DisneyEntrevistaRebels

Dave Filoni fala sobre o “Escolhido” e Kenobi Vs. Maul

Nem preciso avisar vocês amigos que temos alguns Spoilers do último episódio de Star Wars Rebels, que realmente foi incrível para o Canonico de Star Wars, e vai gerar ainda muito assunto. Finalmente vemos um fim digno para um dos melhores personagens de Star Wars (ao menos na minha opinião), e finalmente vimos oficial um velho e poderoso Obi-Wan no deserto de Tatooine.

Obvio que o episódio levanta um monte de questões, e quem melhor para responde-las do que o próprio criador da série, Dave Filoni. Em uma entrevista fresquinha o site Io9, ele entra a fundo no episído para falar do seu ponto de vista sobre Obi-Wan, a luta entre ele e Maul, a polêmica sobre o “Escolhido” e um pouco mais.

Um das coisas que me surpreendeu no episódio e como a luta entre o velho Ben Kenobi e Maul foi, esperava algo mais com cara de Dragon Ball, bem extensa, já que fizeram questão de ficar atiçando a gente até o episódio passar. Em três movimentos curtos, Kenobi mata Maul e a batalha acabou, tipo luta do MMA que fica um tempão anunciando e em três tapas alguém é nocauteado.

Ao menos Filoni na entrevista da detalhes sobre como essa batalha se formou, e onde encontrou inspiração para ela. Ele compara Obi-Wan com o mestre espadachim Kyuzo, do clássico Sete Samurais:

“Eu sinto forte em Obi-Wan, se ele pudesse ajudar, ele não teria matado Darth Maul. Obi-Wan está em ponto, na minha mente, onde ela está bastante esclarecido. Ele está no deserto descobrindo quem é, realmente evoluindo como um personagem. Ele não é mais o jovem que entrou em combate com Maul cheio de raiva pelo fato de seu mestre ter sido morto. Não tinha como ser a mesma situação depois de todos esses anos. Maul, da sua parte, ainda estava preso naquele exato momento. É onde sua vida deu errado. Ele não pode deixar para lá.”

Essa batalha entre os dois também representa as diferenças entre os Jedi e os Sith:

“É verdade que expressa as diferenças entre os Jedi e os Sith. Enquanto o Jedi se torna altruísta, o Sith permanece egoísta. Quando pressionado, porque Obi-Wan está protegendo alguém afinal, ele resolve lutar. Mas porque ele é tão verdadeiro e sabe quem ele é naquele momento, não é possível derrotar isso. Então Obi-Wan vai derrotar o Maul porque Maul está quebrado e perdido, e acho que por isso é que no fim vemos Maul ser embalado por Obi-Wan.

A ideia de que Obi-Wan está disposto a perdoar alguém que é tão cruel e terrível porque ele sente pena dele. Em sua respiração final, Maul tem esperança que irá aplicar sua vingança em seus inimigos. E na minha mente, Obi-Wan expressa tristeza justamente porque significa que Maul nunca cresceu e nunca irá ser libertado de seu sofrimento. Eu senti que este momento precisava ir além de uma batalha de sabres de luz e tinha que ser mais focada na expressão dos personagens.”

Uma das parte mais legais da entrevista é a revelação das similaridades de como Maul matou Qui-Gon, e como ele tenta matar Kenobi. Mostrando a diferença de evolução entre eles, enquanto Obi-Wan evoluiu espiritualmente, Maul continua basicamente o mesmo do primeiro encontro em Naboo. Mais conteúdo bebido direto da fonte de filmes clássicos de Samurai, que tanto inspiraram George Lucas:

“Maul tenta pegar Obi-Wan com um movimento muito similar ao que ele acertou Qui-Gon. Onde ele defende e usa o seu hilt para acertar o rosto de Qui-Gon. Ele tenta fazer o mesmo com Obi-Wan, mas até para mostrar crescimento, Obi-Wan está preparado e corta o sabre no meio. E cortar o sabre de luz no meio representa Maul sendo cortado.”

Agora quanto a polêmica sobre o “Escolhido” que Kenobi fala, Filoni fala sobre como ele queria falar sobre Luke. O principal ponto aqui é que sabemos que o escolhido é o Anakin, mas vamos olhar as coisas pela perspectiva do Obi-Wan, para ele Anakin estava perdido, e ele acreditava que a salvação estava em Luke. E veja o que Filoni tem a dizer sobre isso:

“Temos que olhar para cada episódio de Rebels como se você nunca tivesse visto Star Wars antes. Então imagine que o que seja que Maul e Obi-Wan estão falando sobre o ‘Escolhido’ ou ‘Quem você está protegendo?’ você nunca viu ou nós não temos o contexto todo, tem muita gente que não sabe o que está acontecendo ali. O fã de Star Wars sabe, mas as pessoas normais não. Então a cena estabelece, de forma simples, este é Obi-Wan, ele está protegendo alguém, tem uma mulher gritando ‘Luke’, e nós vemos o que achamos ser um garotinho correndo. ‘Oh, então Obi-Wan está protegendo um garoto chamado Luke.’ Foi feito para entregar essa esse pequeno fragmento de informação que você precisa para a história.

Agora, se você é um fã, então você: ‘OH MY GOD aquele é Luke Skywalker, não podia ser melhor´. Agora você está recebendo a coisa toda… Mas daquele ponto sensível da história você tem uma cena que da a idéia do que o velho está fazendo no deserto. Você não pode contar com os filmes de Star Wars como se eles fossem universalmente visto por todos, mesmo sabendo o quanto são populares.”

Realmente foi um episódio sensacional, carregado de emoção, e novidades que adicionam muitos detalhes ao canônico de Star Wars. E se quiser ler a matéria completa, clique aqui, eu realmente recomendo, tem ótimos pontos de visto do cara por trás dessa história maravilhosa.