveis pelo crime. O filme ganhou o prêmio especial do júri pela originalidade de visão no Festival Sundance de Cinema em 2005. Além disso, o longa foi nomeado a outros inúmeros prêmios.


O segundo filme de sua carreira foi a excelente comédia policial ”Vigaristas” (The Brothers Bloom) Lançada em 2008, estrelado por Rachel Weisz (“A Múmia”), Adrien Brody (Vencedor do Oscar por sua atuação no filme “O Pianista”) e Mark Ruffalo (”Os Vingadores”). A história do filme centra-se em dois irmãos que após vinte e cinco anos enganando as pessoas decidem participar de um último golpe, tendo como alvo uma herdeira chamada Penélope. O plano falha quando Bloom se apaixona pela vítima.


Já o seu terceiro filme é o aclamado ”Looper: Assassinos do Futuro”, lançado em 2012, estrelado por Bruce Willis e novamente por Joseph Gordon-Levitt. Assim como nos filmes anteriores, Rian Johnson escreve e dirige o longa. Ao ser lançado, o filme acabou se tornando uma enorme surpresa nas bilheterias mundiais, arrecadando mais de 100 milhões de dólares, e recebendo inúmeros prêmios, tanto por sua originalidade, quanto pela direção e escrita.

Esse foi o filme que convenceu Kathleen Kennedy, presidente da Lucasfilm, a chamar Rian Johnson para assumir a cadeira de diretor em Episódio VIII e trazer sua visão para o filme. A história se passa no ano 2074. Os assassinatos estão proibidos e algumas pessoas são enviadas ao passado clandestinamente para que sejam executadas por assassinos de aluguel conhecidos como “Loopers”. Joe é um deles e está prestes a ter um novo alvo: ele mesmo.


Rian Johnson também dirigiu três episódios da aclamada série televisiva Breaking Bad. O primeiro episódio que Rian dirigiu foi ”Fly”, episódio 10 da terceira temporada, tido por muitos como um dos melhores da série, alguns odeiam, outros amam, mas a genialidade do episódio é incontestável. O segundo foi o episódio 4 da quinta temporada, chamado ”Fifty-One”, episódio pelo qual Rian ganhou o Prêmio Guild dos Diretores da América para Direção Em Destaque.


O último episódio da série que ele dirigiu é nada mais nada menos do que um dos MAIORES episódios da história da televisão e o MELHOR episódio da série em minha opinião, mas tenho certeza que da sua também (Risos), o episódio que eu estou falando é, claro, o aclamado, o espetacular e épico ”OZYMANDIAS”.

Com uma carreira de poucos filmes, mas com um talento extraordinário para dirigir e escrever, está claro que Rian Johnson vai fazer não só um filme excelente, mas talvez o melhor desde o O Império Contra-Ataca, com um estilo de filmar espetacular e com seus roteiros cada vez melhores e mais geniais, provavelmente daqui a alguns anos ele nos entregará um verdadeiro clássico cinematográfico, a não ser que Star Wars 8: Os Últimos Jedi já seja.

Leia mais: 6 filmes que Rian Johnson se inspirou para fazer Os Últimos Jedi