Episódio VIII - Os Últimos JediEspeculações

Especulação | O que o título do Episódio VIII pode nos dizer sobre o enredo do filme?

Ontem finalmente algo que estávamos esperando ansiosamente foi revelado: O título do episódio VIII: The Last Jedi. Só que o título em inglês tem 3 traduções possíveis no Brasil, e por isso, vou mostrar as 3 teorias que podem ser o significado do nome do filme. A única certeza que temos, pelo que o diretor do filme Rian Johnson já falou, é de que Rey será treinada por Luke, que o relacionamento entre eles será o ponto principal, e que Luke será o foco emocional do filme. OBS: Não usarei nada do que for Legends.

1- O Último Jedi

Essa é a tradução mais provável, e se refere a Luke Skywalker, pois Yoda, em O Retorno de Jedi, Snoke, em O Despertar da Força, e até a própria abertura do episódio VII citam Luke como o último Jedi. Mas o que isso pode significar?

Lembre-se que Luke estava preparando uma nova geração de Jedis, e enquanto isso, estava procurando o primeiro Templo Jedi. Lor San Tekka o ajudava nessa busca, e o ajudava a aprender como a Ordem Jedi funcionava antes da ascensão do Império. Nos quadrinhos cânones, Luke achou e leu os diários de Obi-Wan Kenobi. Ele pode ter se baseado em toda a sua pesquisa (e talvez até nas conversas com os force ghosts de Obi-Wan, Yoda e Anakin) para trazer de volta a Ordem Jedi, mas isso pode ter o tornado rígido demais, tentando sempre ser o Jedi que seu pai foi, e obrigando seus alunos a ser também.

Uma coisa que vale frisar é o apego emocional, que era estritamente proibido nas prequels, e que essa proibição levou Anakin ao lado negro. E o que você pode não ter percebido é que o apego emocional de Luke com o seu pai foi o que salvou Anakin. Inclusive na novelização de O Despertar da Força, Snoke diz a Kylo Ren que o apego emocional foi o motivo principal para a queda de Vader, o que pode explicar o fato de Kylo ter desapegado literalmente de seu pai, e provavelmente destruído a nova academia Jedi.

Voltando a Luke, toda essa pesquisa deve ter feito ele perder o apego emocional às pessoas, e ele acabou transferindo essa frieza para o então Ben Solo, contribuindo para a sua passagem ao lado negro. Além disso ele pode ter tentado e falhado ao criar uma Academia Jedi com as mesmas regras antigas: Contagem de midichlorians, desprendimento emocional, tudo o que a gente viu nas prequels e que o novo cânon frisa como os problemas da antiga ordem Jedi. Ele pode não ter percebido que agora o jogo virou: O desprendimento leva ao lado negro, e o amor leva à luz.

Por conta do choque que sofreu pela destruição de sua academia pelo seu padawan mais próximo (se foi mesmo Ben Solo que destruiu), ele resolveu se isolar ainda mais. Não deu notícias, somente deixou um pedaço do mapa com seu amigo Lor San Tekka, que entregou à Resistência ao perceber que a Primeira Ordem já sabia da existência do mapa e ao temer a aniquilação do último Jedi. Durante o episódio VIII, Luke deve perceber que, por ser o último Jedi, é a única esperança de equilíbrio da Força, e talvez treinará Rey (e até outros sensitivos) de um jeito diferente do que ele vem tentando fazer, usando mais a intuição e menos as regras, formando uma nova ordem que pode ter um novo nome, assim como não existem mais Siths, e sim usuários do lado negro como os Cavaleiros de Ren.

2- A Última Jedi

Bom, pra mim esse é o menos provável de todos, e pra analisar esse possível título, vamos desconsiderar o que falei acima. Vamos supor que a influência de Snoke, que o fez ficar fanático pelos feitos de Darth Vader, foi o único motivo de Ben Solo virar Kylo Ren. Assim, isso pode significar que Luke treinará somente Rey, ainda nos caminhos Jedi, e provavelmente morrerá no filme.

3- Os Últimos Jedi

“Foto meramente ilustrativa”

Apesar de não ser o mais provável, eu não reclamaria se o título fosse esse, até porque haveria uma chance de Luke não morrer neste episódio, e ainda assim ele treinaria Rey e outros sensitivos pelos caminhos Jedi.

Fonte: Star Wars Explained, Nerdist.