ArtigosEpisódio VII - O Despertar da ForçaEpisódio VIII - Os Últimos Jedi

Artigo | Kylo Ren pode superar Darth Vader?

Sabemos que Kylo Ren idolatra seu avô, Darth Vader, e que Rey durante a disputa mental contra Kylo descobriu que o maior medo dele não é ser tão poderoso como Darth Vader.

Ben, renascido como Kylo Ren, é um Skywalker. Nos materiais do novo universo expandido aprendemos que ele nasceu com uma poderosa conexão com a Força em sua totalidade, lado da luz e sombrio. Kylo, apesar de venerar seu antepassado, entende que ele cometeu um único erro, ter retornado para a luz pelo amor de seu filho, Luke. O neto de Vader não quis cometer o mesmo erro de seu avô, foi por isso que ele não atendeu o desejo de Han Solo em abandonar o caminho das trevas. Ele matou seu pai pensando que ficaria mais forte, mas isso lhe trouxe mais dúvidas.

Em Episódio VIII, ficaremos sabendo se há ainda alguma lampejo de luz em Ben, se a morte de seu pai o chocou por dentro ao ponto dele abandonar as trevas, senão, ele poderá superar Darth Vader.

Kylo Ren tem potencial para ultrapassar Darth Vader: ele é um Skywalker, é novo e sem mutilações físicas, como tinha seu avô. Kylo ficará muito forte com o treinamento de Snoke, ele pode estar disposto a abraçar totalmente o lado sombrio da Força, coisa que Anakin Skywalker não fez totalmente, pois cedeu a tentação da luz proporcionada por Luke, seu filho. Não se surpreenda se Kylo Ren superar Darth Vader em poder até o final da trilogia e se tornar o Skywalker mais poderoso que já existiu.