EntrevistaNotícias

Mark Hamill fala sobre fama, família, e claro, Star Wars!

Não há muitos atores em Hollywood com a chance de interpretar personagens como um dos heróis mais virtuosos do cinema e um dos vilões mais desprezíveis. Mas para Mark Hamill tudo faz parte do trabalho. Nessa entrevista concedida ao Orlando Family Magazine dias antes do maior evento para fãs de Star Wars do planeta, o ator disseca vida, família, trabalho, filhos e sua paixão pela arte.

A Star Wars Celebration acontecerá em Orlando, entre os dias 13 e 16 de abril. Entrevista sem riscos de spoilers do Episódio VIII.

OFM: Como Luke Skywalker, você interpretou um dos filhos de um dos piores pais da cultura Pop. Porém, sabemos que é um pai devotado e um marido na vida real. De que forma a família do seu alter ego tem influenciado o seu relacionamento com sua própria família?

Mark Hamill: Oh Deus! Uma dessas perguntas profundas e quase sem resposta .Você sabe , a arte reflete a vida, e vice-versa. Eu acho que os filmes podem ser relacionados a isso por que são sobre família . E são filmes otimistas . Eu penso que eles apelaram para os melhores anjos de nossas almas . O fato de que Luke poderia enfrentar o seu pai e ter a oportunidade de ter sido o segundo homem mais poderoso da galáxia ; é algo a se dizer. Acho que os próprios jovens respondem a questão também . E fico feliz que isso tenha um apelo tão forte entre eles . Por que é muito bem claro : É o bem contra o mal . Prega o ideal, que é altruísmo e a devoção , a uma causa maior que a sua . O fato é que o filme faz isso de uma forma que envolve os personagens com ação , aventura , humor e assim por diante . É um tipo de mensagem disfarçada.

OFM : Você e sua esposa , Marilou York , estão se aproximando do 40º aniversário de casamento , o que não é uma façanha sem importância . Principalmente em Hollywood . Qual o segredo ?

Mark Hamill : Eu sempre digo uma palavra: Aceitação.  É uma dessas coisas que , ao longo dos anos , você pode precisar em momentos dificeis. E as vezes as pessoas são muito rápidas para apenas dizer: “OK, vamos remediar isso, terminando o relacionamento” .  Eu gostaria de dizer as pessoas que se um dia você encontrar alguem que complete você , e de uma forma que seja positiva ; que tente trabalhar isso.

OFM : E como você acha que se saiu em sua primeira vez na paternidade?

Mark Hamill : Você sabe , é tentativa e erro . Você tenta sempre procurar ouvi-los . Meu pai era autoritário e era um oficial militar . Então eu tentei ser menos intimidador do que ele . E as pessoas diziam : ” Você é permissivo” , e aquilo ou outro. Mas eu sempre fui do tipo que se meus filhos estivessem felizes eu estaria feliz . Estou contente que hoje estão crescidos com suas próprias famílias .

OFM : Você estava na casa dos 20 anos quando Star Wars estreou, e no meio dos 60, quando você retornou para a franquia  em 2015 , com “O Despertar da Força”. Como você trataria a fama inicial , se você fosse o mesmo homem que é hoje?

Mark Hamill : Eu estava meio que em uma bolha . Quando eu fiz Star Wars já estava trabalhando em outro filme quando o  impacto total disso veio a tona. Eu não tinha ideia da enormidade que estava sendo até ver os sketches do filme no Saturday Night Live , caricaturas politicas , e vendo se tornar uma espécie de referencia da cultura pop . Referiam-se a outros políticos como Darth Vader e essas coisas. Realmente entrou no vernáculo muito rapidamente. Eu acho que o que aconteceria se eu voltasse naquele tempo é que eu aproveitaria muito mais o instante. Por que sabe , Star Wars , foi o meu primeiro filme. E você acha que todos serão assim. É interessante estar ao lado de Daisy Ridley , John Boyega e Oscar Isaac .Todos com idade próxima com a que eu tinha quando fiz o primeiro filme , e ver como vão lidar com isso. Todos eles são atores fantásticos . Agora tem uma série de eventos estabelecidos , e ver esses blockbusters se conectarem em vários outros níveis . Mas novamente , estou curtindo muito mais agora do que na época que fiz o primeiro.

OFM : Enquanto filmava O Despertar da Força , você estava com a mesma idade que Sir Alec Guinness tinha quando filmou o filme original,  vocês dois tiveram um bom relacionamento até sua morte. Importa-se de falar sobre esse vínculo?

Mark Hamill : Eu o idolatrava . Como qualquer outro ator e estava muito familiarizado com seu trabalho em comédias de Ealing , A Ponte do Rio Kwaii e Murder by Death ( Assassinato por morte ) , e tantos outros filmes. Então, eu estava realmente siderado pelo homem, e me surpreendeu o quão fácil era estar ao seu redor. Eu conseguia fazê-lo rir, e eu sei que ele gostava .E não era de dar conselhos, mesmo que estivesse procurando. Uma coisa que era boa sobre o nosso relacionamento é que nós mantivemos o contato. Eu ia visitá-lo quando eu ia para Inglaterra . Fui vê-lo no teatro em West End  , saiamos depois e jantavamos. Ele me enviava cartas.

Ele era realmente alguém que era de uma outra era do show business . Eu meio que senti que era muito mais glamouroso , interessante e real do que qualquer coisa que temos atualmente. Acho que há uma tendência a idealizar o passado, mas eu estava tão grato por ele me considerar digno de sua atenção, mesmo depois de tá envolvido no filme. Eu não parava de ir em seu camarim para conversar, nós compartilhavamos um amor a Laurel e Hardy . Fiquei surpreso quando ele mencionou que foi influenciado por Stan Laurel. Alguém que você não pensaria imediatamente ao considerar o trabalho da Guinness. Ele era muito aberto sobre essas coisas.

OFM : Você  passou por aqui em Orlando quando participou do Star Wars Weekend nos Estúdios Hollywood ( um dos quatro parques temáticos do Walt Disney Resort ) em 2014. O que você achou da nossa cidade?

Mark Hamill : Bem, obviamente o clima . As pessoas são muito , muito legais . Fomos capazes de checar e ir naquela atração do Harry Potter , que foi extraordinário . Agora eles tem aqui (Universal Studios). E eu disse a meus filhos : “Não se acostumem com isso, porque nós poderíamos voltar a ficar na fila por uma hora e meia ; se voltarmos”. Então nós pudemos ver um monte de coisas muito rapidamente dentro de poucas horas. Mas a tecnologia é extraordinária não é? É como se fosse parte montanha-russa e parte filme em 3-D , e é incrível como ela avança.

Eu não vejo mais os filmes [Star Wars], não os vejo em casa ou qualquer coisa, e eu sempre me perguntei: “Como é que vão fazer , com a tecnologia tão avançada quando fizerem os prequels?” Eu acho que muitos jovens olham para o Star Wars original e se sentem como se ele parecesse datado . Eu os vi novamente quando os relançaram nos cinemas e as crianças queriam vê-los , você sabe, as edições especiais que foram lançadas em 1997  . A cerca de 20 anos..

Mas voltando a sua pergunta . Quando você vai para algo assim , você tá em um carro, em um hotel, e em um salão de convenções.E depois volta para o seu quarto de hotel. Você realmente não tem muito tempo para se movimentar e ver as coisas da maneira que você gostaria. E Florida é um estado tão vasto, eu imagino que é muito, muito diferente o norte do que é no centro, onde Orlando é muito diferente do jeito como Miami é no sul. É semelhante à Califórnia, dessa forma. Eu gostaria de ver mais, obviamente.

OFM : Última pergunta: Se você não tivesse sido escolhido como Luke Skywalker, como você acha que sua vida teria sido?

 Mark Hamill : É interessante, porque eu estava em uma série chamada The Texas Wheelers com Jack Elam e Gary Busey, produzida pela MTM-Mary Tyler Moore [Enterprises]. Foi o primeiro show deles com câmera única, e sem tá na frente de um público ao vivo. E tinha um roteiro maravilhoso de Dale McRaven , e o personagem que eu interpretava era engraçado – quero dizer, ele não achava que era engraçado, era um cara muito sério. Mas era tão sem noção e tão pateta e tão divertido de interpretar, que eu estava realmente mantendo os dedos cruzados para o show ser um sucesso. Bem, obviamente, não foi: Fomos cancelados depois da nossa primeira temporada. Isso foi em 1974. Se tivesse sido um sucesso, eu não teria sido capaz de interpretar Luke.

Então, o destino é um conceito interessante. Muitas vezes eu lia entrevistas onde eu podia me relacionar com isso, porque é algo que eu experimentei. Eles estavam perguntando a George Harrison como era ser um Beatle . E ele disse [personificando a voz de Harrison], “Como é não ser um dos Beatles?” E essa era a única vida que ele conhecia. Eu sou do mesmo jeito. Só com as coisas que eu fiz, e se tratando dos meus trabalhos no palco ou em voice-over , eu sinto que tinha a versatilidade necessária para ter uma carreira que seria sustentável. Eu sempre pensei que eu era mais que alguns créditos longe de obter um grau de ensino, talvez se eu falhasse como ator, eu poderia sempre voltar atrás e me tornar um professor. Isso me atraia.

Estou muito grato em ter conseguido fazer tantas coisas que eu sempre amava quando era criança . Tenho feito personagens em animações e vídeo games . Escrevi quadrinhos . E ainda amo tudo isso com a mesma vontade de quando era jovem . Se eu não fosse o Luke eu ainda assim seria um grande fã de Star Wars . Por que os filmes , além de serem divertidos , eu acho eles muito engraçados . Eu acho engraçado os robôs discutirem de quem é a culpa . Não se associa muito comédia com ficção cientifica e filmes de fantasia . Sei que seria um grande fã . E torceria pra quem for , seja o Luke quem fosse .

Entrevista por Nate Sheldon

Fonte: OrlandoFamilyMagazine