Legends

Série Jedi Cinza 1: Os Dois Conceitos

Muito é discutido sobre os famosos Jedi Cinzas hoje em dia. Então vamos discutir sobre o que é verdade e o que é invenção de Fãs sobre essa casta de Jedi.

O Primeiro ponto que devemos deixar claro, é que este termo não existe no Cânon. É um conceito presente apenas na cronologia Legends. Portanto personagens na linha do tempo canônica que se encaixam nesse conceito, não podem ser chamados de Jedi Cinzas.

OS DOIS CONCEITOS

Para entender melhor, analisaremos algumas passagens do artigo Gray Jedi da Wookieepedia.

Jedi Cinza é um termo Guarda Chuva para dois conceitos. Observe este trecho retirado da Wookieepedia:

“O termo Jedi Cinza, tinha dois significados. Primeiro, ele foi usado por Jedi e Sith para descrever usuários da Força que caminhavam no limiar entre o lado da luz e o lado negro da Força, sem se render ao lado sombrio. E Segundo, descrever Jedi que se distanciaram do Alto Conselho Jedi e operavam fora das restrições do Código Jedi. No entanto, aqueles que eram considerados como verdadeiros Jedi Cinzas, cumpriam ambas as qualificações e não pertenciam a nenhuma tradição da Força particular. Um exemplo foi Jolee Bindo, um ex-Padawan e um Jedi Cinza que serviu a Antiga República.”

Resumindo, o termo significa:

  1. Jedi que se distanciou dos ideais do Conselho
  2. Usuário da Força que usa ambos os Lados dela.

Em outro trecho temos:

“Embora o termo não se referisse diretamente àqueles que eram capazes de usar as habilidades tanto da luz quanto sombrias da Força, qualquer os Jedi Cinzas poderia fazê-las. O termo é semelhante ao de “Dark Jedi” no sentido de que poderia se referir a qualquer usuário da Força, e não apenas à Jedi. Por exemplo, os Místicos de Voss foram considerados Jedi Cinzas apesar de terem pontos de vista muito diferentes e recusarem a associação com a Ordem Jedi. Sith nunca foram considerados Jedi Cinza, pelo fato da Ordem Sith ensinar o compromisso total com o lado negro. Algumas vezes o termo foi usado para se referir à Jedi não ortodoxos ou dissidentes que não cumpriam os requisitos mais rigorosos de ser um Jedi Cinza. Por exemplo, o Jedi Qui-Gon Jinn foi visto por alguns membros da Ordem Jedi como um Jedi Cinza por causa de suas desavenças com o Alto Conselho. Um grupo de Jedi renegado chamado Paladinos Cinzas usou o termo dessa maneira para descrever a si mesmos – eles defendiam a dependência mínima da Força e o uso de blasters, mas mantinham o Código Jedi.”

Ou seja, para ser um Jedi Cinza não é necessário ter sido um Jedi.

O último trecho a ser analisado será:

“O termo é datado das Antigas Guerras Sith, quando o Alto Conselho tentou consolidar seu poder e centralizar a Ordem. Alguns Jedi achavam que o Conselho não tinha autoridade para reinterpretar o Código Jedi e se consideravam apenas obrigados à Força. Estes primeiros Jedi Cinzas entravam em conflito com o Conselho sobre as novas restrições do Código, como as que impedem o apego ou restringem o treinamento. Durante este período, os Jedi Cinzas eram associados a certo padrão de manto; Jolee Bindo usava uma versão dessas vestes. O termo mais tarde foi usado pela Nova Ordem Jedi para referir-se a tradições da Força inteira que mantinham pontos de vista que diferiam dos Jedi, mas não abraçavam o lado negro. Os Jensaarai e os Cavaleiros Imperiais eram duas dessas organizações.”

Ordens inteiras podiam ser vistas como de Jedi Cinza.

Este último fato mostra a principal característica dos Jedi Cinza:

  • A não existência de um padrão!

O Jedi Cinza pode ter abandonado a Ordem Jedi, nunca ter sido dela, ser de uma outra Ordem menor, usar os dois lados da força, usar só o lado da luz…

Semana que vem analisaremos as maiores confusões que os Fãs fazem sobre Os Jedi Cinzas!

theofairbanks

Paulistano, atualmente moro em São José dos Campos, sou fã da saga desde 2002, mas quando entrei para o grupo no Facebook Star Wars em 2014 meu mundo se abriu para um imenso universo de outros Fãs, discussões e amizades. Estou na Sociedade Jedi desde o seu inicio, e tento trazer noticias comparações, e projetos mais alternativos de interação com os leitores.