Legends

Teräs Käsi | O estilo de luta criado para derrotar os jedi

Teräs Käsi ou Mão de Aço, foi uma forma de combate desarmada. Essa arte marcial foi criada próxima à 3.678 ABY no planeta Bunduki pelos Seguidores de Palawa, refugiados do planeta Palawa, que foi destruído em uma guerra que os Jedi estavam envolvidos. Os seguidores de Palawa criaram o Tëras Käsi com objetivo de derrotar os Jedi, para garantir que nenhum outro mundo fosse destruído pelos atos do Conselho Jedi. Os seguidores de Palawa estudaram a Força e os Midi-chlorians, embora ser sensitivo não era requisito para aprender a técnica.

Com esse estilo de luta o usuário desenvolvia extrema velocidade e aptidões para antecipar ataques. Além disso, o estilo Teräs Kasi ensinava os não sensitivos a bloquear sua mente de ataques mentais dos Sith, Jedi e outros sensitivos à Força. Alguns duelistas de sabre de luz usavam técnicas de Teräs Käsi, o Sith Darth Maul era um praticante. O Jedi Plo Koon também era um praticante dessa arte, já que gostava de luta corpo a corpo. Não se sabe como os jedi aprenderam essa técnica, já que eram inimigos do criadores dá mesma.

Muitas das técnicas e ataques de Teras Kasi foram inspiradas nos movimentos dos animais espalhados pela galáxia.

Solo: Uma História Star Wars

O estilo de luta foi canonizado em Solo: Uma História Star Wars, onde é revelado que Qi’ra aprendeu a técnica com Dryden Vos, que por sua vez aprendeu com Lorde Maul.

Star Wars: Mestres de Teras Kasi

Em 1997 foi lançado um jogo de luta com o foco nesse estilo de combate. A história girava em torno de Arden Lyn, uma mestre da antiga arte de Teras Kasi, que liderava um grupo de combatentes do Império, que tinham o objetivo de eliminar os líderes da Aliança, em especial, Luke.

Fonte: Wookieepedia